O?renomado cineasta Walter Lima Junior dará uma aula no Estação Net Botafogo nessa terça-feira, 23 de janeiro. Com apresentação de Kaio Caiazzo, a masterclass ocorrerá após exibição do filme Brasil Ano 2000, longa de 1968 do diretor.
A aula será em forma de debate e terá a presença do também cineasta Jom Tob Azulay. As vagas são limitadas e os interessados devem entrar em contato pelo WhatsApp da Cavideo (21-98013-0885). A exibição de Brasil Ano 2000 começa às 19h e, em seguida, a masterclass dará início.
Walter Lima Junior
Walter Lima Junior é dono de uma extensa filmografia. Apesar de ter começado sua carreira escrevendo críticas para jornais diários, após seu encontro com Glauber Rocha, em1963, entrou para a vida do Cinema e nunca mais parou. Seu primeiro trabalho foi como assistente de direção em Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber, em 1964. Após isso, dirigiu seu primeiro longa-metragem, Menino de engenho, de 1965. Em seguida, dirigiu em seguida Brasil Ano 2000, que será exibido no curso. O longa ganhou urso de Prata no Festival de Berlim e Concha de Ouro no Festival de Cartagena.
Durante sua carreira, alternou entre filmes de ficção, documentários de duração média, como Em cima da terra, embaixo do céu e Uma casa para Pelé . Para a televisão fez também minisséries, como Capitães da areia e Dossiê Chatô, além de um telefilme, Meu filho teu. São deles os renomados Inocência, de 1983, Chico Rei, de 1985, e A ostra e o vento, de 1997.
Brasil Ano 2000
Além dos prêmios citados acima, Walter Lima Junior recebeu, ainda, o prêmio de melhor direção no Festival de Manaus. Brasil Ano 2000 tem como cenário um Brasil devastado após uma hipotética Terceira Guerra Mundial. Nesse futuro (já passado, para nós) hipotético, o espectador acompanha a odisseia de uma menina e sua mãe tentando sobreviver. Anecy Rocha dá vida à menina e Iracema de Alencar interpreta a mãe.
A sinopse oficial é a seguinte: Ano 2000. O Brasil está parcialmente devastado pela Terceira Guerra Mundial. Uma família de imigrantes chega a uma pequena cidade, a qual dão o nome de “Me Esqueci”. Um indigenista recruta o trio para fingir-se de indígenas durante a visita de um general. No dilema entre integrar-se ao sistema ou preservar a liberdade individual, a família caminha para a desagregação enquanto a cidade se prepara para o lançamento de um foguete espacial.
Serviço
Masterclass com Walter Lima Junior
Onde: Estação Net Botafogo (Rua Voluntários da pátria, 35 – Botafogo).
Quando: 23 de janeiro (3ª feira), ás 19h.
Inscrições: (21) 98013-0885
Por fim, leia mais:
Mostra de Tiradentes anuncia seleção de filmes inéditos
Filmicca disponibiliza curso sobre a diretora Chantal Akerman
Globo Filmes tem mais de 15 estreias previstas no início de 2024