Conecte-se conosco

Espiritualidade

10 obras para promover a tolerância e o respeito | Dia de Combate à Intolerância Religiosa

Publicado

em

dia do combate à intolerância religiosa

Uma oportunidade para refletir sobre a importância do respeito e da diversidade. Esse é o Dia de Combate à Intolerância Religiosa, lembrado anualmente em 21 de janeiro. Para promover o diálogo entre as religiões e o direito à liberdade, listamos dez obras, entre elas livros e audiolivros, que ensinam lições de fé, amor e esperança para que todas as crenças sejam respeitadas.

Quando foi que começamos a nos esquecer de Deus?

Mark Galli ocupava a cadeira de editor geral da prestigiada revista americana Christianity Today enquanto escrevia Quando foi que começamos a nos esquecer de Deus?. Tal posição lhe permitia uma visão privilegiada da crise de identidade pela qual passava (e passa) a igreja evangélica nos Estados Unidos.

Dia de Combate à Intolerância Religiosa

Antes de ser uma peculiaridade da igreja, Mark Galli detectou a crise em si próprio ao perceber que era possível continuar a ser cristão e fazer o que se espera de um seguidor de Jesus, mesmo sem de fato crer em Deus e viver sob a dependência dele. Mark Galli explora as várias dimensões da crise, permitindo-nos não apenas conhecê-la melhor, mas também buscar caminhos para retomar a autenticidade cristocêntrica da igreja.

(Editora Mundo Cristão | Autor: Mark Galli | Páginas 240 | Onde comprar: Amazon)

Brasil Polifônico:

Davi Lago resgata os marcos civilizatórios da sociedade moderna e os princípios da teologia política, aplicando-os à complexa realidade brasileira. O autor apresenta as influências que a tradição judaico-cristã e a reforma protestante oferecem ao arcabouço jurídico e político ocidental, razão pela qual ele estimula o heterogêneo segmento evangélico e os setores não evangélicos da sociedade a contribuírem para um ambiente de respeito e tolerância.

Apostando no caminho do diálogo e da mútua consideração, e sem deixar de lado a necessária autocrítica, o autor organiza os fundamentos conceituais e históricos que norteiam e inspiram a busca de uma convivência democrática, para o bem da nação.

(Editora Mundo Cristão | Autor: Davi Lago | Páginas: 208 | Onde comprar: Amazon)

E a verdade os libertará

Ricardo Alexandre, jornalista consagrado, investigou as raízes desse movimento e a evolução da figura pública de Jair Bolsonaro, desde as primeiras aparições como capitão de artilharia do Exército até sua atuação à frente do governo federal.

Cristão, Ricardo valeu-se também das Escrituras como referência para avaliar a ação política do presidente da República e propor novos caminhos à igreja e à sociedade brasileira.
(Editora Mundo Cristão | Autor: Ricardo Alexandre | Páginas: 256 | Onde comprar: Amazon)

Dhammapada

Este é o grande livro sagrado da tradição budista, no qual estão reunidos seus mais belos, profundos e poéticos pensamentos.

Os ensinamentos morais recitados oralmente por Buda são aqui apresentados na forma de 423 aforismos, que percorrem temas essenciais como a mente, a vigilância, a felicidade e o afeto, que relembram ao caminhante a efemeridade da vida e a importância de se manter alinhado ao seu propósito.

(Editora: Mantra | Autor: Siddharta Gautama | Páginas: 272 | Onde comprar: Amazon)

As formas elementares da vida religiosa

Este foi o último livro publicado em vida por Émile Durkheim e considerado sua obra-prima. Ela inaugura a visão da religião como objeto de pesquisa da sociologia.

Por meio do estudo de tribos aborígenes da Austrália, Durkheim analisa a religiosidade como fenômeno social, atribuindo o desenvolvimento da religião à segurança proporcionada pela vida em comunidade.

(Editora: Edipro | Autor: Émile Durkheim | Páginas: 544 | Onde comprar: Amazon)

Prazer em Ser Humano

Ao relacionar teologia, psicologia, ciência e filosofia, Maria Paz ensina como resgatar a vontade de viver, por meio de uma profunda reflexão. A obra é um convite irrecusável para a vida e a felicidade.

Dia de Combate à Intolerância Religiosa

Ele une o clássico ao contemporâneo despertando a nossa capacidade inata para significar com verdade, criatividade e amor. Aborda demandas atuais como tecnologia, gratidão e fé, e trata de questões profundas do ser humano como a descoberta do propósito único de cada um e a felicidade de se tornar uma pessoa desperta.

(Autora: Maria Paz | Publicação independente| Páginas: 260 | Onde comprar: Amazon)

Graça Transformadora

Nesta obra, o autor best-seller e pastor Luciano Subirá desvenda os mistérios escondidos na Bíblia para definir a visão correta e completa da graça, em uma construção lógica e cronológica dessa doutrina.

Para isso, Luciano Subirá monta um “quebra-cabeça doutrinatário” com o leitor, ou seja, ele demonstra quais peças são necessárias para compreender a graça de Deus e onde elas se encaixam.

(Editora Hábito | Autor: Luciano Subirá | Páginas: 416 | Onde comprar: Amazon)

Incorporação na Umbanda

A mediunidade de incorporação na Umbanda ainda traz muitas dúvidas. Após grande pesquisa teórica e prática, David Dias apresenta aqui um livro digital completo sobre o tema.

A importância do Terreiro, o Desenvolvimento, a Meditação, o Estudo, quem pode ser Médium, o Guia de Frente e muito mais é tratado com precisão numa linguagem clara e objetiva.

(Produção: Tocalivros | Autor: David Dias| Tamanho: 02h16m47s | Onde comprar: Tocalivros)

Aliás, saiba mais sobre Umbanda nessa conversa:

O Barco Vazio

Nesta introdução ao Tao e às suas origens espirituais, Osho dá nova vida às mensagens taoistas de 3000 anos atrás sobre a autorrealização, por meio das histórias do místico chinês Chuang Tzu.

Ele fala da ausência do ego, ou seja, o barco vazio; sobre viver a vida com espontaneidade e encontrar a morte com a mesma atitude.

(Produção: Tocalivros | Autor: Osho | Tamanho: 17h24m31s | Onde comprar: Tocalivros)

Além disso, saiba mais sobre o Tao:

Transforme sua vida e inspire pessoas

Anos de pesquisa, estudo bíblico, análise de dados estatísticos e entre outras fontes bibliográficas, deram origem ao livro “Transforme sua vida e inspire pessoas”.

A obra aborda vários aspectos da vida humana como as finanças, relações amorosas, saúde e sucesso pessoal e profissional, trazendo ensinamentos valiosos vividos pela própria autora, que deixou a vida de menina pobre no interior e se tornou investidora no mercado imobiliário.

(Autora: Jô Zanardini | Páginas: 288 | Onde encontrar: Amazon)

Ademais do Dia de Combate à Intolerância Religiosa, veja mais:

Resenha | ‘Coliseum’, um confinamento caótico nunca visto antes

Em seguida, confira 6 dicas de livros que levam esperança para 2021

Enfim, emocionante, ‘Turma da Mônica – Lições’ estreia nos cinemas dia 30 de dezembro

 

Espiritualidade

Filoteia – Introdução à vida devota: conheça o livro de São Francisco de Sales, patrono dos escritores e dos jornalistas

Publicado

em

livro Filoteia

A PAULUS Editora acaba de lançar mais uma obra da coleção “Clássicos do Cristianismo”: “Filoteia – Introdução à Vida Devota” de São Francisco de Sales. Esse bispo e doutor da Igreja é o patrono dos escritores e jornalistas.

A obra tem origem nas cartas de direção espiritual dirigidas por Francisco de Sales à senhora de Charmoisy. A princípio, o livro foi sugerido ao público pelo jesuíta francês Jean Fourier, antigo reitor da Universidade de Pont-à-Mousson. Sob o título alegórico de Filoteia, que significa “amiga de Deus” em grego, a obra destina-se a todas as pessoas de boa vontade, especialmente leigos, convidando à santificação por meio da vida ordinária e do trabalho cotidiano.

Diferentemente das publicações da época, o foco não está nos religiosos e monges, mas naqueles que, com suas responsabilidades sociais, aspiram à devoção. Com uma estruturação em cinco partes, a obra aborda desde o primeiro desejo da vida devota até conselhos para enfrentar tentações comuns, oferecendo exercícios para renovar a alma.

Santo

São Francisco de Sales, nascido em 1567, buscou a santidade desde jovem, estudando com os jesuítas e dedicando-se à vontade do Senhor. Contrariando seu pai, escolheu ser padre e, ao longo de seu itinerário de pregações e evangelização, redigiu suas obras mais importantes. Além de patrono dos escritores e jornalistas, é também cofundador da Ordem da Visitação e doutor da Igreja.

Esta obra clássica integra a coleção que inclui textos espirituais de outros grandes santos, como Santo Antônio de Pádua, Santa Teresa de Jesus e São João Maria Vianney. Com 400 páginas e acabamento em brochura, “Filoteia – Introdução à Vida Devota” é mais uma contribuição para o estudo da espiritualidade e devoção.

Ademais, veja mais:

Dicionário de Ciência da Religião | Conheça o livro que é marco epistemológico desse estudo

Confira 7 livros para o Dia Internacional da Mulher | Maria Madalena e companhia

Entrevista com o escritor Juan Molina Hueso | ‘Ansiedade é pecado no sentido de falta de confiança, incredulidade’

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading