Conecte-se conosco

Cinema

Festival Curta Cinema | 33ª edição tem início em 17 de abril

Um dos principais festivais internacionais de curtas-metragens da América Latina apresenta no Rio de Janeiro 150 filmes de 32 países.

Publicado

em

LYB

Entre os dias 17 e 24 de abril, no Estação Net Botafogo, os cariocas terão a oportunidade de assistir a produções inéditas brasileiras e de outros 31 países. Muitas delas já consagradas em grandes festivais internacionais como Cannes, Locarno e Berlim. Isso porque nesta quarta-feira começa o 33º ano do Festival Curta Cinema.

Nesta quarta-feira, a partir das 20h, haverá a sessão de estreia. Serão exibidos quatro curtas-metragens, entre eles dois brasileiros. “Eu fui assistente do Eduardo Coutinho” (2024), dirigido por Allan Ribeiro. “Rosa” (2023), de Pedro Murad. “Um filme sobre crianças” (2024), do diretor palestino Ibrahim Handal. E “Yaya” (2024), da diretora chilena Leticia Akel Escárate. A entrada é gratuita, mas os ingressos são limitados e podem ser retirados na bilheteria uma hora antes de cada sessão.

O Festival

Consagrado como um dos mais importantes festivais internacionais de curtas-metragens da América Latina, o Curta Cinema qualifica os vencedores das mostras competitivas nacional e internacional a concorrem a uma vaga na categoria Melhor Curta-Metragem do Oscar em 2025.

O Festival Curta Cinema tem direção geral do produtor Ailton Franco Jr. A curadoria da 33ª edição ficou a cargo de Gustavo Duarte, Karen Black, Marina Pessanha, Lucas Murari, Cristiana Giustino, Duda Leite e Carolina Alves, com a colaboração de Matheus Fortuna e sob coordenação de Paulo Roberto Jr

A saber, toda a programação, que inclui sessões de filmes em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som, está no site: curtacinema.com.br.

Serviço

33० Festival Curta Cinema

Data: 17 a 24 de abril de 2024

Horário: Das 9h30 às 21h

Local: Cinema Estação Net Botafogo (salas 1 e 3)

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo.

Entrada gratuita

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Saudosa Maloca’ leva personagens de Adoniran Barbosa à tela de cinema | Crítica

‘Levante’ é um belíssimo filme sobre justiça reprodutiva e comunidade

Duna: Parte 2 – Entenda porque a sequência é impactante

Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.

Cinema

‘Bandida – A Número Um’ ganha nova data de estreia

Dirigido por João Wainer, o longa é inspirado na trajetória da atual escritora e romancista Raquel de Oliveira.

Publicado

em

Bandida.

Baseado na história real da primeira mulher a chefiar o tráfico da Rocinha, o filme de ação Bandida – A Número Um, dirigido por João Wainer (A Jaula), ganhou nova data de estreia. Assim, o filme chega aos cinemas de todo o Brasil no dia 20 de junho. Protagonizada por Maria Bomani e rodada na comunidade Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a obra acompanha a trajetória de Rebeca. Aos nove anos, ela foi vendida pela própria avó ao bicheiro Amoroso, que chefiava o morro.

A saber, o filme é inspirado no livro A Número Um, de Raquel de Oliveira, e tem roteiro de Patricia Andrade, Cesar Gananian, João Wainer e Thais Nunes. Para exemplificar, fique com o trailer do filme:

Enredo

A atriz e cantora Maria Bomani, que cresceu na comunidade da Cidade Alta, em Cordovil, na zona norte do Rio, estreia nos cinemas como protagonista do longa-metragem. O elenco inclui, ademais, Jean Amorim como Pará, o chefe do tráfico de drogas na comunidade. Além disso, traz o cantor Otto no papel do traficante Del Rey da Rocinha, e o ator Milhem Cortaz como Amoroso. Não apenas isso, como também nomes como Wilson Rabelo (Bacurau), MC Marechal, JP Rufino, Natália Lage, Natália Deodato, Thaís Gullin, entre outros.

O filme é ambientado na Rocinha dos anos 1980. Rebeca é vendida aos nove anos por sua avó para o bicheiro que comandava a Rocinha. Disputada por bicheiros e traficantes, a comunidade passa por mudanças de poder. Rebeca vira mulher do traficante chefe e, com a morte do parceiro, sua sucessora. A eletrizante trajetória de crime, violência, drogas e amor de uma mulher chefe do tráfico na Rocinha, no Rio de Janeiro da década de 80.

Ficha Técnica

BANDIDA – A NÚMERO UM

Brasil | 2023 | 80min | Drama, Ação

Direção: João Wainer.

Roteiro: Patricia Andrade, Cesar Gananian, João Wainer e Thais Nunes.

Elenco: Maria Bomani, Milhem Cortaz, Otto, Wilson Rabelo, MC Marechal, JP Rufino, Natália Lage, Natália Deodato, Thaís Gullin, Michely Gabriely.

Produção: Paris Entretenimento.

Coprodução: TX Filmes, Film2B, Claro e Telecine.

Apoio: Rio Filme.

Distribuição: Paris Filmes.

POR FIM, LEIA MAIS:

‘Transe’ | Crítica

‘Às vezes quero sumir’ leva introvertidos para centro da ação | Crítica

‘Love Lies Bleeding: O Amor Sangra’ | Crítica

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading