A Afinal Filmes acaba de divulgar o primeiro trailer de 1968, Um ano na vida, novo documentário de Eduardo Escorel que terá exibição no Festival É Tudo Verdade. O filme abrirá a 28ª edição do evento no Rio de Janeiro, marcando o retorno de uma programação totalmente presencial. A sessão de abertura será no dia 13 de abril (quinta-feira), no Estação NET Rio.
1968, Um ano na vida tem como base o diário da irmã do diretor, Silvia, que também narra o documentário. O longa passa por momentos históricos de 1968 através de um olhar muito pessoal sobre o contexto da época, além de trazer certos desabafos e relatos sobre a vida da própria Silvia. Para o diretor, esse material documentado por Silvia foi exatamente o que o motivou a desenvolver um novo projeto a partir dos eventos daquele ano, dessa vez, com um recorte mais intimista.
Em seguida, veja o trailer, e siga lendo:
“‘Outro filme sobre 1968?!’ Essa foi minha reação ao receber a proposta de fazer um documentário baseado no célebre ano, sobre o qual já havia disponível vasta filmografia e bibliografia. O pretexto do projeto era a disponibilidade de um acervo que revelou ser insuficiente como fonte exclusiva das imagens a serem utilizadas. Foi para suprir essa carência que ocorreu a ideia de um filme jamais cogitado até então por mim. Graças ao diário Lost da minha irmã, Silvia, e à narração que ela escreveu em forma de carta, procuramos recuperar a experiência pessoal de uma jovem situada no contexto daqueles doze meses decisivos para a sua geração”, diz Eduardo Escorel, diretor
O Festival É Tudo Verdade exibirá um total de 72 produções entre longas, médias e curtas-metragens. As sessões ocorrerão simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo, com entrada franca, entre 13 e 23 de abril. A programação já está disponível aqui.
Por último, leia mais:
Confira os filmes do É Tudo Verdade 2023
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade