Conecte-se conosco

Cultura

Yoga De Rua | Conheça o extraordinário na simplicidade

Publicado

em

yoga de rua

Uma linda manhã de sábado com sol e tempo fresco. Se me falassem que seria assim eu desacreditaria tendo em vista a noite anterior de tanta chuva. O Aterro do Flamengo, na capital carioca, foi o cenário perfeito para minha primeira experiência como instrutora de Yoga voluntária no projeto Yoga de Rua. Fui acolhida, não só pela Mãe Natureza, mas por aquelas pessoas que foram praticar a aula que eu havia preparado, me ouvir e compartilhar sua experiência de vida comigo.

Confesso que me emocionei algumas vezes durante o tempo que passamos juntos. Uma emoção profunda, que por alguns momentos quase transbordou em forma de choro, e que passados dias ainda não consigo colocar em palavras. Nos apresentamos, falamos um pouco sobre cada um de nós, praticamos auto-observação, respiração consciente, ásanas (posturas), ouvimos mantra e refletimos sobre assuntos que permeiam as relações humanas.

Nos dias anteriores, enquanto pensava e preparava a aula, lembrei do mestre Thích Nhất Hạnh e dos ensinamentos budistas, e busquei dedicar-me a assumir a todo instante a fala amorosa e a escuta compassiva, desapegar do resultado e praticar o amor. Eu somente desejava olhar nos olhos de cada ser humano à minha frente, mostrar a cada um sua importância como indivíduo e conduzi-los a uma prática de autoamor, auto-observação, contemplação (do próprio ser e da natureza). Espero ter conseguido transmitir o meu sentir a cada um deles.

Desapego e aprendizagem

Mas, com certeza, recebi muito mais do que pude transmitir. Recebi uma lição sobre Santosha (contentamento), Isvara Pranidhama (entrega total e irrestrita a Deus) e desapego, daquelas pessoas que se encontram em situação de rua, que não sabem de onde virá a próxima refeição (ou se virá), que não têm o aconchego da uma cama quente e abrigada. Ler os sutras, ouvir a mensagem dos mestres da Yoga, nos ensinam, mas a mensagem é muito mais clara e simples quando se vive. Experienciar e sentir ultrapassam o ler e o ouvir.

“Só o homem artificial perde a sensibilidade às aflições do próximo, à medida que submerge em seu próprio e estreito sofrimento. Quem toma o bisturi e pratica o dissecar de si mesmo experimenta a expansão da compaixão universal”, em Autobiografia de um Iogue.

Convido você a olhar para o seu próprio sofrimento, mas ir mais além e observar o mais sutil que há em seu coração, para que possa olhar para fora, para o outro. Quando saímos do nosso sofrimento e experimentamos enxergar o outro com o coração coisas incríveis podem acontecer. O extraordinário está na simplicidade.

Registro essa experiência com gratidão ao Yoga de Rua (@yogaderua), ao André, à Anamaria, à Eliane, ao Marcus, ao Alvaro Tallarico, aos pássaros que completaram a trilha sonora cantando junto com os mantras, a Deus, à Mãe Natureza, mas principalmente a cada um dos alunos, que me recebeu com acolhimento e confiança, compartilhando seu tempo e sua história comigo, e deixando que eu os conduzisse na prática. Gratidão! Namastê, o bem que há em mim saúda o bem que há em você.

Ademais, leia mais:

Lao Tzu & Chi Kung | Conheça o livro que mostra técnica taoísta que favorece longevidade

Yamas e Niyamas | Conheça as dez principais diretrizes do Yoga

10 obras para promover a tolerância e o respeito | Dia de Combate à Intolerância Religiosa

 

Relações públicas, professora de Yoga, empreendedora sustentável com o @fioorganico e vegana, compartilhando o que tenho visto, lido, ouvido e experienciado pelas minhas andanças. Segue lá: @pabittencourt

Anúncio
4 Comentários

1 Comentário

  1. Sueli Bittencourt

    14 de novembro de 2022 at 14:02

    Muito orgulho da minha filha,Paola
    Ela consegue captar as melhores coisas para a natureza e para o ser humano

  2. Pingback: Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana

  3. Pingback: Oberom e o 'Muco' | Confira uma entrevista exclusiva sobre contradições na Índia

  4. Pingback: A Hora do Boi | Uma crítica densa à relação humana com o mundo

Escreve o que achou!

Eventos

Feira de Vinil do Rio de Janeiro homenageia Roberto Menescal

A primeira edição do ano acontece no Catete, no próximo domingo (19), e tem presença de Chico Adnet.

Publicado

em

Evento mais do que consagrado no calendário cultural da cidade, a 25º Feira de Vinil do Rio de Janeiro fará sua primeira edição do ano no próximo dia 19 de maio, domingo. A saber, a feira acontece no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), no Catete. Desta vez, o evento irá homenagear o compositor Roberto Menescal, que irá prestigiar o evento. Além disso, o músico receberá, em mãos, o Troféu Ivan Miguel Conti, uma homenagem que leva o nome do saudoso baterista “Mamão”. Mamão, inclusive, recebeu o troféu em vida quando a premiação foi dedicada ao grupo Azymuth.

Ao longo das últimas edições, o evento entregou o troféu a grandes lendas da música brasileira. Não apenas Antônio Adolfo, Antônio Carlos & Jocafi, Joyce, como também João Donato, Doris Monteiro, Leny Andrade, Marcos Valle, Arthur Verocai, Carlos Dafé e Wilson das Neves, dentre outros. Com produção executiva de Marcello Maldonado e direção artística de Marcello MBGroove, a 25º Feira de Vinil do Rio de Janeiro tem o patrocínio das gravadoras Rocinante e Universal Music Store. A saber, assim como nas edições anteriores, a entrada simbólica será 1 kg de alimento, a ser entregue ao Lar de Tereza.

Presença VIP

O pianista, compositor e arranjador Chico Adnet irá marcar presença autografando o LP “Triste”. Com lançamento em janeiro com tiragem reduzida de 500 cópias, o álbum está nas plataformas digitais desde o fim de 2023.

Ao longo do dia, vários DJs também apresentação seus sets em vinil, especialistas nos mais variados estilos. Cerca de 60 expositores de todo o Brasil estarão presentes com discos e CDs. Do Rio, participarão, dentre outros, a Tropicália Discos e a Scheherazade, além da Garimpo Discos, Maraca Discos. Os paulistas serão representados pelo Never Records, Sonzeira, Human Head, Pindorama e Mafer Discos, só para citar algumas.

Exclusividades

Com um disco de inéditas do Hermeto Pascoal no forno, a gravadora Rocinante irá disponibilizar, exclusivamente para os participantes da feira, vouchers com um desconto especial para a pré-venda deste título. Batizado de “Pra você, Ilza”, o novo disco de Hermeto é uma homenagem à memória de sua esposa e conta com 13 músicas selecionadas de um total de 198 partituras registradas em um caderno dedicado a ela. O disco sairá pela gravadora no dia 28 de maio em formato de LP e estará disponível nas principais plataformas de streaming. O desconto será válido até o dia do lançamento através do site da gravadora.

Além disso, durante o evento, estarão à venda os títulos lançados pela parceria de relançamentos entre a Rocinante e a Três Selos. Isso inclui a edição especial de “Tudo Foi Feito Pelo Sol”, dos Mutantes. Porém, não apenas o álbum da banda tropicalista, como também a reedição em vinil de “Efêmera”, de Tulipa Ruiz, o vinil duplo “D”, de Djavan, “Ao Arrepio da Lei”, de Chico César e Zeca Baleiro, e “Canções Brasileiras”, de Novelli. Além disso, muitos outros títulos imperdíveis para os amantes da música e do vinil.

Serviço

25° Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro

Data: 19 de maio (domingo)

Horário: 11h às 19h

Local: IAB -Instituto de Arquitetos do Brasil

Endereço: Beco do Pinheiro, 10 – Catete

Entrada: 1 kg de alimento não perecível

Classificação: Livre

POR FIM, LEIA MAIS:

Vermelho Monet – Arte, inspiração e amor

DCarvalho lança novo álbum de MPB

McFLY faz show de duas horas e meia no Rio de Janeiro

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências

Descubra mais sobre Vivente Andante

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading