Conecte-se conosco

Cultura

Yoga De Rua | Conheça o extraordinário na simplicidade

Publicado

em

yoga de rua

Uma linda manhã de sábado com sol e tempo fresco. Se me falassem que seria assim eu desacreditaria tendo em vista a noite anterior de tanta chuva. O Aterro do Flamengo, na capital carioca, foi o cenário perfeito para minha primeira experiência como instrutora de Yoga voluntária no projeto Yoga de Rua. Fui acolhida, não só pela Mãe Natureza, mas por aquelas pessoas que foram praticar a aula que eu havia preparado, me ouvir e compartilhar sua experiência de vida comigo.

Confesso que me emocionei algumas vezes durante o tempo que passamos juntos. Uma emoção profunda, que por alguns momentos quase transbordou em forma de choro, e que passados dias ainda não consigo colocar em palavras. Nos apresentamos, falamos um pouco sobre cada um de nós, praticamos auto-observação, respiração consciente, ásanas (posturas), ouvimos mantra e refletimos sobre assuntos que permeiam as relações humanas.

Nos dias anteriores, enquanto pensava e preparava a aula, lembrei do mestre Thích Nhất Hạnh e dos ensinamentos budistas, e busquei dedicar-me a assumir a todo instante a fala amorosa e a escuta compassiva, desapegar do resultado e praticar o amor. Eu somente desejava olhar nos olhos de cada ser humano à minha frente, mostrar a cada um sua importância como indivíduo e conduzi-los a uma prática de autoamor, auto-observação, contemplação (do próprio ser e da natureza). Espero ter conseguido transmitir o meu sentir a cada um deles.

Desapego e aprendizagem

Mas, com certeza, recebi muito mais do que pude transmitir. Recebi uma lição sobre Santosha (contentamento), Isvara Pranidhama (entrega total e irrestrita a Deus) e desapego, daquelas pessoas que se encontram em situação de rua, que não sabem de onde virá a próxima refeição (ou se virá), que não têm o aconchego da uma cama quente e abrigada. Ler os sutras, ouvir a mensagem dos mestres da Yoga, nos ensinam, mas a mensagem é muito mais clara e simples quando se vive. Experienciar e sentir ultrapassam o ler e o ouvir.

“Só o homem artificial perde a sensibilidade às aflições do próximo, à medida que submerge em seu próprio e estreito sofrimento. Quem toma o bisturi e pratica o dissecar de si mesmo experimenta a expansão da compaixão universal”, em Autobiografia de um Iogue.

Convido você a olhar para o seu próprio sofrimento, mas ir mais além e observar o mais sutil que há em seu coração, para que possa olhar para fora, para o outro. Quando saímos do nosso sofrimento e experimentamos enxergar o outro com o coração coisas incríveis podem acontecer. O extraordinário está na simplicidade.

Registro essa experiência com gratidão ao Yoga de Rua (@yogaderua), ao André, à Anamaria, à Eliane, ao Marcus, ao Alvaro Tallarico, aos pássaros que completaram a trilha sonora cantando junto com os mantras, a Deus, à Mãe Natureza, mas principalmente a cada um dos alunos, que me recebeu com acolhimento e confiança, compartilhando seu tempo e sua história comigo, e deixando que eu os conduzisse na prática. Gratidão! Namastê, o bem que há em mim saúda o bem que há em você.

Ademais, leia mais:

Lao Tzu & Chi Kung | Conheça o livro que mostra técnica taoísta que favorece longevidade

Yamas e Niyamas | Conheça as dez principais diretrizes do Yoga

10 obras para promover a tolerância e o respeito | Dia de Combate à Intolerância Religiosa

Relações públicas, professora de Yoga, empreendedora sustentável com o @fioorganico e vegana, compartilhando o que tenho visto, lido, ouvido e experienciado pelas minhas andanças. Segue lá: @pabittencourt

Anúncio
4 Comentários

4 Comments

  1. Sueli Bittencourt

    14 de novembro de 2022 at 14:02

    Muito orgulho da minha filha,Paola
    Ela consegue captar as melhores coisas para a natureza e para o ser humano

  2. Pingback: Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana

  3. Pingback: Oberom e o 'Muco' | Confira uma entrevista exclusiva sobre contradições na Índia

  4. Pingback: A Hora do Boi | Uma crítica densa à relação humana com o mundo

Escreve o que achou!

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências