25ª Mostra Tiradentes | Convidados internacionais e players nacionais participam de programação que promove a visibilidade do cinema brasileiro

Uma das novidades da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada de 21 a 29 de janeiro de 2022, com toda a programação online pelo site www.mostratiradentes.com.br, é o Conexão Brasil CineMundi. A edição itinerante do Brasil CineMundi introduz uma nova categoria para longas brasileiros – a Work In Progress (WIP), programa que reúne ações de mercado voltadas para o cinema brasileiro que acontece de 24 a 29 de janeiro, como parte integrante do evento que abre o calendário audiovisual do país.

O Conexão Brasil CineMundi amplia as ações de difusão e internacionalização do cinema brasileiro, promovendo a visibilidade e apresentando ao mercado internacional a diversidade da cinematografia brasileira e o seu potencial criativo. Além de sessões e encontros WIP, integram o programa exibições dos filmes brasileiros em pré-estreia, debate e networking.

Comissão de Seleção

A comissão de seleção foi formada por Camila Vieira e Lila Foster, curadoras da Mostra de Cinema de Tiradentes, e Pedro Butcher, colaborador do Brasil CineMundi. Foram selecionados 14 filmes de longa-metragem em fase work in progress (WIP), divididos em duas categorias:

WIP Exibição: seis longas brasileiros que serão apresentados para uma plateia de profissionais da indústria audiovisual internacional e nacional, através de encontros de até 30 minutos para cada filme, com o objetivo de ampliar sua visibilidade, intercâmbio e oportunidades de inserção no mercado audiovisual.

WIP Meeting: nove longas brasileiros que serão apresentados para uma plateia de profissionais da indústria audiovisual através de um encontro de até 15 minutos para cada filme.

Programação

No dia 24 de janeiro, convidados internacionais do evento participam do debate internacional com o tema“Estratégias de festivais internacionais e a visão de programadores sobre o cinema brasileiro”. Profissionais internacionais do audiovisual que marcam presença na Mostra Tiradentes para conhecer o cinema brasileiro, relatam experiências, estratégias de seleção e programação de festivais internacionais, ações de cooperação e intercâmbio e o olhar sobre o cinema brasileiro.

Participam da discussão, Cecília Barrionuevo – diretora artística Festival Mar del Plata | Argentina; Davide Oberto – curador Torino Film Festival, colaborador DocLisba | Itália; Pamela Bienzóbas – programadora LocarnoFilm Festival | França e Roger Koza – programador Viennale/Filmfest Hamburgo, diretor artístico Doc Buenos Aires e Ficic | Argentina. A mediação será de Pedro Butcher– crítico e curador Brasil CineMundi | Brasil.

Entre os dias 24 e 25 de janeiro, acontece o WIP exibição, os convidados terão acesso aos seis longas brasileirosselecionados nessa categoria e, após visualizarem os filmes, terão encontros com as equipes dos longas para troca de ideias (30min para cada filme).

No dia 26 de janeiro acontece o WIP Meeting – apresentações (15 minutos cada filme) de nove longas work in progress para os profissionais da indústria.

O Conexão Brasil CineMundi promove também de 23 a 28 de janeiro, as Sessões Mostra Olhos Livres e Mostra Aurora. Os programadores internacionais serão convidados a assistir aos seis longas que integram a Mostra Olhos Livres e aos sete longas brasileiros inéditos da Mostra Aurora.

E no dia 29 de janeiro, será realizado, o anúncio dos filmes WIP vencedores na solenidade de encerramento e premiação da 25a Mostra de Cinema de Tiradentes.

Aliás, toda a programação é gratuita.

Por fim, para maiores informações, visite: www.mostratiradentes.com.br. 

Ademais, veja mais

Pique-Bandeira Filmes | O cinema alternativo decolando no Brasil

Crítica | O safismo, blasfêmias e o male gaze de ‘Benedetta’

Tarsilinha | Animação inspirada em Tarsila do Amaral estreia em fevereiro nos cinemas

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: