Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Cartaz 49º Mostra
Cinema e Streaming

49º Mostra de SP vem aí: “Um mar de filmes com algumas pérolas”

Por
André Quental Sanchez
Última Atualização 26 de agosto de 2025
6 Min Leitura
Share
SHARE

Assinado por Valter Hugo Mãe, o cartaz inicia a contagem regressiva para a 49º Mostra de Cinema de SP, que ocorre entre 16 e 30 de Outubro

A Mostra Internacional de Cinema em São Paulo apresenta o cartaz da 49ª edição, com arte criada pelo escritor português Valter Hugo Mãe, autor de títulos célebres da literatura contemporânea como A Máquina de Fazer Espanhóis (2010), O Filho de Mil Homens (2011), A Desumanização (2013) e Homens Imprudentemente Poéticos (2016).

Também artista plástico, Valter tem um trabalho visual que dialoga com o que escreve: é detalhista, cheio de repetições gráficas, obsessões e gestos quase caligráficos que lembram a sua cadência textual. Em desenhos e pinturas, ele explora linhas sinuosas, padrões acumulativos e imagens que evocam tanto o orgânico (plantas, corpos, cabelos, ondas) quanto o imaginário (criaturas, olhos, símbolos).

Renata de Almeida, diretora da Mostra, conta que ao ver o pôster pela primeira vez, de cara, pensou no processo curatorial. “Pensei no trabalho de curadoria como um mar de filmes com algumas pérolas. Porque é justamente esse o trabalho de curadoria que um festival como a Mostra faz.”

Cartaz 49º Mostra

Pôster oficial 49º Mostra Internacional de Cinema de SP- Divulgação Oficial

A 49ª edição da Mostra também vai exibir De Lugar Nenhum (2025, Miguel Gonçalves Mendes), o diretor é conhecido por filmes documentais como José e Pilar (2010) e O Sentido da Vida (2022). Seu mais novo documentário faz um retrato delicado de Valter Hugo Mãe. O longa-metragem foi filmado durante sete anos e acompanha os processos criativo e de escrita do livro A Desumanização, cuja história se passa na Islândia. 

Para celebrar Valter Hugo Mãe, a 49ª Mostra ainda vai exibir o longa-metragem O Filho de Mil Homens (2011, Daniel Rezende), da Netflix. Protagonizado por Rodrigo Santoro, o filme é uma adaptação do best-seller homônimo do português lançado em 2011, e a primeira obra do autor a ser adaptada para o cinema.

A história acompanha Crisóstomo (Santoro), um pescador solitário que sonha em ter um filho. A vida desse homem muda quando ele encontra Camilo (Miguel Martines), um menino órfão que decide acolher. Em uma tentativa de fugir da própria dor, Isaura (Rebeca Jamir) cruza o caminho dos dois, e, em seguida, Antonino (Johnny Massaro), um jovem incompreendido, também se conecta a eles. Juntos, os quatro aprendem o significado de família e o propósito de compartilhar a vida.

Cena de “O Filho de Mil Homens”, produção presente na NETFLIX- Foto por Marcos Serra Lima

FILMES INÉDITOS NA 49ª MOSTRA

A 49ª Mostra exibe filmes inéditos no Brasil, muitos deles premiados nos principais festivais cinematográficos internacionais. Entre as obras já confirmadas para esta edição estão Sound of Falling (2025, Mascha Schilinski), vencedor do prêmio do júri do Festival de Cannes e selecionado pela Alemanha para disputar a indicação ao Oscar® de melhor filme internacional, Living the Land (2025, Meng Huo), que venceu o Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim, e Urchin (2025, Harris Dickinson) ganhador do prêmio de melhor ator (para Frank Dillane) da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, além do prêmio da crítica da mesma seção.

Também integram a programação La Petite Dernière (2025, Hafsia Herzi), que levou o prêmio de melhor atriz. para Nadia Melliti, do Festival de Cannes, além da Palma Queer, e Mirrors No. 3 (2025, Christian Petzold.)

A 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo acontece na capital paulista de 16 a 30 de outubro de 2025.

PATROCINADORES DA 49ª MOSTRA

Neste ano, a Mostra conta com o patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio do ITAÚ e da SPCINE, a parceria do SESC, a colaboração da ANCINE, da EMBRATUR, da NETFLIX e do INSTITUTO GUIMARÃES ROSA e BRITISH COUNCIL, o apoio do PROJETO PARADISO, a promoção da GLOBOFILMES, do CANAL BRASIL, da FOLHA DE S.PAULO, da TV CULTURA, da ARTE 1, da RÁDIO BAND NEWS e da REVISTA PIAUÍ, o apoio técnico da QUANTA, do CULTURA ARTÍSTICA e da CINEMATECA BRASILEIRA, o transporte oficial do METRÔ e da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS do Governo do Estado de São Paulo. Realização: MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL, através da LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA.

Mais informações podem ser encontradas no Site oficial da Mostra SP.

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp !

Leia Mais

  • 5º Festival Cine Inclusão debate novas perspectivas sobre envelhecimento
  • Gratuito! 5ª Mostra de Cinema Árabe Feminino chega ao Rio com 22 filmes dirigidos por mulheres de 10 países
  • Quatro Meninas: Filme estreia no Festival de Brasília e impulsiona narrativas negras no cinema nacional
Tags:49º Mostra de cinema de SPCinemamostra de cinemamostra de spsão paulo
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
1 comentário
  • Pingback: 16ª Cinefantasy promete mais de 100 filmes e muitas emoções

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Cinema e Streaming

“São Paulo S/A”, de Luiz Sérgio Person, volta aos cinemas em 4K com debate especial no Rio

Redação
2 Min Leitura
Cartaz Saudosa Maloca.
Cinema e StreamingCrítica

‘Saudosa Maloca’ leva personagens de Adoniran Barbosa à tela de cinema | Crítica

Livia Brazil
7 Min Leitura
O Enredo de Aristóteles
Cinema e StreamingCríticaNotícias

O Enredo de Aristóteles | Filme de Camarões traz metalinguagem, analogias e reflexões sobre neocolonialismo

Flávio Braga
4 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?