Conecte-se conosco

Cultura

4º SAPI abre inscrições visando fomentar o mercado audiovisual

Publicado

em

Sapi

Em sua quarta edição, o SAPI se consolida como um espaço para o audiovisual do Centro-Oeste do Brasil. Pela primeira vez em formato totalmente virtual, a programação de 2020 leva os participantes para um espaço novo e exclusivo, com programação diversificada e inspiradora de 1º a 4 de dezembro. A princípio, as inscrições estão abertas até o dia 23 de novembro para as oficinas, estudos de caso, painéis e para o I Prêmio CORA, que busca desenvolver a produção feminina do centro brasileiro.

Além disso, entre as missões do evento ao longo das últimas edições estavam discussão, conexão e desenvolvimento, além de ampliação de possibilidades de concretização de negócios. Neste ano, o SAPI tem ainda o desafio de pensar alternativas em meio à crise que atinge o setor audiovisual que reflitam o presente e apontem para o futuro.

Aliás, o evento, que tinha como marca a proximidade e troca entre produtores e convidados, foi redesenhado para o on-line de forma que a sua essência não se perca. A adaptação é necessária e o objetivo é que os inscritos continuem sentindo-se à vontade na plataforma virtual.

Programação inspiradora

Ultrapassando as barreiras físicas com o formato virtual, o mercado convida as outras regiões brasileiras — e, porque não, do mundo — ao diálogo com o Centro-Oeste. “Queremos que seja um espaço inspirador. O mercado está muito fragilizado, este ano mais do que nunca. A programação vai no sentido de pensar alternativas de fomento do setor”, explica Lidiana Reis, coordenadora do 4º SAPI. Quais são os nossos casos de sucesso? O que fazer enquanto não estou produzindo? O futuro é on-line? Esses são alguns dos questionamentos que aparecerão ao longo dos quatro dias de programação.

Um dos estudos de caso promovidos pelo 4º SAPI é do filme Sementes: Mulheres Pretas no Poder (2020), de Éthel Oliveira e Júlia Mariano. O documentário acompanha algumas das mulheres pretas que emergiram no cenário político do Brasil após o assassinato de Marielle Franco. A atividade propõe analisar e entender o processo de realização do filme, que possui um plano de financiamento que agrega incentivo internacional. A série Boca a Boca, da Netflix, também ganha um estudo de caso onde Esmir Filho, criador da série, conta sobre o processo desde a concepção até a sua chegada ao público.

Prêmio CORA

Aliás, outra novidade de 2020 é o I Prêmio CORA que, não por acaso, nasce em meio a crises que fragilizam o mercado audiovisual brasileiro. Pensado para o desenvolvimento da produção feminina do Centro-Oeste, o projeto premiado será contemplado com um ciclo de consultorias em roteiro, produção e distribuição com Nara Normande, Joelma Gonzaga e Barbara Sturm.

“O prêmio vai destacar um único projeto, mas a ideia é promover um momento de construção entre as participantes, para que se conheçam e desenvolvam a produção feminina na região”, explica Lidiana Reis. Em 2020, o júri tem a formação de Josi Campos, Jô Levy, Joelma Gonzaga e Larissa Fernandes.

Por fim, confira a programação e inscreva-se através do site mercadosapi.com.

SERVIÇO

4º Sapi – mercado audiovisual do centro-oeste

Inscrições abertas de 9 de novembro a 23 de novembro de 2020

Acesse: mercadosapi.com

Estudantes têm 50% de desconto na inscrição. Para garantir o desconto, é necessário inserir o cupom: estudantesapi no momento da inscrição e anexar um arquivo com o comprovante da universidade (exemplo: carteirinha de estudante).

Realizadoras do prêmio CORA tem 50% de desconto na inscrição. O cupom será disponibilizado após a inscrição no prêmio.

Informações para a imprensa: (62) 99929-2088 (Luisa Guimarães)

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cinema

Cinefantasy inicia no sábado sua 15ª edição

“Dario Argento Pânico” abre o Festival Internacional de Cinema Fantástico, que ocorre entre os dias 02 e 09 de dezembro em São Paulo.

Publicado

em

DARIO ARGENTO PANICO.

Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico  celebra sua 15ª edição com uma programação que inclui 110 filmes de 20 países e dos quatro cantos do Brasil. Entre longas e curtas, o festival traz o melhor do cinema fantástico da atualidade, além de uma homenagem ao produtor Rodrigo Teixeira e atividades afirmativas. O evento acontece de 02 a 09 de dezembro, no MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo e no Cine Satyros Bijou, com entrada gratuita. Além disso, um recorte da programação estará disponível online, para todo Brasil.

A programação apresenta 14 mostras competitivas, divididas em longa-metragem e os curtas, nas sessões Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. O evento mantém o compromisso e a tradição de ser um espaço inclusivo, sendo uma grande ferramenta para os cineastas, produtores e realizadores do cinema fantástico nacional e internacional.

Sessão de abertura

sessão de abertura acontece no dia 02 de dezembro, às 19h, no MIS, com o longa inédito em São Paulo “Dario Argento Pânico”, do diretor italiano Simone Scafidi. O filme traz depoimentos de familiares e diversos diretores sobre um dos maiores ícones do cinema fantástico e de terror de todos os tempos, Dario Argento.

Fique, por enquanto, com o trailer do filme:

Mostra Competitiva de Longas

Com uma enxurrada de inscrições Latinas, a Argentina saiu como o país com maior número de longas-metragens da história do festival. Dos 15 longas selecionados, 5 são argentinos e inéditos no Brasil. O Brasil vem representado por três títulos inéditos. A premiada animação mineira “Placa-Mãe”, de Igor Bastos, que foi exibida em quase 50 festivais pelo mundo e contará com a presença do diretor na sessãoO novo cinema do interior de São Paulo também está em destaque no filme “Ressentimento”, rodado em Bauru que marca a estreia dos jovens diretores Mariana Vita e Denis Augusto, que também estarão presentes na sessão, e “A Casa da Árvore”, novo suspense do paulistano Flávio Ermínio, que faz sua première na América Latina.

Inédito em São Paulo, o aguardado “Augúrio“, longa de estreia do jovem diretor congolês Baloji, que levou o prêmio de melhor direção em Sitges, o New Voice da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023 e é pré candidato ao Oscar representando a Bélgica, país onde o diretor mora.

Mostra Competitiva de Curtas

A competitiva de curtas é composta pelas mostras Amador, Animação, Brasil Fantástico, Espanha Fantástica, Estudante, Fantasia, Fantasteen, Fantastic Black Power, Fantástica Diversidade, Ficção Científica, Horror, Mulheres Fantásticas, Pequenos Fantásticos. Os vencedores serão anunciados no dia 09/12, domingo, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, e receberão o troféu José Mojica Marins e o troféu João Acaiabe.

Homenagem a Rodrigo Teixeira

O homenageado da 15ª edição é o premiado produtor Rodrigo Teixeira, que receberá o Troféu José Mojica Marins no evento de encerramento do festival. Um dos maiores nomes do cinema nacional e reconhecido mundialmente, junto com sua produtora, a RT Features, produziu diversos filmes de sucesso como  “O Cheiro do Ralo”, de Heitor Dhalia, o cult “Frances Ha”, de Noah Baumbach, “A Vida Invisível”, de Karim Ainouz, “Ad Astra”,  dirigido por James Gray e protagonizado por Brad Pitt, entre muitos outros.

O Cinefantasy exibe dois grandes sucessos produzidos por Rodrigo,  “A Sombra do Pai” e “Animal Cordial“, ambos dirigidos pela cineasta Gabriela Amaral Almeida.

Programação Gratuita

Um recorte da programação estará disponível no formato online na plataforma SPcine Play. Os espectadores terão do dia 01 até 11 de dezembro para assistir os filmes. O público poderá conferir, também, os curtas das sessões Fantasteen, voltada para o público a partir de 10 anos, e Pequenos Fantásticos, para crianças a partir de 05 anos.

Para quem quiser conferir a programação inteira do MIS e do Cine Bijou é só entrar no site do Cinefantasy.

Serviço

15º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

Quando: 02 a 09 de dezembro

Onde:

MIS – Museu da Imagem e do Som – Av. Europa, 178 – Jd. Europa

Cine Satyros Bijou – Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação

Entrada Gratuita

Por fim, leia mais:

Martin Scorsese ganha Mostra no Estação

Confira os principais destaques da CCXP 2023: adult swim, HBO Max e Unlock CCXP

Conheça os vencedores do Festival Bananeiras de Cinema 2023: ‘Fantasma Neon’ e ‘Capitão Astúcia’ se destacam

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências