Conecte-se conosco

Cinema

8ª  Mostra de Cinema Chinês de São Paulo tem filmes online

A Mostra é online e gratuita.

Publicado

em

Cordão da vida.

Começa no dia 15 de novembro (quarta-feira) a 8ª Mostra de Cinema Chinês de São Paulo.  Realizada pelo Instituto Confúcio, da Unesp, a edição deste ano tem o tema “Em busca da luz”. Até o dia 30 de novembro, o público de qualquer lugar do Brasil terá a oportunidade de assistir a oito obras cinematográficas chinesas contemporâneas. A saber, a maioria é inédita e não está disponível em nenhum outro streaming do país. Os filmes estarão na plataforma SP Cine de forma gratuita.

Departamento Editorial de Exploração Espacial.
Filme “Departamento Editorial de Exploração Espacial”. Crédito: Divulgação.

A curadoria é de Shi Wenxue, mestre em Ciências do Cinema e membro do comitê de seleção da mostra competitiva do Festival Internacional de Cinema de Pequim, e Lilith Li, que coordenou o Festival Internacional de Cinema de Macau e curadora do Sydney Culture Week Series na Austrália. Em suma, os filmes selecionados exploram um dos aspectos mais essenciais da cultura chinesa contemporânea: a construção da ligação das suas raízes por meio de relações familiares de afeto e superação.

Filmes premiados

Obras exibidas em festivais importantes ao redor do mundo poderão ser vistas na Mostra. O drama de guerra Acima das nuvens, de LIU Zhihai, por exemplo, foi laureado como o mais popular filme do ano na categoria Exploração Artística no 29th Beijing International Film Festival. Já Um pai, um filho, de BAI Zhiqiang, venceu o Beijing International Film Festival na categoria Project “Excellent Production in Progress Award”. Em resumo, o longa segue a jornada de Gou Ren. Atormentado pela perda do filho, ele conhece Mao Dou, que está determinado a encontrar o pai.

Acima das nuvens
Filme “Acima das nuvens”. Crédito: Divulgação.

Juntos pelo mundo, de XU Chenghua, venceu na categoria Melhor Documentário no Hollywood Documentary Film Festival. A obra conta como pai e filho partem de Dali, na província de Yunnan, rumo ao Tibete. Contudo, nos 8.700 quilômetros da rota nas montanhas, se deparam com muitos imprevistos. Por fim, temos Cordão da vida, que recebeu um prêmio no 20th Film Channel Media Focus Unit. O longa de Qiao Sixue narra a jornada de Arus, que leva sua mãe de volta à sua terra natal em busca de seu lar perdido na memória.

Filmes de diversos gêneros

A fim de agradar a todos, a Mostra de Cinema Chinês de São Paulo traz filmes para todo tipo de cinéfilo. Além dos gêneros acima citados, há também comédia. Departamento Editorial de Exploração Espacial é uma comédia de ficção científica. Com direção de Kong Dashan, mostra a história de Tang Zhijun, editor-chefe de uma revista de ficção científica decadente, que parte em uma busca atrapalhada por vida extraterrestre. Falando de jornadas, Deserto conta a jornada de Lin e seu irmão em busca do pai, que desapareceu no deserto. O filme tem direção de ZUO Zhiguo.

Por fim, voltamos ao drama com Irmãos. Com direção de GUO Xiuzhuan, explora os laços inquebráveis entre dois irmãos, Wen Guang, que está no espectro autista, e o caçula Wen Xiu. Juntos, eles enfrentam sozinhos as adversidades da vida.

Irmãos.
Filme “Irmãos”. Crédito: Divulgação.

A Mostra tem o intuito de divulgar a cultura chinesa, compartilhar histórias e vozes. Além disso, espera aprofundar a compreensão e a amizade entre os países e continuar consolidando um evento cultural chinês no Brasil. A programação completa está no site da Mostra.

Serviço

8ª MOSTRA DE CINEMA CHINÊS DE SÃO PAULO

Data: 15 a 30 de novembro.

Online e gratuita.

Classificação Indicativa: Livre.

Onde assistir: Site do SP Cine.

Por fim, leia mais:

Companhia Three Tours volta ao Brasil com única apresentação

Crítica | ‘Loucas em Apuros’ é politicamente incorreto e engraçado

2º São Paulo Food Film Festival acontece a partir de 09 de novembro

Escritora, autora dos livros Queria tanto, Coisas não ditas e O semitom das coisas, amante de cinema e de gatos (cachorros também, e também ratos, e todos os animais, na verdade), viciada em café.

Cinema

Tá escrito | Filme com Larissa Manoela estreia em 14 de dezembro

Elenco e equipe contam, em coletiva de imprensa, detalhes sobre o filme.

Publicado

em

coletiva tá escrito

Tá escrito é o novo filme de Larissa Manoela, que estará nos cinemas em 14 de dezembro. O longa, que conta, também, com André Luiz Frambach, Karine Teles e Victor Lamoglia, é uma comédia com direção de Matheus Souza. A produção é da Paris Entretenimento em coprodução com a Globo Filmes e Globoplay, e tem distribuição da Paris Filmes.

A saber, a sinopse é a seguinte: Alice acha que os astros erraram com ela, até que um dia recebe um livro em branco, apenas com instruções que prometem que qualquer previsão astrológica escrita naquelas páginas se concretizará. Com o poder de influenciar a todos com as previsões que agora ela tem acesso, Alice se torna um fenômeno online, mas também deixa o mundo ao seu redor de cabeça para baixo.

Para exemplificar, fique com o trailer:

Astrologia

Na última segunda-feira (27), os atores Larissa Manoela, André Luiz Frambach e Karine Teles, e o diretor Matheus Souza participaram de uma coletiva de imprensa para falar um pouco sobre o filme. Além de falarem, claro, de sua ligação com astrologia. A protagonista, por exemplo, que é capricorniana, disse fazer sua revolução solar todos os anos. Já Frambach, aquariano, contou que não entendia muito sobre o assunto. Contudo, por causa do filme e por influência de Larissa Manoela, começou a conhecer.

Por falar em conhecer, Matheus Souza, o diretor, assim como André Luiz, conhecia o básico sobre astrologia. Porém, para escrever o filme (ele também é um dos roteiristas), estudou bastante em livros, vídeos e até conversando com pessoas ligadas à astrologia, estudiosas ou apenas amantes do assunto. Segundo ele, a escolha de conversar também com quem gosta do tema era para possibilitar o entendimento sobre astrologia para todos, e não somente apenas para quem entende profundamente. “É um filme identificável e diferente do que se vê hoje em dia.”, afirmou.

Karine Teles, leonina como o diretor, contou gostar muito de astrologia. Inclusive, disse fazer mapa astral anualmente há muito tempo. “Acho que é um jeito maravilhoso de a gente se conhecer, pensar a respeito da gente mesmo, das nossas relações, dos nossos familiares, dos nossos amores.”, disse a atriz.

poster ta escrito
Imagem: Divulgação.

Comédia para refletir

Tá escrito é declaradamente uma comédia. Todavia, Matheus Souza se preocupou, também, em levar uma mistura de gêneros para o longa. “É um filme que é um evento, porque há uma mistura de gêneros. Foi um esforço para resgatar o público para ir ao cinema assistir filme nacional.”, afirmou o diretor.

Karine Teles, que geralmente não faz comédias no cinema e na televisão, agradeceu por ter sido convidada a fazer esse filme, já que é fã do gênero. Segundo ela, a comédia é um canal de debate. “É um filme que vai trazer muitas reflexões. Acho que rir é um jeito muito bom de pensar sobre a vida, sobre o mundo.”, disse.

Além disso, a atriz ainda disse que é um filme que fará rir pessoas de todas as idades. Inclusive, ela contou que um dos motivos de entrar nesse projeto foram seus filhos, Artur e Francisco. Além de ser um filme que, finalmente, os dois poderão assistir, que já muitos dos trabalhos que faz não são para a idade dos gêmeos, os meninos deram força para a mãe quando ela contou que Larissa estaria no elenco. “A gente já tinha assistido outros filmes da Larissa juntos e quando falei que fui chamada para fazer um filme com ela, eles falaram: ‘Mãe, você tem que fazer’.”, contou.

Larissa Manoela

Sobre a estrela do filme, Karine ainda disse que ficou muito feliz em ver o nível de profissionalismo da atriz. Segundo a atriz, que interpreta a mãe virginiana de Larissa em Tá escrito, Larissa Manoela é muito profissional, séria e dedicada. Além disso, contou Karine, a jovem atriz também é muito comprometida com o trabalho e com as pessoas. Por isso gostou muito de trabalhar com Larissa.

Quem também ficou feliz de trabalhar com a atriz foi André Luiz Frambach. Noivo de Larissa na “vida real”, o ator, que já dividiu a tela com Larissa em Modo avião, conta que adorou a experiência. “É incrível trabalhar com o que a gente ama, que é a arte. E é mais incrível ainda trabalhar com o que a gente ama com quem a gente ama.”, afirmou.

Para Larissa também foi muito especial estar com André Luiz em cena. E, assim como os outros presentes na coletiva, a atriz está muito feliz com o resultado e ansiosa para que as pessoas vejam o filme, que traz diversos aspectos da vida que todas as pessoas passam.

Ficha técnica

TÁ ESCRITO

Brasil | 14 de dezembro de 2023

Direção: Matheus Souza 

Roteiro: Matheus Souza, Thuany Parente e Mariana Zatz

Elenco: Larissa Manoela, André Luiz Frambach, Caroline Dallaros, Victor Lamoglia, Kevin Vechiatto, Richard Abelha, Hamilton Dias, Emira Sophia, Vittoria Tosi , Thuany Parente.

Participações especiais: Karine Teles e Cazé Pecini.

Produção: Paris Entretenimento 

Coprodução: Globo Filmes e Globoplay

Distribuição: Paris Filmes

Por fim, leia mais:

Quais são os quatro medos que nos impedem de viver? Novo livro da Principium ajuda a identificar e compreender

Xuxa é a artista homenageada da 10ª edição da CCXP 2023

Panini promove sessão de autógrafos e muito mais na CCXP 2023

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências