Uma das mais aguardadas festas brasileiras, o Carnaval está no ar – literalmente. O “Carnaval do Coreto” acontece virtualmente a partir de 31 de agosto. A princípio, reúne três momentos de celebração à festa: três lives com apresentação de oito blocos carnavalescos; um bate papo com outros 13 blocos, e ainda um debate com agentes e fazedores envolvidos na maior festa de rua do mundo.
Tudo com transmissão gratuita e ao vivo através do YouTube do Coreto e do Teatro Riachuelo, o qual será palco do evento. O Carnaval do Coreto contará com um QR Code para arrecadar recursos destinados aos componentes dos blocos que, devido à pandemia de Covid-19, não puderam desfilar este ano.
Realizado pelo Coreto, uma das maiores Associações de Blocos no Estado, o evento será aberto pelas lives que acontecem ao longo de três dias, sempre a partir das 18h30, com os blocos sorteados dentre os 33 que compõem o Coreto. São eles Agytoê, Balanço Zona Sul, Blocobuster, Bloco Olha pá mim, Caramuela, Multibloco, Pipoca & Guaraná e Turbilhão Carioca. O projeto conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através dos Editais #CarnavalNasRedesRJ e #BlocoNasRedesRJ.
Pulo
Em Setembro acontece o “Pulo no Coreto”, série de sete episódios com conversas com temas diversos entre o Coreto e dois blocos por episódio. Deste modo, outros 13 blocos associados participarão do evento – Que bloco é esse?!; LambaBloco; Dinossauros Nacionais; Me enterra na quarta; Empolga às 9; Que Pena, Amor!; Terreirada Cearense; Desliga da Justiça; Batuquebato; Aí Sim!; Fogo & Paixão; Sereias da Guanabara e Butano na Bureta. Por fim, acontece um debate com agentes e fazedores envolvidos no carnaval de rua do Rio, juntando representantes de blocos, ambulantes, poder público, pesquisadores, entre outros agentes que estão à frente da folia.
A saber, a ideia do evento surgiu do incômodo gerado nos componentes de blocos e associações que, na ausência dos desfiles, passaram a se apresentar nos formatos alternativos, como lives com conversas e shows acústicos, entre outros.
“Todos os blocos concordaram que seria impossível ter carnaval em 2021 sem uma campanha de vacinação ampla e com a pandemia ainda presente. Por isso, muitos aderiram às campanhas de conscientização como a #carnavalemcasa e a #minhacasaedecarnaval para estimular os foliões e blocos a permanecerem em casa. E alguns blocos realizaram eventos online, como lives”, relembra Cristina Couri, Diretora Executiva do CORETO.
Estar de volta aos palcos, ainda que sem público local e respeitando todos os protocolos de segurança em virtude da pandemia, é motivo de comemoração e, paralelamente, uma espécie de prévia do que virá.
Sem carnaval na rua?
Por fim, considerando que ainda há muito o que acontecer até que possamos pensar num carnaval como os de antes da pandemia, Cris é conscientemente taxativa.
“Somos favoráveis ao cancelamento do carnaval presencial, como acontecia nos anos anteriores, enquanto não houver condições sanitárias adequadas para toda a população e à construção conjunta de alternativas para a cadeia do setor, fortemente castigada pela pandemia. Esperamos que tenhamos carnaval em 2022, mas de forma segura, sem riscos sanitários para a população. Se assim for, teremos um carnaval histórico, sem dúvidas”, torce.
SERVIÇO:
CARNAVAL DO CORETO
Quando: 31 de agosto, 1º e 02 de setembro
Horário: a partir das 18h30
Onde: YouTube do Coreto (https://www.youtube.com/somoscoreto) e YouTube do Teatro Riachuelo (https://www.youtube.com/TeatroRiachueloRIo)
Evento Gratuito