Para promover e preservar a memória do povo tradicional caiçara da Costa Verde do Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de julho, a partir das 15 horas no sábado e às 10 horas no domingo, acontece nos espaços culturais de Rio Pequeno o evento, “Salvaguarda das Manifestações Culturais da Comunidade Caiçara do Rio Pequeno”.
Serão dois dias de festa e de celebração, com programação que conta com apresentação do grupo musical Ciranda de Tarituba, além da já tradicional Festa na Casa de Farinha.
Teremos as tradições, como a produção da farinha da mandioca, da cultura da cana de açúcar e dos alimentos da roça caiçara, muita troca de saberes com oficinas dos alimentos produzidos localmente, bem como a arte. O melhor da memória e da história dessas pessoas, com degustação de comidas e bebidas, oficinas de gastronomia do Azul-Marinho, e da paçoca de banana verde. A arte está representada com duas oficinas: Oficina de Versos do Arara” e a “Oficina de Dança do Arara”.
União
A união dos moradores da região tem como propósito manter viva as suas raízes e divulgar o Roteiro de Turismo de Base Comunitária, com as trilhas locais e a trilha para Pedra da Macela. Por isso, estão promovendo encontros de gerações a partir de eventos como o “Salvaguarda das Manifestações Culturais da Comunidade Caiçara do Rio Pequeno”, realizado pela Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Tradicional Caiçara do Rio Pequeno, em parceria com a Associação de Defesa do Povo Tradicional Caiçara do Rio Pequeno e Naturais de Paraty e com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Povos e Comunidades Tradicionais Presentes RJ.
“As futuras gerações, apesar de todo avanço tecnológico que vivemos hoje, precisam conhecer a história dos seus antepassados para valorizar suas raízes, e preservar o nosso passado. Não podemos preservar e valorizar o que não conhecemos como nosso”, reflete Núbia Oliveira, liderança da Comunidade Caiçara.
A comunidade do Rio Pequeno, é uma das principais comunidades que mantém o modo de vida tradicional caiçara, com intensa produção de farinha de mandioca, pesca e culinária como formas de geração de renda. Fortalecidos pela união das famílias locais, que resgataram documentos para a realização do Levantamento de Referências Culturais Caiçaras e Caipiras da Comunidade do Rio Pequeno, estas pessoas estão determinadas a transmitir e espalhar práticas através da oralidade e promovendo seus espaços culturais.
Através da Cartografia Social, os comunitários ressaltam a importância de valorizar os usos sustentáveis dos recursos naturais com contar a própria história para preservar a memória do seu lugar e da sua gente, suas tradições ancestrais que precisam estar presente nas próximas gerações.
Serviço:
Salvaguarda das Manifestações Culturais da Comunidade Caiçara do Rio Pequeno
Datas: 16 e 17 de julho de 2022 | sábado e domingo
Local: Casa da Farinha
Endereço: Estrada Rio Pequeno s/n, Bairro Rio Pequeno, Paraty
Entrada franca, sujeito a capacidade do local
Faixa etária: Livre
Dia 16 de julho | sábado | Ciranda de Tarituba, Café e Oficinas:
Horário: das 15h às 20h
Programação
15h – Abertura
15h30 – Lançamento do Roteiro de Turismo de Base Comunitária
16h – Café Caiçara
17h – Oficina de Dança do Arara
18h – Apresentação Ciranda de Tarituba
Dia 17 de julho de 2022 | domingo
“Festa da Casa da Farinha”
Horário: das 10h às 15h
Programação
10h – Abertura
10h30 – Oficinas Gastronômica de Azul-Marinho; Paçoca de Banana Verde
12h – Ciranda Caiçara
13h – Almoço com Azul Marinho
14h30 – Apresentação do trabalho de Cartografia Social do Rio Pequeno
Ademais, veja mais:
Confira as atrações de julho de 2022 em Paraty
355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura
FLIP – Faculdade Literária ou Festa Literária Internacional de Paraty?