Thursday, August 11, 2022

Festa Caiçara traz arte e gastronomia do povo tradicional da Costa Verde

Para promover e preservar a memória do povo tradicional caiçara da Costa Verde do Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de julho, a partir das 15 horas no sábado e às 10 horas no domingo, acontece nos espaços culturais de Rio Pequeno o evento, “Salvaguarda das Manifestações Culturais da Comunidade Caiçara do Rio Pequeno”.

Serão dois dias de festa e de celebração, com programação que conta com apresentação do grupo musical Ciranda de Tarituba, além da já tradicional Festa na Casa de Farinha.

Teremos as tradições, como a produção da farinha da mandioca, da cultura da cana de açúcar e dos alimentos da roça caiçara, muita troca de saberes com oficinas dos alimentos produzidos localmente, bem como a arte. O melhor da memória e da história dessas pessoas, com degustação de comidas e bebidas, oficinas de gastronomia do Azul-Marinho, e da paçoca de banana verde. A arte está representada com duas oficinas: Oficina de Versos do Arara” e a “Oficina de Dança do Arara”.

União

A união dos moradores da região tem como propósito manter viva as suas raízes e divulgar o Roteiro de Turismo de Base Comunitária, com as trilhas locais e a trilha para Pedra da Macela. Por isso, estão promovendo encontros de gerações a partir de eventos como o “Salvaguarda das Manifestações Culturais da Comunidade Caiçara do Rio Pequeno”, realizado pela Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Tradicional Caiçara do Rio Pequeno, em parceria com a Associação de Defesa do Povo Tradicional Caiçara do Rio Pequeno e Naturais de Paraty e com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Povos e Comunidades Tradicionais Presentes RJ.

“As futuras gerações, apesar de todo avanço tecnológico que vivemos hoje, precisam conhecer a história dos seus antepassados para valorizar suas raízes, e preservar o nosso passado. Não podemos preservar e valorizar o que não conhecemos como nosso”, reflete Núbia Oliveira, liderança da Comunidade Caiçara.

A comunidade do Rio Pequeno, é uma das principais comunidades que mantém o modo de vida tradicional caiçara, com intensa produção de farinha de mandioca, pesca e culinária como formas de geração de renda. Fortalecidos pela união das famílias locais, que resgataram documentos para a realização do Levantamento de Referências Culturais Caiçaras e Caipiras da Comunidade do Rio Pequeno, estas pessoas estão determinadas a transmitir e espalhar práticas através da oralidade e promovendo seus espaços culturais.

Através da Cartografia Social, os comunitários ressaltam a importância de valorizar os usos sustentáveis dos recursos naturais com contar a própria história para preservar a memória do seu lugar e da sua gente, suas tradições ancestrais que precisam estar presente nas próximas gerações.

Serviço:

Salvaguarda das Manifestações Culturais da Comunidade Caiçara do Rio Pequeno

Datas: 16 e 17 de julho de 2022 | sábado e domingo

Local: Casa da Farinha

Endereço: Estrada Rio Pequeno s/n, Bairro Rio Pequeno, Paraty

Entrada franca, sujeito a capacidade do local

Faixa etária: Livre

Dia 16 de julho | sábado | Ciranda de Tarituba, Café e Oficinas:

Horário: das 15h às 20h

Programação

15h – Abertura

15h30 – Lançamento do Roteiro de Turismo de Base Comunitária

16h – Café Caiçara

17h – Oficina de Dança do Arara

18h – Apresentação Ciranda de Tarituba

Dia 17 de julho de 2022 | domingo

“Festa da Casa da Farinha”

Horário: das 10h às 15h

Programação

10h – Abertura

10h30 – Oficinas Gastronômica de Azul-Marinho; Paçoca de Banana Verde

12h – Ciranda Caiçara

13h – Almoço com Azul Marinho

14h30 – Apresentação do trabalho de Cartografia Social do Rio Pequeno

Ademais, veja mais:

Confira as atrações de julho de 2022 em Paraty

355 anos de Paraty | O patrimônio brasileiro que respira arquitetura

FLIP – Faculdade Literária ou Festa Literária Internacional de Paraty?

Escreve o que achou!