Com direção de Rubens Rewald, filme estreia dia 27 de abril
Após exibição no festival É Tudo Verdade, em 2020, e vencer na categoria de Melhor Filme pelo Voto do Público na Mostra XIII Brazilian Film Festival, de Chicago, em 2022, Jair Rodrigues: Deixa Que Digam chega aos cinemas pela distribuição da Elo Studios.
“Quando se faz um filme, é importante que a narrativa tenha conflito. Eu tinha como objetivo pesquisar se era um mito ele ser tido como o homem mais feliz do mundo. Queria encontrar uma zona de sombra no personagem. Perguntamos sobre Jair aparentar tristeza e ninguém nunca viu. Era pura alegria. Então, fizemos um longa que mostra a realidade de Jair, essa pessoa que representa um país alegre, otimista, que não existe mais. Representante de um país que se perdeu e está tentando se recuperar”, comenta o diretor Rubens Rewald.
O filme, produzido pela Confeitaria de Cinema, traz imagens de arquivo e entrevistas com personalidades como Rappin’ Hood, Salloma Salomão, Raul Gil, Roberta Miranda, Bruno Baronetti, Hermeto Pascoal, Moisés da Rocha, Armando Pittigliani, Mister Sam, Theo de Barros, Simoninha, Solano Ribeiro, Carlinhos Creck, Paulinho Dafilin, Marcelo Maita, Giba Favery. Além disso, contém falas de Zuza Homem de Mello, em um dos últimos registros do musicólogo, falecido em 2020.
Aliás, confira nossa crítica sobre “Deixa que Digam”, e siga lendo:
Ainda por cima, claro, os filhos do cantor, Luciana Mello e Jair Oliveira, seu irmão Jairo Rodrigues e sua esposa, Claudine Rodrigues, compartilham lembranças. À convite do diretor, Jairzinho interpreta seu pai em diversas passagens importantes e reflexivas do documentário.
A princípio, o longa passa por momentos emblemáticos de Jair como apresentador. Por exemplo, mostra ele no programa “Fino da Bossa”, ao lado de Elis Regina; a interpretação da música “Disparada”, de Geraldo Vandré e Theo de Barros; e como foi durante a ditadura.
Jair Rodrigues exaltava suas origens e a cultura negra em músicas como as do disco “Festa Para Um Rei Negro”. O documentário também aborda o lado pessoal do cantor, em imagens íntimas ao lado do filho, Jairzinho, enquanto compunham juntos, e em shows com a participação de Luciana Mello.
Ademais, leia mais:
Boa Noite | Documentário mostra o homem por trás do mito Cid Moreira
Os Quatro Paralamas | Um mergulho na trajetória da banda brasileira
Não Nasci para Deixar Meus Olhos Perderem Tempo | Um fotógrafo e a História do Brasil