Agosto no CCBB RJ é um mês de estreias nas Artes. Dizem por aí que esse é o mês mais longo do ano, mas no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ), a programação está repleta de novidades em música, artes cênicas, cinema e exposições, prometendo movimento e emoção.
A princípio, na área da música, são 3 concertos do “Música nas Cidades Históricas” e o início da série “Concertos de Câmara: Petrobrás Sinfônica no CCBB”. O Festival Toca ocupará o espaço do CCBB com shows, intervenções, cinema e palestras, destacando uma programação com foco no talento feminino.
Em seguida, o festival “Dança em Trânsito” realizará diversas apresentações pelo Centro da cidade do Rio de Janeiro, tendo o CCBB como sede principal. Quanto ao teatro, as estreias prometem agitar o ambiente com os espetáculos “Brás Cubas”, uma adaptação do clássico de Machado de Assis pela Armazém Cia de Teatro. Ainda por cima, tem “Diário de Um Louco”, o primeiro solo de Milhem Cortaz, encenando o texto de Nikolai Gogol com direção de Bruce Gomlevsky.
CCBB RJ traz cinema nórdico
Além disso, no cinema, haverá a “Mostra de Cinema Nórdico” com diversos títulos inéditos e entrada gratuita. E também a exposição dedicada ao cineasta espanhol Álex de La Iglesia, uma figura proeminente do cinema fantástico. Ainda será possível aproveitar os últimos dias da exposição “Sérvulo Esmeraldo – Linha e Luz”, que apresenta uma retrospectiva do ilustrador cearense, encerrando sua temporada com um bate-papo com os curadores.
Por fim, para fechar o mês em grande estilo, o segundo andar do CCBB será ocupado pela exposição “Evandro Teixeira, Chile 1973”, uma realização em parceria com o IMS (Instituto Moreira Salles), trazendo a obra de um dos mais completos e importantes fotojornalistas do país, reunindo mais de 160 itens, incluindo fotos, documentos e equipamentos de fotografia. O Clube de Leitura do CCBB RJ também terá destaque, recebendo dois expoentes da literatura brasileira contemporânea, os escritores Eliakin Rufino e Cida Pedrosa. E repetindo o sucesso das edições anteriores, a Junta Local animará mais uma vez o sábado na Praça da Pira, com muita música de samba e opções de comida justa, boa e local.
Em seguida, a programação:
EXPOSIÇÃO
Entrada gratuita de quarta a segunda.
SÉRVULO ESMERALDO – LINHA E LUZ
Até 07 de agosto
Retrospectiva do ilustrador, gravurista, pintor e escultor cearense Sérvulo Esmeraldo (1929-2017), um dos mais completos artistas brasileiros. Reconhecido no Brasil e no exterior, Sérvulo tinha domínio de várias técnicas, do entalhe à xilogravura, passando pela utilização de tecnologias aplicadas na geração de efeitos cinéticos, óticos e eletromagnéticos. Apesar da pluralidade técnica, sua obra possui uma coerência interna, baseada em elementos simples e em um tratamento sintético das formas.
Curadoria: Marcus de Lontra Costa e Dodora Guimarães Esmeraldo
Classificação etária: Livre
Diálogos com a programação – Bate-papo com os curadores
Auditório do 3º andar 03 de agosto – Quinta – 18h30
HEITOR DOS PRAZERES É MEU NOME
Até 18 de setembro
A exposição retrospectiva sobre o multiartista vai mostrar as várias facetas de Heitor dos Prazeres na pintura, na música, no carnaval, na moda e na arte. Além de obras de arte originais, serão exibidos instrumentos musicais, roupas e fotografias sobre a vida e obra de Heitor.
Importante sambista, compositor e instrumentista, Heitor dos Prazeres ingressou nas artes visuais como pintor autodidata, produzindo trabalhos que refletem a realidade pós-escravagista da população negra e representando artisticamente o que via e experimentava na sua vivência de homem negro: os fluxos migratórios de africanos e seus descendentes, a mudança do campo para a cidade, a religiosidade, a repressão policial, a capoeira, o samba, a afetividade, entre outros temas. Nascido no Rio de Janeiro, Heitor desempenhou papel fundamental na criação de blocos e ranchos, e na fundação das primeiras escolas de samba da cidade: Mangueira, Portela e Deixa Falar, que mais tarde ganhou o nome de Estácio de Sá.
Curadoria: Pablo León de la Barra, Raquel Barreto e Haroldo Costa.
Classificação etária: livre
Diálogos com a programação – Apresentação musical da Família Prazeres e Palestra com Curadores e convidados
Teatro I 26 de agosto – Sábado
Mais informações em bb.com.br/cultura
EVANDRO TEIXEIRA. CHILE 1973
2º andar
De 30 de agosto a 13 de novembro
Evandro Teixeira (1935) é um dos nomes mais importantes do fotojornalismo brasileiro, tendo atuado na imprensa por quase seis décadas. Com suas lentes, registrou os bastidores do poder no país, as manifestações contrárias ao regime militar instaurado no país em 1964, e temas associados ao esporte, à moda e à cultura. Participou também de uma importante cobertura internacional: a do golpe militar no Chile em 1973. No país andino, produziu imagens impactantes do Palácio De La Moneda bombardeado pelos militares, dos prisioneiros políticos no Estádio Nacional em Santiago e do enterro do poeta Pablo Neruda.
As fotografias tiradas durante esse capítulo traumático da história chilena são o destaque da presente exposição. A mostra, realizada pelo Instituto Moreira Salles, já foi apresentada no IMS Paulista e chega ao CCBB Rio de Janeiro. A exposição reúne cerca de 160 fotografiasem preto e branco, livros, fac-símiles e outros objetos, como máquinas fotográficas e crachás de imprensa. Além dos registros feitos no Chile, a exposição traz imagens produzidas por Evandro durante a ditadura civil-militar brasileira, em um diálogo entre os contextos históricos dos dois países. No espaço expositivo, também são apresentados trechos de filmes que documentam o período, como Setembro chileno, de Bruno Moet, e Brasil, relato de uma tortura, de Haskell Wexler e Saul Landau.
Curadoria: Sergio Burgi Classificação etária: 12 anos
ARTES CÊNICAS
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia-entrada) à venda na bilheteria ou pelo site bb.com.br/cultura
Por fim, leia mais:
IZA lança single com Mc Carol | ‘Fé Nas Maluca’ tem clipe inspirado no cinema brasileiro setentista
Hungria e Maestro João Carlos Martins lançam clipe de ‘Preta’ | Assista aqui