Em setembro, no Rio de Janeiro, é tradicional ver a alegria da criançada em busca de doces. Tudo por causa do dia de São Cosme e São Damião, 27 de setembro. Segundo consta, os santos irmãos gêmeos viveram por volta de 300 d.C. Pois, bem, no próximo, dia 27, uma quarta-feira, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades realizará um Cortejo em homenagem a São Cosme e Damião com pernas de pau na Praça da Harmonia, Gamboa, na Região Portuária da Cidade Maravilhosa.
As tradicionais sacolinhas de papel, decoradas com a imagem dos santos e repletas de doces, paçocas e balas, serão distribuídas durante o cortejo que percorrerá toda a Praça da Harmonia. Esse bairro é considerado o epicentro da expressão artística pública da Companhia, com coordenação artística a cargo de Ligia Veiga.
Teatro de Rua
Ao focar no Teatro de Rua como um meio de intervenção urbana e transformação social, a Companhia faz espetáculos com coreografias executadas em pernas de pau e música ao vivo. Dessa forma, remetem aos antigos atores populares, sendo assim, são um tipo de “Ópera Popular”.
A saber, todas essas atividades são apresentadas gratuitamente nas ruas e praças. A ideia é que sejam acessíveis ao público em geral e estimulem o desenvolvimento das atividades artísticas e culturais na cidade e na comunidade local.
Serviço:
Ibejada de Cosme, Damião e Doum
Com a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades
Dia 27 de setembro, quarta-feira
Praça da Harmonia
18h – Saída do cortejo da Casa de Mystérios
Praça da Harmonia (Gamboa)
1º NOV – PROCISSÃO DE TODOS OS SANTOS
Praça Mauá – Cais do Valongo – Praça da Harmonia
20 NOV – CHEGANÇA DO ALMIRANTE NEGRO
Praça Mauá
17 DEZ – AUTO DO BELO AMOR
Praça da Harmonia
Ademais, leia:
Antônio e Comitiva caminhando com São Benedito pela música e a fé
Meu Brasil Angolano | Angola é palco de romance que traz uma antropologia social e histórica
Plano de Fuga | Projeto de rap conta com artistas de Angola, Brasil e Moçambique
Por fim, veja um clipe de samba jazz em animação que une Cabo Verde e Brasil, e siga lendo: