Saturday, November 26, 2022

Plano de Fuga | Projeto de rap conta com artistas de Angola, Brasil e Moçambique

O projeto internacional de rap Barras Maning Arretadas fechou o ano com um apresentação para os fãs da cultura hip-hop. Neste fim de ano, ganhou lançamento o clipe “Plano de Fuga”, que conta com parcerias internacionais de artistas de três países: Angola, Moçambique e Brasil. Além disso, o projeto que reúne artistas de mais de 20 países anunciou a realização de um programa semanal, que sairá em seu canal do Youtube todas as quartas-feiras às 18h do Brasil (22h de Angola e Portugal; 23h de Moçambique).

Na música “Plano de Fuga”, os representantes de Moçambique são Chipol e Just 2 The M. Angola é representada por Paul MyAC, enquanto Phantom, ATP, Faruk e Turmalina MC trazem o ritmo brasileiro para esse som. É importante salientar que existe uma prioridade em artistas de cidades fora dos grandes centros. Os artistas africanos são de cidades do interior de seus países. Chipol é natural de Chimoio, Just 2 The M de Nampula, enquanto Paul MyAC é oriundo de Soyo. A única mulher integrante do som, Turmalina MC, é de Campina Grande na Paraíba. Os únicos que representam grandes centros são os outros três MC´s brasileiros, ATP, Phantom e Faruk, que nasceram em São Paulo.

A música de rap não é feita apenas pelos MC´s, há também uma produção musical e executiva por trás. Nesses bastidores, também houve uma parceria internacional Brasil-Moçambique. O moçambicano Tchacka produziu o instrumental “beat”, enquanto o seu conterrâneo Xelter realizou a edição do vídeo. Os brasileiros Carlos Mossoró e Cesar Hostil estão na direção executiva do projeto. Hostil ainda realizou a mixagem e masterização do videoclipe.

O programa

“Plano de Fuga presenteia um ano de dedicação de todos esses MCs ao hip hop. Está sendo muito mais difícil produzir na pandemia e nós conseguimos reunir um timaço de artistas potentes para formarem esse som. Cada detalhe foi bem pensado. Além da discussão do tema, os artistas buscaram uma sincronia na criação das letras, para que houvesse uma intersecção clara”, salientou o diretor-executivo Cesar Hostil.

O Barras Maning Arretadas estreia um programa semanal logo na primeira quarta-feira de janeiro e terá Cesar Hostil como o seu apresentador principal. Essa atração será transmitida no Youtube do Barras Maning Arretadas e contará com convidados semanalmente, além de trazer lançamentos musicais, sejam eles produzidos pelo projeto ou feitos independentemente pelos artistas que participam do Barras Maning Arretadas. A primeira edição, que acontecerá na quarta-feira, 5 de janeiro de 2021, terá as participações do rapper moçambicano Inspector Desusado e do DJ mexicano Pisto Rey.

Inspector Desusado lançou recentemente o álbum Diretamente das Mantas, junto com o produtor Proflees, em uma parceria entre as cidades moçambicanas de Chimoio e Maputo, que também perpassa por outras cidades de Moçambique. DJ Pisto Rey lançou recentemente a música “Além das Monumentais”, que conta com participações de Carlos Mossoró e do português Ruze, que retratam sobre a cidade de Coimbra, em Portugal.

Ainda por cima, haverá execução de músicas de artistas do Barras Maning Arretadas, tanto inéditas, como já lançadas. Nessas músicas, haverá participando de mais de 10 países, incluindo Cuba, França, Portugal, Angola, Moçambique, Gabão, Brasil, São Tomé e Príncipe, México e Guiné-Bissau.

Além disso, confira um clipe que une Brasil e Cabo Verde:

Ademais, leia mais:
O Pequeno Herói Preto | Projeto mescla linguagens e aborda a representatividade
Afronta! Facing it! Rincon Sapiência e a força do Afrorap
Ana Catão | “Nossa missão é trazer essa história que varreram para debaixo do tapete”

1 Comment

Escreve o que achou!