Até o dia 13 de dezembro o público terá a oportunidade de (re)encontrar um dos grandes sucessos da cena teatral carioca, o solo “Inquieto Coração” de Eduardo Rieche, agora celebrando 15 anos. Com direção de Henrique Tavares, a peça ilumina o lado humano de Santo Agostinho, explorando as questões que moviam seu coração inquieto em direção ao autoconhecimento e ao entendimento do mundo espiritual.
As indagações e provocativas do filósofo, escritor, bispo e eminente teólogo cristão Santo Agostinho (354 d.C.-430 d.C) continuam ressoando contemporâneas, muitas delas ainda sem resposta. Ele aborda a compreensão do tempo, do envelhecimento, dos desejos, das autoavaliações, da verdade e da conexão entre o sagrado e o profano, explorando a alegria de viver.
Suas ideias sobre as relações entre fé e razão, corpo e alma, permearam toda a Idade Média, fazendo dele um Doutor da Igreja cuja obra dialoga tanto com a filosofia grega quanto com correntes filosóficas mais recentes. Com mais de 12.000 páginas escritas, incluindo 313 livros, 247 cartas e 500 sermões, sua influência ecoa em diversas áreas do conhecimento.
“A verdade não é minha, a verdade não é tua – para que possa ser tua e minha.”
Santo Agostinho (Comentários aos Salmos, 103, 2, 11)
As perguntas e provocações do pensador do século IV permanecem relevantes – a busca por compreensão do tempo, do envelhecimento, dos desejos, da autoavaliação, da verdade, da correlação entre o sagrado e o profano, e da alegria de viver.
A dramaturgia de Eduardo Rieche foi elaborada a partir da adaptação de cartas e sermões de Santo Agostinho, assim como de quatro de suas principais obras: “Confissões”, “A Cidade de Deus”, “A Trindade” e “Solilóquios”. Rieche, também formado em Psicologia, teve seu primeiro contato com a obra de Santo Agostinho na faculdade, através da autobiografia “Confissões”. Ele destaca que as obras de Santo Agostinho abordam questões extremamente contemporâneas, explorando uma variedade de temas que foram posteriormente desenvolvidos por diversos autores.
Desde 2008
“Inquieto Coração” estreou em novembro de 2008 na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, permanecendo em cartaz por seis meses ininterruptos devido ao sucesso de público e crítica. Ao longo de 15 anos, a peça foi apresentada em várias cidades brasileiras, atraindo um público de mais de 12 mil espectadores.
Serviço:
ONDE: Teatro Poeira – R. São João Batista, 104, Botafogo / RJ
Tel: (21) 2537-8053
HORÁRIOS: Terça e Quarta às 20h
INGRESSOS: R$60 e R$30 (meia)
VENDAS: Link para Sympla e na bilheteria do teatro de terça a sábado das 15h às 20h, e domingo das 15h às 19h
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
DURAÇÃO: 55 minutos
CAPACIDADE: 171 espectadores
ACESSIBILIDADE: Sim
GÊNERO: Monólogo
TEMPORADA: Até 13 de dezembro
FICHA TÉCNICA
- Dramaturgia e Atuação: Eduardo Rieche
- Direção: Henrique Tavares
- Cenário: Doris Rollemberg
- Figurino: Mauro Leite
- Iluminação: Renato Machado
- Projeto Gráfico: Batman Zavareze
- Trilha Sonora: Eduardo Rieche e Henrique Tavares
- Fotos: Almir Reis
- Administração: Dulce Penna
- Cenotécnico: Renato Silva
- Chefe de Palco: Sabrina do Amaral André
- Confecção de Figurino: Jorge Luiz Pereira
- Gestão de Mídias Sociais: Top Na Mídia Comunicação
- Montagem de Luz: Maurício Fuziyama e Wallace Furtado
- Operação de Luz: Wallace Furtado
- Operação de Som: Marcelo Stu
- Idealização e Produção: Eduardo Rie
Ademais, veja mais:
Dicionário de Ciência da Religião | Conheça o livro que é marco epistemológico desse estudo
Em seguida, confira 6 dicas de livros que levam esperança para 2021