A PAULUS Editora acaba de lançar mais uma obra da coleção “Clássicos do Cristianismo”: “Filoteia – Introdução à Vida Devota” de São Francisco de Sales. Esse bispo e doutor da Igreja é o patrono dos escritores e jornalistas.
A obra tem origem nas cartas de direção espiritual dirigidas por Francisco de Sales à senhora de Charmoisy. A princípio, o livro foi sugerido ao público pelo jesuíta francês Jean Fourier, antigo reitor da Universidade de Pont-à-Mousson. Sob o título alegórico de Filoteia, que significa “amiga de Deus” em grego, a obra destina-se a todas as pessoas de boa vontade, especialmente leigos, convidando à santificação por meio da vida ordinária e do trabalho cotidiano.
Diferentemente das publicações da época, o foco não está nos religiosos e monges, mas naqueles que, com suas responsabilidades sociais, aspiram à devoção. Com uma estruturação em cinco partes, a obra aborda desde o primeiro desejo da vida devota até conselhos para enfrentar tentações comuns, oferecendo exercícios para renovar a alma.
Santo
São Francisco de Sales, nascido em 1567, buscou a santidade desde jovem, estudando com os jesuítas e dedicando-se à vontade do Senhor. Contrariando seu pai, escolheu ser padre e, ao longo de seu itinerário de pregações e evangelização, redigiu suas obras mais importantes. Além de patrono dos escritores e jornalistas, é também cofundador da Ordem da Visitação e doutor da Igreja.
Esta obra clássica integra a coleção que inclui textos espirituais de outros grandes santos, como Santo Antônio de Pádua, Santa Teresa de Jesus e São João Maria Vianney. Com 400 páginas e acabamento em brochura, “Filoteia – Introdução à Vida Devota” é mais uma contribuição para o estudo da espiritualidade e devoção.
Ademais, veja mais:
Dicionário de Ciência da Religião | Conheça o livro que é marco epistemológico desse estudo
Confira 7 livros para o Dia Internacional da Mulher | Maria Madalena e companhia