Em parceria com o Clube das Diretoras, a FILMICCA disponibilizou o minicurso “O Cinema de Chantal Akerman”. Realizado pela jornalista, crítica e pesquisadora Joyce Pais, o curso está liberado para os assinantes da plataforma. Além disso, 12 obras da diretora e um documentário sobre seu trabalho também estão disponíveis na plataforma.
Dividido em três aulas, o minicurso aborda a vasta filmografia da diretora belga e os temas que a diretora trabalha em suas obras. Recentemente, Chantal Akerman fez história ao se tornar a primeira mulher com um filme no topo da lista dos Melhores Filmes de Todos os Tempos da revista britânica Sight&Sound em 2022. O longa em questão é sua obra-prima monumental Jeanne Dielman, disponível na plataforma em versão restaurada.
Para acessar o curso, é só entrar na plataforma.
Chantal Akerman
Chantal Anne Akerman foi uma diretora belga. Era também atriz, roteirista, produtora e professora de cinema. Via o cinema como um “campo gerador de liberdade dos limites da identidade”. Chantal teve grande influência para o cinema feminista e avant-garde, apesar de ela mesma não considerar seus filmes como feministas. Isso porque, para ela, “quando as pessoas dizem que há uma linguagem de cinema feminista, é como dizer só existe uma maneira para as mulheres se expressarem”.
Sobre a Filmicca
A Filmicca é um streaming brasileiro de cinema de arte mundial, do clássico ao contemporâneo. Na plataforma, o assinante encontra filmes exclusivos, lançamentos inéditos, obras dos grandes festivais, clássicos restaurados e muito mais.
Através de uma curadoria exclusiva, a Filmicca apresenta novas estreias toda semana. Além disso, preza pela diversidade e apoia as obras de realizadoras e realizadores de mais de 50 países diferentes, buscando também preservar a memória dos filmes clássicos e raros.
Por fim, leia mais:
Clássicos do cinema da Espanha estreiam na Filmicca
Filmicca traz ‘Jeanne Dielman’, ‘Vamos Conversar, Avó’ e outras pérolas do cinema