Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
votos
Cinema e Streaming

‘Votos’, documentário de Ângela Patrícia Reiniger, estreia no dia 25 de julho

Por
Redação
Última Atualização 4 de julho de 2024
3 Min Leitura
Share
Foto: Divulgação.
SHARE

O documentário Votos, dirigido por Ângela Patrícia Reiniger e roteirizado por ela com Daniella Machado, já tem data de lançamento. O documentário mostra a jornada das pessoas que decidem passar a vida em mosteiros. O longa tem distribuição da O2 Play e produção pela No Ar Comunicação em parceria com a GloboNews e Globo Filmes. Chega aos cinemas brasileiros em 25 de julho.

O filme foi selecionado para a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e premiado no Denver Movie Awards. Votos investiga os motivos que levam pessoas, em pleno século XXI, em duas das mais emblemáticas cidades da América Latina, Rio de Janeiro e São Paulo, a fazer os votos de Conversão de Costumes (Pobreza e Castidade), Obediência e Estabilidade. Por meio de entrevistas, é um convite para compreender a opção de alguém por passar a vida no claustro, ao entrar na vida monástica.

ENREDO

No mundo de hoje, com as pessoas cada vez mais ansiosas por novos prazeres, histórias e símbolos de status. Além disso, onde os relacionamentos humanos são cada vez mais descartáveis, os votos religiosos, ao contrário, são um compromisso para toda a vida. Tanto que, em sua fase final, se chamam votos perpétuos. Votos é único no sentido de revelar uma realidade à qual a maioria das pessoas não têm acesso. Mas que tem, contudo, muita curiosidade sobre o que se passa dentro dos mosteiros e abadias.

“O filme pode desmistificar a vida de pessoas que optaram por fazer votos religiosos e por viver em clausura. Ao conhecer o dia a dia dessas pessoas e entender as motivações delas para as escolhas que fizeram, o público se aproxima dos entrevistados e tem a possibilidade de enxergar o mundo sob a ótica deles. É muito rico ter a possibilidade de levar o espectador a conhecer melhor um ambiente tão pouco explorado”, comenta a diretora Ângela Patrícia Reiniger.

A diretora

Ângela Patrícia Reiniger é jornalista, formada pela PUC-RJ. Iniciou sua carreira profissional na MTV e depois trabalhou na VideoFilmes como produtora e pesquisadora. Em 2006, roteirizou e dirigiu o documentário longa-metragem Três Irmãos de Sangue, sobre Betinho Henfil e Chico Mário. O filme participou do Festival do Rio, da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival de Cinema em Paris. Ganhou o prêmio de Melhor Filme no 5º Cine Fest Petrobras Brasil de Nova York pela votação do público e recebeu inúmeras críticas positivas.

POR FIM, LEIA MAIS:

Maeve Jinkins integra comitê do Oscar

‘Motel Destino’ abrirá o 52º Festival de Gramado

‘A grande fuga’ foca no amor e no respeito

Tags:Cinemacinema brasileirocinema nacional
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7kSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Paul Mescal como William Shakespeare em cena de Hamnet. Divulgação: Courtesy of Focus Features / © 2025 FOCUS FEATURES LLC
Cinema e StreamingCrítica

Crítica Festival do Rio: ‘Hamnet’ é épico feito na medida para emocionar

André Quental Sanchez
7 Min Leitura
Cinema e StreamingCulturaNotícias

Ecos de 1922 | Mostra comemora a Semana de Arte Moderna no CCBB

Felipe Novoa
5 Min Leitura
CríticaCinema e Streaming

Crítica | ‘Tinnitus’ é um instigante filme sobre incômodos

Livia Brazil
6 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?