Luciana Veloso Baruki lançou a terceira e última edição de seu aclamado livro “Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador”. A obra já acumula mais de 450 citações em trabalhos científicos. Em 2018, o livro passou por atualizações para incluir informações sobre a síndrome de burnout. Agora, na nova edição de 2024, a obra conta com um novo prefácio escrito por uma advogada especialista em doenças ocupacionais e uma nova capa.
Com um histórico significativo e reconhecida como pioneira no campo jurídico, “Riscos Psicossociais e Saúde Mental do Trabalhador” abrange temas críticos sobre a saúde mental e as condições de trabalho. Luciana Baruki compartilha insights advindos de sua própria experiência pessoal com assédio e saúde mental, transformando adversidades em um conhecimento que visa ser útil. Sua abordagem pretende com que a obra seja valiosa não apenas para profissionais da área, mas também para o público leigo interessado no tema.
Luciana Baruki é uma auditora-fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, pioneira em ações fiscais contra denúncias de assédio no Brasil. Sua trajetória inclui a coordenação do Programa de Fiscalização do Trabalho Infantil no Estado de São Paulo e a promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros. Com uma formação acadêmica extensa com foco na saúde mental dos trabalhadores, Luciana se destaca não apenas pela sua atuação no Brasil, mas também por suas contribuições internacionais, como a escrita de diretrizes para a implementação da Convenção 190 da OIT na Argentina.
Além disso, Luciana é autora de uma série de artigos em revistas e periódicos e idealizadora
e criadora de conteúdo do perfil @assedioNET nas redes sociais, que tem por objetivo ampliar a conscientização sobre o tema dos riscos psicossociais nos ambientes de trabalho.
Por fim, leia:
Fernanda Ribeiro | Conheça a escritora brasileira que venceu prêmio em Lisboa
Bienal do Livro Rio 2025 registra maior interesse de expositores