O Vidrado, projeto de mobilização e coleta de reciclagem de vidro, inicia uma nova fase no verão de 2026 com a ampliação de sua atuação para Atins, no Maranhão, além da manutenção da operação contínua em Caraíva. A iniciativa é realizada pela SOLOS, em parceria com a Heineken, e tem como foco incentivar o descarte correto de embalagens de vidro em territórios turísticos de alta circulação.
Em sua sexta edição, o Vidrado atua especialmente durante períodos de alta temporada, promovendo coleta seletiva gratuita porta a porta, instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e ações educativas junto a moradores, comerciantes e turistas. O projeto integra a plataforma de sustentabilidade e cultura Green Your City e reforça a estratégia da Heineken® voltada à circularidade do vidro e ao turismo responsável.
Ao longo de cinco anos, o Vidrado já destinou corretamente 154 toneladas de vidro para reciclagem, volume suficiente para a produção de mais de 810 mil novas garrafas.
O material, 100% reciclável e reutilizável sem perda de qualidade, retorna ao ciclo produtivo de forma contínua, reduzindo impactos ambientais em regiões com infraestrutura limitada de gestão de resíduos.
Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!
Em Caraíva, a operação conta com o apoio do AWÊ Réveillon e com a participação ativa da comunidade indígena Pataxó, fortalecendo a integração entre sustentabilidade, cultura local e economia comunitária. Já em Atins, a implementação acontece com o suporte do Grupo Charme, replicando a metodologia desenvolvida e aprimorada pelo projeto ao longo dos últimos anos.
De acordo com a diretora de sustentabilidade do Grupo HEINEKEN no Brasil, Ligia Camargo, a ampliação do Vidrado reforça o papel das marcas na transformação positiva dos territórios onde atuam. A chegada ao Maranhão também responde aos desafios gerados pelo crescimento acelerado do turismo em destinos naturais. Em Caraíva, por exemplo, o consumo de embalagens de vidro pode aumentar até sete vezes durante o alto verão, pressionando o meio ambiente e exigindo soluções estruturais.
Todo o vidro coletado em Atins e Caraíva é destinado a uma indústria recicladora por meio do HEINEKEN Spin, ecossistema de negócios de impacto do grupo, que garante rastreabilidade da logística reversa e destinação circular das embalagens. Além dos ganhos ambientais, o projeto gera impacto social direto ao envolver moradores na operação, fortalecer a economia local e promover educação ambiental contínua, inclusive com ações presenciais e canais diretos de comunicação com comerciantes e turistas.



