Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema e Streaming
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Escola Darcy Ribeiro tem seleção aberta para jovens de baixa renda. cinema pós-pandemia
Cinema e Streaming

Curta no Almoço transforma horário de descanso em sessão de cinema gratuita no Centro do Rio

Por Redação
Última Atualização 25 de agosto de 2026
4 Min Leitura
Share
(pixabay)
SHARE

Quem trabalha ou circula pelo Centro do Rio de Janeiro terá uma opção diferente para o horário do almoço em setembro. Entre os dias 1º e 25, a CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe a 13ª edição da mostra Curta no Almoço, com 20 curtas-metragens brasileiros exibidos gratuitamente em sessões rápidas ao longo do início da tarde.

A proposta é simples e funciona justamente pela adaptação à rotina da região. Em vez de exigir que o público reserve uma noite inteira para ir ao cinema, a mostra ocupa o intervalo do almoço com sessões às 12h, 12h45 e 13h30, de terça a sexta-feira. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados 30 minutos antes de cada exibição.

A programação reúne produções de oito estados e do Distrito Federal, passando pelo documentário, ficção, animação e obras híbridas. São filmes com origens, personagens e temas bastante diferentes, mas unidos pela possibilidade de oferecer uma experiência cinematográfica em poucos minutos.

Entre os destaques está Chega de demanda, Cartola, clássico de 1975 dirigido por Roberto Moura sobre o sambista mangueirense. A presença do filme na programação também cria uma ponte entre diferentes momentos da produção audiovisual brasileira.

Outro título é No mar, que acompanha um professor com deficiência física em uma travessia em mar aberto. Já Nação comprimido aborda, em tom de comédia dramática, o envelhecimento da população LGBTQIA+.

A seleção ainda inclui As Marias, sobre a vida de trigêmeas em Guia Lopes da Laguna, no Mato Grosso do Sul, e Cidade afluente, ficção que se debruça sobre a precarização do trabalho e suas relações.

No encerramento, em 25 de setembro, o público poderá acompanhar uma sessão seguida de conversa com Roberto Moura e Rodrigo de Janeiro, diretor de A jornada do Valente, filme sobre o sambista Assis Valente.

A mostra também reserva os dias 23 e 24 de setembro para sessões totalmente acessíveis a pessoas com deficiência visual e/ou auditiva. A curadoria dessas sessões será realizada por pessoas com deficiência.

A iniciativa amplia o alcance da programação e coloca a acessibilidade como parte efetiva da mostra, não apenas como um recurso complementar.

Criado em 2007, o Curta no Almoço nasceu da trajetória do cineclubista Guilherme Whitaker na difusão do curta-metragem. Whitaker também criou, em 2000, o portal Curta o Curta, dedicado à exibição online de produções de curta duração.

Em um momento em que os longas dominam a maior parte do circuito comercial, a mostra propõe olhar para um formato que continua sendo espaço de experimentação, descoberta de novos realizadores e diferentes formas de contar histórias. Para o público carioca, fica também a oportunidade de trocar, por alguns minutos, a correria do Centro por uma sessão de cinema.

Serviço – Mostra Curta no Almoço

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio, Rua do Passeio, 38, Centro, Rio de Janeiro
Data: 1º a 25 de setembro de 2026
Sessões: de terça a sexta-feira, às 12h, 12h45 e 13h30
Entrada: gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão
Acessibilidade: sessões 100% acessíveis nos dias 23 e 24 de setembro
Encerramento: 25 de setembro, com bate-papo com os cineastas Roberto Moura e Rodrigo de Janeiro
Classificação indicativa: consultar a programação de cada sessão
Informações: (21) 3083-2595

Siga-nos e confira outras notícias @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!

Leia mais

  • Crítica: ‘Coyote vs. Acme’: O filme que se recusou a morrer
  • Crítica: ‘Só Por Uma Noite’ é comédia romântica tradicional em universo nada convencional
  • Crítica: ‘Muito Prazer’ transforma o absurdo em forma inteligente de discutir sexo e intimidade

Tags:Assis Valentecaixa cultural rio de janeiroCartolacentro do Riocinema brasileirocinema gratuito no RioCurta no Almoçocurtas-metragenseventos de graça no rioeventos gratuitos no riofilmes grátisprogramação cultural rio de janeiroRoberto Moura
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Sony Pictures divulga primeiro trailer e cartaz oficial de “Mestres do Universo”, aguardado live-action do herói He-Man
Cinema e Streaming

He-man sem força? Mestres do Universo decepciona nas bilheterias globais, mas conquista o Brasil

Redação
7 Min Leitura
Cinema e StreamingCrítica

Crítica: Homem com H é tudo verdade e sem pudor

André Quental Sanchez
8 Min Leitura
flavia guerra na ecofalante 11 sarah maldoror
Cinema e StreamingNotícias

11ª Mostra Ecofalante traz debate sobre cinema decolonial

Alvaro Tallarico
3 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?