Rolou do dia 9 ao dia 20 de setembro o Festival Internacional do Documentário Musical, o IN-EDIT. O festival, que teve sua origem em 2003 em Barcelona, na Espanha, e hoje acontece em vários países, começou no Brasil em 2009. A princípio, seu objetivo é fomentar a produção de documentários que tenham a música como instrumento integrador. Esse ano o festival foi todo online, e teve a criação de uma plataforma para a exibição dos filmes.
Contudo, infelizmente, as produções não continuarão disponíveis na plataforma do festival. Porém, não fique triste: desde segunda-feira, dia 21 de setembro, o site que hospedava os documentários se transformou na IN-EDIT TV, uma plataforma de streaming de documentários musicais. Inicialmente com 40 documentários disponíveis, a IN-EDIT TV terá novos curtas e longas ao longo do tempo. A saber, para assistir os docs, você terá que pagar um módico valor de R$3 ou R$5 por filme, entretanto, alguns deles poderão ser vistos de graça.
Ademais, o festival fez uma parceria com a SP Cine Play, que disponibilizará gratuitamente em sua plataforma dez filmes que já participaram do IN-EDIT. Os documentários poderão ser conferidos até o dia 20 de dezembro desse ano.
Aliás, conheça alguns dos documentários que poderão ser encontrados no site:
Inaudito
Direção: Danielly O.M.M. e Gregorio Dananiam.
A estrela do documentário é o guitarrista Lanny Gordin, que tocou com músicos brasileiros de renome, como Gal Costa, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jards Macalé. Enfim, no filme, ele conta como é seu processo de composição e fala sobre sua vida.
Meu amigo Cláudia
Direção: Dácio Pinheiro.
Documentário sobre Cláudia Wonder, a travesti que marcou presença na cena musical dos anos 80 e rompeu vários preconceitos. A princípio, mostra, também, sua importância no campo político, com sua luta pela assistência e proteção à comunidade LGBTQIA+.
Yorimatã
Direção: Rafael Saar.
Autoras de várias canções interpretadas por importantes artistas brasileiros, como Ney Matogrosso e Nana Caymmi, a dupla formada por Luhli e Lucina é o foco desse documentário. Afinal, as duas mulheres passaram a vida pesquisando e criando música brasileira de diversos gêneros, além de compartilharem tudo, inclusive o marido.
Zuza Homem de Jazz
Direção: Janaina Dalri.
Filme sobre o músico, produtor musical, jornalista e crítico Zuza Homem de Mello. Em suma, sempre envolto por música, em qualquer ambiente, o documentário acompanha o dia a dia desse multiartista. Posteriormente, mostra a influência do jazz na música brasileira.
Por fim, para acessar, visite https://br.in-edit.tv.
Ademais, veja mais:
Conheça os vencedores do Festival Internacional do Documentário Musical | IN-EDIT
É Tudo Verdade 2020 apresenta 17ª edição da Conferência Internacional do Documentário
Começa hoje o Festival de Cinema de Gramado