Cinema
A função social do audiovisual | Filme brasileiro ‘COmbatentes pela VIDa’ ganha prêmio internacional
Publicado
3 anos atrásem
Por
Luciano Bugarin
Falemos sobre a função social do audiovisual. Existe um bordão que é “Cinema é a maior diversão”. Realmente, apesar de atualmente os serviços de streaming estarem cada vez mais dominando o mercado de exibição de filmes, ir ao cinema ainda é uma grande diversão. Ou pelo menos era antes desta pandemia que assola o mundo atualmente.
Porém, isto não significa que o cinema seja apenas diversão. Realmente, o cinema como conhecemos iniciou-se como uma curiosidade científica totalmente voltada ao entretenimento, ao contrário de todas outras formas de arte anterior a ele. Se por um lado isto é um aspecto negativo para seus críticos, por outro é um aspecto positivo para seus entusiastas.
Existem poucos temas no mundo que ainda não tenham se tornado assunto de algum filme. O cinema é atualmente a ferramenta mais eficaz e direta nos meios de comunicação de enviar uma mensagem. Seja em longas-metragens, curtas ou vídeos feitos para a internet.
Fonte de conhecimento e entretenimento simultaneamente
Existem diversos estudos que falam sobre o aspecto de espetáculo do cinema. Seria então um filme a melhor ferramenta para abordar temas sociais sérios como por exemplo miséria, guerra, assassinatos políticos, preconceito, pena de morte, entre outros temas complexos? Uma família ao ir ao shopping, comprar sua pipoca ou seu lanche e assistir a um filme que aborde algum destes assuntos estará realmente aprendendo ou absorvendo algo? Estará se informando enquanto “se diverte”?
Segundo alguns estudiosos como Walter Benjamin e Ernst Gombrich, sim. De acordo com eles, o cinema tem uma vantagem justamente na relação de entretenimento com o espectador, que acaba tendo uma postura mais positiva com os “ensinamentos” passados a ele. Mais do que se ele tivesse que ler um livro ou assistir a uma palestra.
Em vista disso podemos pensar que sim, filmes com uma mensagem social são importantes para que nossa sociedade possa refletir sobre diversos assuntos e temas atuais de acordo com cada país, região e cultura. Podemos pensar em cineastas como Ken Loach, Costa-Gravas e Eduardo Coutinho, entre outros.
Cinema e a COVID-19 – A função social do audiovisual
Com o mundo em estado de alerta pela pandemia da COVID-19, praticamente todos os setores voltam suas atenções aos efeitos causados pelo avanço do vírus nas cidades. Seja para falar sobre os efeitos do isolamento social que vem sido praticado como uma forma de contenção da contaminação, seja para falar sobre quem está pesquisando uma possível vacina, seja para falar sobre as possibilidades de surgimento de outros vírus tão fortes como o corona se o ser humano não parar com o devastamento das florestas, ou seja para falar sobre os profissionais mais importantes no combate atualmente ao vírus: Os profissionais de saúde.
O filme COmbatentes pela VIDa (cujo título faz menção ao nome da doença) é um exemplo de filmes que foram realizados neste cenário de pandemia e que procura conscientizar as pessoas a respeito da situação dos profissionais de saúde. Vimos barbarizados diversos profissionais serem agredidos verbal ou fisicamente durante estes meses, por diversos motivos (irracionais). Devemos todo nosso respeito, admiração e consideração por estas pessoas.
Porém não é apenas chamar eles de heróis e depois que passar a pandemia esquecer de tudo. O respeito tem que ser constante. Também não adianta nada admirar o médico e achar que o técnico de enfermagem tem menos importância ou “não sabe de nada”. Cada função é importante no cuidado da saúde das pessoas. Cada profissional é peça de uma grande engrenagem.
O filme “COmbatentes pela VIDa” acabou de ser premiado como melhor documentário no Quarantine Film Challenge. Festival de filmes feitos no isolamento que foi organizado em Nova Dehli, na Índia. É uma grande felicidade este reconhecimento. Que ele seja passado para os profissionais de saúde que aparecem no filme e também todos ao redor do mundo que lutam diariamente pelo nossa saúde!
Enfim, assista:
Ademais, veja mais:
O cinema brasileiro independente pede passagem
“Fora de Casa” homenageia profissionais que não podem se isolar | Assista
Nódulo | Nova animação brasileira retrata mundo em isolamento
Professor de artes e cineasta independente. Sou cinéfilo, fã de Simpsons, entusiasta de artes que fogem do óbvio e músicas barulhentas.

Você pode gostar
Estação Net Botafogo terá Mostra de filmes ‘Pioneiras do Cinema’
Missão: Alegria em tempos difíceis | Documentário para rir e se emocionar
Como sobrevivi a mim mesma nesta quarentena | Monólogo realiza temporada relâmpago
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica
Maya | Peça-filme homenageia mulheres cineastas
Nunca mais serei a mesma | Sobre violência de gênero em países latinos
1 Comentário
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio
Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá
Publicado
2 dias atrásem
21 de março de 2023Por
Redação
A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.
A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.
Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:
No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.
Péricles
Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli
Por último, leia mais:
Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado

Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado

Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação

Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
Cultura


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.


Madrugada Amiga na Rádio Catedral FM fala de Quaresma e São José
O jornalista Alvaro Tallarico comanda a Madrugada Amiga Shalom na Rádio Catedral FM
Crítica


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional


Crítica | Em ‘Shazam! Fúria dos Deuses’ a diversão se sobrepõe aos problemas
Mesmo com problemas vindos do universo que Zack Snyder estava construindo, 'Shazam 2' consegue manter seu brilho


Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Hoje é a noite da 95ª cerimônia do Oscar. Um dos prêmios mais famosos da indústria cinematográfica. Um dos favoritos...
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”


Páscoa | Conheça 4 livros para entender Jesus
Confira uma seleção de obras literárias para compreender a história de Cristo
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Gastronomia6 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cultura7 dias atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Música6 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Pingback: SARS-CoV-2 / O Tempo da Pandemia | Filme retrata bem o ponto de vista dos médicos