Conecte-se conosco

Cinema

A História do Olhar | É Tudo Verdade 2022

Publicado

em

Abrindo o Festival Internacional de Documentário É Tudo Verdade, temos “A História do Olhar”, o filme mais novo do diretor britânico Mark Cousins. Fugindo um pouco da habitual narrativa linear, Cousins passa quase todo o filme filosofando sobre a beleza e a importância da visão na sua vida. Longe de ser tornar algo enfadonho, o longa apresenta uma honestidade e abertura tocantes que realmente fomentam uma apreciação consciente sobre a visão.

A história

De forma clara e bela, “A História do Olhar” é uma ode à visão e ao que pode ser visto, em especial os filmes. Durante todo o longa, Cousins usa de diversos paralelos e notas sobre filmes famosos e outros nem tanto que conferem um tremendo poder visual para a sua mensagem. Uma das imagens mais viscerais da quais Cousins toma emprestado é do clássico surrealista “Um Cão Andaluz” do diretor espanhol Luiz Buñuel. Em uma das cenas mais memoráveis do curta, um homem observa uma nuvem fina quase atravessando o caminho da lua; ao mesmo tempo, esse homem segura o olho da sua parceira aberto, com uma navalha em guarda, esperando.

A lâmina corta o olho da mulher, o bisturi do médico corta a retina de Cousins, a audiência fica chocada. Assim, esse “empréstimo” cria uma rima visual com a cirurgia de catarata que o Cousins faz. Com uma ideia tão simples, podemos ver o quão incrível é o poder da imagem, o quanto ela pode nos afetar não só emocionalmente como fisicamente. No fundo toda imagem é só luz movimento e cor organizadas e digeridas pelo nosso cérebro. Ainda bem que coisas tão corriqueiras conseguem criar sensações tão fortes.

Finalmentes

Com uma carreira de mais de 30 anos dedicada ao cinema, Mark Cousins escreveu e dirigiu diversos filmes sobre essa arte, e além disso, dedicou parte dos seus talentos para escrever o livro “The Story of Looking” no qual ele se baseou levemente para dirigir o filme “A História do Olhar”. Dessa forma, esse documentário se apresenta como mais do que só imagens bonitas e reminiscências pré cirurgia, mas sim um ensaio sobre o que faz da vida “bela”.

Ademais, veja mais

Os Segredos de Dumbledore | Crônicas de Animais Fantásticos

Dia Mundial do Livro | Confira 6 dicas para incentivar a leitura entre os jovens

Barbados quer viajantes brasileiros | Delegação da Ilha caribenha esteve no país para a WTM Latin America

Cinema

Museu do Amanhã exibirá filmes da Mostra Ecofalante de Cinema durante a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente 2023

Serão 10 filmes do mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais

Publicado

em

Aguas Do Pastaza ecofalante 2023 SEMEIA

Como parte da programação da SEMEIA, a Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, o equipamento cultural exibirá 10 filmes da Mostra Ecofalante de Cinema, um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.

A princípio, as sessões acontecerão entre os dias 6 e 9 de junho e contarão com acessibilidade para pessoas surdas. No dia 7, uma das produções contará também com Closed Caption e, no dia 8 de junho, no feriado de Corpus Christi, a exibição terá, ainda, com Closed Caption, audiodescrição e Libras.

Destaques

A programação da mostra abre no dia 6 de junho com o filme “Águas do Pastaza”, sobre a comunidade Suwa, localizada na fronteira entre o Equador e o Peru.

No dia 7, os curtas “Dia de Pesca e de Pescador” e “Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada” falam sobre como o brincar está inserido no dia a dia das crianças indígenas e como o cotidiano dessas comunidades se reproduzem de forma lúdica.

“Crescer onde nasce o sol” se passa numa comunidade onde o brincar parece não ter lugar e este ato se torna quase uma ação de resistência pelas crianças que, brincando, sonham com um futuro melhor. Por fim, “Aurora, a Rua que Queria Ser Rio” traz a história de um rio reprimido e canalizado para dar lugar ao “progresso”.

No dia 8 de junho, o documentário “Mata” abordará a resistência de um agricultor e uma comunidade indígena diante do avanço das plantações de eucalipto. A sessão será a única com Closed Caption, audiodescrição e Libras. Para encerrar, o último dia abre com “Borboletas de Arabuko”, que retrata o ofício de cultivadores de borboletas no Quênia e como essa prática incomum acabou ajudando a preservar a maior e última floresta remanescente da África Oriental. Em seguida, “Movimento das Mulheres Yarang” documentou a história de um grupo de mulheres do povo Ikpeng, que formou um movimento para coletar sementes florestais e restaurar as nascentes do Rio Xingu, que passa por suas aldeias. Por fim, “Meu Arado, Feminino”, destaca a pluralidade feminina do campo e seu elo com a natureza.

SEMEIA

De 5 a 11 de junho, a SEMEIA, Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã, que faz parte da rede de equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, trará uma programação com rodas de conversa, oficinas, filmes, ativações artísticas e shows. Afinal, o objetivo é promover trocas e aprofundamentos sobre temas como preservação da água, saberes tradicionais, soberania alimentar, crise climática, direito à informação e cooperação para a sustentabilidade. Todas as atividades são gratuitas e algumas precisam de inscrição antecipada porque estão sujeitas a lotação.

Em seguida, confira a programação da Mostra Ecofalante durante a SEMEIA:

6 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de cinema

Onde: Observatório

Filme Águas de Pastaza (Inês T. Alves, Portugal, 60′, 2022) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

7 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de cinema

Onde: Observatório

Dia de Pesca e de Pescador (Mari Corrêa, Brasil, 2015, 3′) *com Libras

Osiba Kangamuke- Vamos lá Criançada (Haja Kalapalo, Tawana Kalapalo, Thomaz Pedro, Veronica Monachini, Brasil, 2016, 19′) *com Libras

Crescer onde nasce o sol (Xulia Doxágui, 2021, Brasil, 13′)*com Libras e Closed Caption

Aurora, a Rua que Queria Ser um Rio (Redhi Meron, 2021, Brasil, 10′) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

8 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de Cinema

Mata (Fábio Nascimento, Ingrid Fadnes, 2020, Brasil / Noruega, 79′) *com Libras, Closed Caption e audiodescrição

Onde: Observatório

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

9 de junho

14h – Mostra Ecofalante

Mostra de Cinema

Onde: Observatório

As Borboletas de Arabuko (John Davies, 2020, Reino Unido, 10′) *com Libras

Yarang Mamin – Movimento das Mulheres Yarang (Kamatxi Ikpeng, 2019, Brasil, 21′) *com Libras

Meu Arado, Feminino (Marina Polidoro, 2021, Brasil, 21′) *com Libras

Parceria: Mostra Ecofalante

Classificação: Livre

Inscrições antecipadas via Sympla (lotação limitada a 30 pessoas)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências