A partir deste domingo, 23 de julho de 2023, o público ganha acesso gratuito ao rico acervo digital que reúne a obra de vida de uma das mais proeminentes pioneiras do jornalismo ambiental no Brasil, a jornalista Liana John. São mais de 40 anos de trabalho, incluindo 6 blogs e 1.285 reportagens, artigos e entrevistas, além de livros, cartilhas educativas sobre fauna e diversos outros materiais sobre meio ambiente, agricultura, ciência e tecnologia.
A saber, o lançamento do site marca o segundo aniversário do falecimento da jornalista, que aconteceu em julho de 2021, aos 63 anos. Ao longo de seus 40 anos de carreira, Liana John alcançou reconhecimento nacional e internacional. Escreveu para veículos como National Geographic Brasil, Planeta Sustentável, O Estado de São Paulo, Veja, Horizonte Geográfico, Ciência Pantanal, e foi uma das criadoras da revista Terra da Gente. A maioria de seu vasto conteúdo está integralmente no site.
A filha da Liana John, Melissa de Miranda, destaca que o acervo é uma jornada pelo mundo do jornalismo ambiental através dos olhos e da experiência de uma das pioneiras do setor. As reportagens continuam relevantes e oferecem uma perspectiva única sobre a cobertura das questões ambientais no Brasil. Ou seja, dessa forma, é uma documentação sem precedentes no país. O acervo aborda temas como biodiversidade, inovação, meio ambiente, agricultura e viagens. Ademais, a seção “Blogs” conta com mais de 200 artigos que exploram as intersecções entre esses temas, incluindo entrevistas com pesquisadores e curiosidades sobre a fauna e a flora. Destacam-se também a série de reportagens “Plantadores de Florestas” e o blog “Economia Criativa”, que documenta os avanços da reciclagem na Holanda.
Jornalismo Ambiental em Notas de Viagem
Além disso, no blog “Notas de Viagem”, Liana John compartilha relatos sobre suas viagens ao redor do mundo, desde o Polo Sul ao Polo Norte, produzindo reportagens em todos os continentes. O legado da jornalista também pode ser encontrado na seção “Livros”, onde os visitantes podem acessar mais de 30 títulos escritos, editados e organizados por ela. Entre as obras disponíveis para download gratuito estão “Jaguar – O rei das Américas” (2010) e “Amazônia – Olhos de Satélite” (1989). A seção “Outras produções” oferece pôsteres, postais, folhetos e cartilhas educativas, ideias de Liana John em colaboração com pesquisadores brasileiros, com o objetivo de promover a conservação de biomas e espécies.
Em suma, essa é uma oportunidade para o público continuar explorando e aprendendo com o trabalho da jornalista, fonte de aprendizado para as futuras gerações, incentivando a compreensão e defesa da ciência e do meio ambiente.
Afinal, confira o site: LianaJohn.com.br
Por fim, leia mais:
Yoga De Rua | Conheça o extraordinário na simplicidade
Yamas e Niyamas | Conheça as dez principais diretrizes do Yoga
Entenda os benefícios de uma alimentação vegana de qualidade