Cultura
Conheça o Turno Extra e os board games
Publicado
2 anos atrásem
Por
Sérgio Menezes
Aline Costa é a criadora do blog/canal Turno Extra, o qual surgiu para relatar suas experiências pessoais com board games. Mais tarde, a pedidos de leitores, veio o canal no YouTube. A princípio, para aproximar a relação entre quem acompanha e quem produz o conteúdo. Gosta de eurogames e deckbuilding, mas não dispensa conhecer um bom jogo independente de qual seja o estilo. Organizou eventos e realizou monitoria de jogos durante alguns anos em diversos espaços. Formada em Letras-Português/Literatura, já prestou serviços de revisão de jogos, quadrinhos e livros.
O Turno Extra é um blog/canal cujo objetivo é a produção de conteúdo amplo e diversificado sobre board games, são textos e vídeos de resenhas, entrevistas, tutoriais, relatos de partidas, coberturas de eventos e notícias. Grande foco no mercado nacional.
Vamos conhecer um pouco mais sobre boardgames e o seu trabalho.
Sergio Menezes: Como começou seu amor pelos Board Games?
Aline Costa: Acho que começou na época do início do sucesso da série de TV de Game Of Thrones, quando vi o anúncio do lançamento de um jogo de cartas temático aqui no Brasil. Eu já tinha experiência jogando Magic The Gathering e um jogo de miniaturas chamado Heroclix, mas esses são jogos que funcionam dentro de um universo bem próprio, como eventos
exclusivos e voltados para o cenário competitivo. Jogar o Game Of Thrones LCG me fez conhecer os eventos dos chamados jogos modernos.
Nesses eventos, no geral, vários jogos diferentes são jogados juntos em diversas mesas distintas e o objetivo é mais centrado na diversão do que na competição. Assim fui conhecendo cada vez mais novos títulos, tanto nacionais quanto importados, e o interesse foi crescendo junto com a coleção. Os jogos modernos oferecem uma diversidade tão grande de mecânicas e temas que impressiona muito quando a gente começa a conhecê-los. Cada novo jogo parece um novo universo. Mesmo depois de algumas centenas de jogos jogados, eu ainda volta e meia sou surpreendida.
SM: Qual seu estilo de Board Game favorito e por quê?
Aline Costa: Pergunta difícil. Eu me considero bastante eclética em termos de jogos. Porém, acho que se for para citar um estilo como principal seria o chamado Euro. No geral, são jogos em que os jogadores administram algo e o objetivo é ser o mais eficiente, fazendo assim uma pontuação maior do que de seus oponentes. Não há confronto direto entre os jogadores e todos jogam a partida até o final, uma característica que acabou meio que se tornando regra nos jogos modernos até mesmo de outros estilos.
Leia mais:
Linha de Tensão | Minissérie documental mostra luta contra o narcotráfico
Rede de Ódio | Filme polonês aborda fake news e política
O Despertar da Lenda | Crônica de um heroísmo
SM: Os Board Games vem numa crescente, abrindo locais para jogos em família e amigos, quais seriam suas apostas para as próximas conquistas do mercado?
Aline Costa: Não é exatamente uma aposta, é mais uma torcida pessoal. Eu espero muito que os jogos modernos deixem de ser um produto de nicho e altamente elitizado. Acho que a popularização de locais em que as pessoas podem ter acesso facilitado a esses jogos é um caminho. Acho que um outro, e esse locais podem ter um papel difusor importante nisso, são os jogos nacionais. Nós temos game designers incríveis que, além de criarem com tanta qualidade quanto os estrangeiros, podem atender as especificidades do nosso mercado e público. Um grande desafio a ser vencido ainda é romper com o modelo que vem lá de fora e
pensar mais no nosso próprio público do que no deles.
SM – Se tivesse que indicar jogos de entrada para adultos, quais seriam? E para crianças e adolescentes?
Aline Costa: Para jogo de entrada, eu não faço muita diferenciação entre adultos e adolescentes. A separação maior é realmente quanto a crianças, mas muitos jogos “para adultos” dá para jogar com crianças tranquilamente. Um jogo que funciona muito bem para todas as idades é o Dr. Eureka, ele é um jogo de destreza e agilidade. No Brasil, tivemos a abertura recentemente uma editora especializada no público infantil que é a Curió Jogos, eles têm dois títulos lançados até agora – Macacos Me Mordam e Quero Quero.
Para os adultos especificamente, os anos passam e o Coup continua sendo sucesso absoluto, é um jogo de blefe para quem
curte intriga. Eu gosto muito também de um jogo chamado Córtex, que é de desafios de raciocínio. Falando de jogos nacionais, eu indico os jogos da TGM Editora, o foco deles é jogos festivos, tem uns títulos ótimos e com um trabalho gráfico bem legal. Eu gosto muito de um jogo deles chamado Quix, ele é uma adedanha mais organizada e com umas regrinhas a mais para ficar mais divertido. Um outro nacional que as pessoas costumam gostar muito é o Pablo, um jogo de cartas musical, os jogadores precisam cantar músicas com as palavras das cartas.
Para encerrar, eu indico um jogo que saiu recentemente que é o Sereias, ele é um jogo de cartas em que as sereias capturam barcos. É um jogo muito divertido e a arte é incrível, não apenas pela beleza, mas por trazer
uma representação feminina bem diversificada e nada sexualizada.
SM – Você participou da Gen Con, como foi essa experiência com outras criadoras de conteúdo e desenvolvedoras?
Aline Costa: Foi uma experiência sensacional que me colocou em contato com muita gente que eu não conhecia. Acho que essa é uma das vantagens de um evento assim online, a oportunidade de reunir pessoas dos mais diferentes lugares. Nos eventos presenciais não há tanta diversidade, acaba ficando mais restrito aos mesmos grupos locais. Além disso, o evento abriu um espaço incrível para discussão de pautas sobre representatividade, algo muito necessário de ser falado e que ainda está acontecendo a passos bem lentos e tímidos na área dos jogos analógicos.
Um evento do porte da Gen Con colocar a questão com destaque marca um posicionamento importante, pois incentiva que a discussão se espalhe e dá visibilidade para o trabalho de pessoas fora do padrão “homem cis hétero branco”. E quem sabe algum dia essas pessoas possam ser chamadas apenas para falar sobre os jogos e não como é ser “não-padrão” no meio dos jogos, mas enquanto esse dia não chega é preciso seguir lutando para ocupar os espaço e torná-los mais plurais.
SM – Se você fosse criar um Board Game, como seria? Tem essa vontade de um dia criar algum?
Aline Costa: Eu gostaria bastante de criar um jogo algum dia, apesar de achar essa uma possibilidade bem remota. Se eu fosse criar um jogo seria algo pequeno, com poucos elementos, regras simples e tempo de partida curto. Apesar de ser uma grande apreciadora de jogos longos, sempre que olho um jogo e penso “gostaria de ter criado isso” são jogos menores. Se eu pudesse aliar esse formato com temas da cultura brasileira seria perfeito, há muito a ser explorado e eu acho que um formato mais compacto de jogos facilitaria alcançar um público mais amplo.
Eu admiro muito o game design oriental em geral. Gosto bastante do trabalho de uma editora japonesa chamada Oink Games. Eles têm um catálogo muito interessante de jogos minimalistas, mas que são inovadores e possuem um trabalho gráfico incrível, algo que considero muito importante. No Brasil, a Diceberry Editora tem um trabalho bem legal com microjogos, vale a pena procurar conhecer.
SM – Soube que teve algumas experiências ruins em eventos e locais, que tipo de situações precisam mudar nesse meio?
Aline Costa: Acho que o que precisa mudar basicamente é que os relatos referentes a situações abusivas pararem de ser ignorados pela comunidade. O pior de tudo nas experiências ruins que eu tive foi ver que ninguém se importava. Em geral, as pessoas se incomodavam mais com o fato de eu falar sobre o assunto do que com o que tinha acontecido comigo. Isso fez eu me sentir muito isolada, o que gera um efeito muito louco que é você acabar se sentindo errada mesmo tendo plena consciência que não é verdade. Você acaba tentando encontrar justificativas para as ações das pessoas.
SM – Por fim, e não menos importante, quais próximos projetos, algo que pode nos adiantar?
Aline Costa: Eu sigo com meu canal no Youtube e o meu blog tentando sempre melhorar e diversificar o conteúdo. Não é uma tarefa fácil, eu basicamente faço tudo sozinha, então por vezes é um esforço que não aparece muito para quem está de fora. Eu sempre produzi o meu conteúdo muito voltado para o jogo nacional e a ideia é seguir cada vez mais nesse foco. Na minha avaliação, algo que precisa ser melhorado ainda é a questão da diversidade. Então é algo que pretendo aumentar a minha
atenção, tentar dar uma visibilidade e destaque maiores ao trabalho de membros de grupos minoritários dentro da nossa comunidade.
Saiba mais sobre o Turno Extra e os Board Games em:
https://turnoextrabg.com.br/
https://www.youtube.com/c/TurnoExtraBG/
https://www.facebook.com/blogturnoextra
https://www.instagram.com/turnoextraoficial/
Coreógrafo de Danças Urbanas e produtor cultural. Amante de K-pop e viciado em séries. Eterno estudante de marketing, linguagem corporal e inteligência social.

Cultura
Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino – São Gonçalo com a
Camerata Jovem do Rio de Janeiro
acontece em 30 de março
Publicado
18 horas atrásem
23 de março de 2023Por
Redação
Haverá um concerto gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, dia 30 de abril, às 17h
A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), projeto que há 25 anos promove a inclusão social de crianças e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade por meio do ensino de música clássica, acaba de chegar à comunidade do Jardim Catarina, em São Gonçalo.
A princípio, no dia 30 de março de 2023, o projeto oficializará a implantação do novo núcleo de aprendizado no território, em um concerto inaugural gratuito com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina.
As aulas começam na primeira semana de abril, atendendo a 110 alunos já inscritos com classes de instrumentos de corda como violino, viola, violoncelo e contrabaixo; além de flauta doce e musicalização. Posteriormente, os alunos vão compor uma nova orquestra de cordas. A ação é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Esforço coletivo no Jardim Catarina
“Em termos de inclusão musical, nunca houve nenhuma ação como esta em São Gonçalo, portanto é um momento muito especial e estamos com grandes expectativas. Temos certeza de que o projeto se tornará modelo e que vai trazer muitos benefícios aos moradores e aos jovens da região. Quando a sociedade civil, as ONGs e as empresas cidadãs se unem, isso se traduz em justiça social”, conclui Fiorella.
Por fim, a criação do novo núcleo de ensino é o resultado de um esforço coletivo que uniu a ONG, lideranças locais, a Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Catarina e a Águas do Rio. Este será o 7º núcleo de aprendizado da ASMB no Rio de Janeiro.
Por último, leia mais:
Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)
Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui

Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina

Keira Knightley recebe homenagem no Telecine Touch

‘Interactions – When Cinema Looks to Nature’ estreia na América Latina
Cultura


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira


Mulheres. Somos assim! O Musical | Espetáculo tem entrada gratuita
Musical ganha apresentação no Galpão da Seropec com entrada gratuita


‘A Noite dos Palhaços Mudos’, HQ da Laerte, ganha nova edição pela Conrad
Cheia de humor e com forte subtexto político, a nova edição sai pela coleção HQ Para Todos.
Crítica


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Gastronomia7 dias atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Cultura1 semana atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Música7 dias atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema4 semanas atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema3 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente