Aparecida | Conheça um destino de fé, conexão espiritual e lazer

Aparecida é mundialmente conhecida por abrigar o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida e sua Basílica. Uma construção diferente, com tijolos aparentes, a segunda maior catedral do mundo, sendo menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano. Desde quando encontraram a imagem da santa, em 1717, nas águas do Rio Paraíba, o destino passou a receber devotos em busca de graças e para agradecer as que alcançram na primeira capela de madeira construída em 1745. Porém, posteriormente, Nossa Senhora Aparecida ganhou a proclamação de Padroeira do Brasil, em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI.

A cidade hoje oferece vários atrativos que complementam a visita a Basílica, todos ligados a espiritualidade do local. O Trem do Devoto corre sobre um monotrilho passando por cenários com 128 estátuas que retratam os principais momentos da vida de Cristo. Também é uma opção de transporte que liga a Cidade do Romeiro ao Porto de Itaguaçu, onde encontraram a imagem. Esse trajeto, o Caminho do Rosário, tem 1,4Km de extensão, se divide em vinte cenários retratando os quatro Mistérios do Rosário (Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos). É uma experiência de contemplação.

Museu

No Museu de Cera podem ser vistas estátuas, 68 no total, em tamanho natural, que retratam os principais milagres e acontecimentos relacionados à Nossa Senhora Aparecida. Há também a reprodução das imagens do Papa João Paulo II, Madre Paulina, Frei Galvão, Princesa Isabel e devotos famosos, como Ronaldo Fenômeno, Renato Aragão, o cantor Daniel e o cosmonauta Marcos Pontes. Ainda por cima, tem um memorial da devoção a Nossa Senhora Aparecida. Ali há também o Cine Padroeira, uma experiência de imersão, em uma sala de cinema, que reúne o que existe de mais moderno em projeção cinematográfica. O espaço exibe o filme “A História de Nossa Senhora Aparecida”, com imagens simultâneas em cinco telas especiais, criando efeitos holográficos em 3D.

Visitar a Cúpula dá uma visão da dimensão do interior da Basílica. Além disso, caminhar pela Passarela da Fé pode ser um momento de oração e agradecimento. Esse caminho que liga o Santuário a Basílica Velha, teve inauguração em 1.888. Possui riquezas de detalhes em sua decoração interna.

Os Bondinhos Aéreos de Aparecida percorrem 1,1Km a uma altura de 120 metros, chegando à Torre do Mirante com 30 metros. Lá tem um andar panorâmico onde é possível ter uma visão de 360° do complexo, com acesso feito por elevadores. Os bondinhos passam por manutenção, voltando a operar a partir de julho desse ano.

Enfim, no final da tarde assistir ao pôr do sol no Morro do Presépio, completa a paz que o destino pode trazer.

Ademais, leia mais:

A Imagem da Tolerância | Conheça o documentário sobre um símbolo da benevolência
Casa do Triunfo | Livro aborda peregrinação e aparição de Nossa Senhora
Aparecida do Brasil | O documentário que é reportagem sobre a imagem da santa

Escreve o que achou!