Saiba como fazer leite com sementes de melão

Bom, gente, vocês sabiam que dá para fazer leite com sementes de melão? Eu também não, e essa nova informação me fez refletir muita coisa! Uma das grandes reflexões é que sempre há algo para aprender! E eu aprendo demais nesse processo junto de vocês. Muito se fala sobre o veganismo, e dentre os tópicos levantados, assuntos tais como uma alimentação vegana pode ser considerada cara e elitista aparecem. Muito disso é verdade, principalmente, quando analisamos sob uma perspectiva mercantil. Vivemos em uma sociedade guiada e pautada pelo capitalismo, em que o país, sob o comando de grandes empresas, enxerga os seres humanos como consumidores. Isso realmente reforça muito as desigualdades sociais e dificulta o acesso a produtos veganos baratos.

Mas tudo isso me fez refletir mais uma vez: o que é enxergar e viver o mundo um pouco mais através da visão do veganismo? O veganismo, para mim, além de ser um ato político, ambiental e social, pode ser também um grande guia de reconexão com o poder dos alimentos e seus ciclos. A Terra é um planeta que, por si só, nasceu para ser sustentável. Ou seja, tudo que está presente nos alimentos de alguma forma pode ser aproveitado! O desajuste dessa sustentabilidade – que vemos através da produção exacerbada e o mau manejo de resíduos tanto sólidos quanto orgânicos – vem muito atravessada pelos meios de consumo e produção. Esses temas com certeza se alinham também com o racismo ambiental e pensamentos feministas, uma vez que nós, enquanto seres humanos, no geral, nos vemos quase como à parte do planeta, e não uma extensão dele.

Filosofia de vida

Bom, aqui era para falar de leite vegetal e já veio textão! Mas acho que a proposta é um pouco por aí também. O veganismo vem muito mais do que um simples estar na moda. A filosofia vegana é um grande guia de conhecimento: investigar os alimentos e tentar usufruir deles de uma maneira mais ampla, completa. O veganismo pode nos ajudar a desenvolver a observação e a criatividade, uma vez que instiga também a olhar para aquilo que estamos cozinhando. Quando a gente inicia essa jornada de cozinhar e perceber a quantidade de resíduos que isso pode gerar, podem vir questionamentos: como reduzir o desperdício e como não fazer esse alimento orgânico ir para a lata de lixo?

E, assim, a partir disso, vim compartilhar essa receita de leite com as sementes do melão! Isso é simplesmente incrível e me fez também reestruturar como tenho vivido meu próprio veganismo.

Na sequência, a ‘famosa’ receita:

Após consumir o melão – ou não também, você que sabe, pois pode apenas extrair as sementes. Em seguida, limpe deixando apenas as sementes e deixe um pouco na água (coisa rápida! Não precisar ser muito). Posteriormente, é só dar uma lavadinha nas sementes em água corrente, usando uma peneira. Coloca 1/2 xícara de água morna (medida para meio melão) no liquidificador junto às sementes.

E pronto! Assim você tem leite vegetal e zero resíduos!

Observação: 1 melão inteiro rende cerca de meio litro de leite!

Ademais, veja mais receitas fáceis:

Confira uma receita fácil de panqueca vegana
Aprenda a fazer Almôndega de Abobrinha
Aprenda a fazer Torta Salgada Vegana

4 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: