Saturday, September 26, 2020

Aprenda a fazer Torta Salgada Vegana | Medicina da Cozinha

Super torta salgada vegana! Sim, isso mesmo! Com tudo o que se tem direito! A princípio, o que gosto muito nessa receita, além da praticidade, é a variedade dela! Ela pode ser feita com qualquer legume que está na geladeira e qualquer condimento da dispensa. Pode ser feita com o que tiver em casa ou com aquela o que quiser comprar na feira!

Aliás, o recheio dela é livre! Taca-lhe nela aquilo que tiver vontade! Porém, a dica da tia Lu para ter mais cremosidade e ficar mais molhadinha (caso não use tofu ou algum tipo de molho, ou queijo – vegano ou não) é colocar tomate. Enfim, ele é a chave-mestra pra dar aquela suculência na torta.

Ingredientes:

Bom, vamos para os ingredientes! Sempre lembrando que essa quantidade é para uma super torta, fica a vontade pra fazer meia
receita se necessário, ou de maneira que ache proporcional à quantidade do recheio. Contudo, outra coisa é: se tiver ficando difícil de bater a massa – cada um com seu liquidificador, né, minha gente?  –  acrescenta um pouco mais de água sem problema nenhum!

– Água (2 xícaras)
– Farinha – aqui foi usada a de trigo (3 xícaras)
– Óleo (1 xícara)
– Sal
– Fermento (1 colher de sopa)
Recheio: Aí, é livre, coloca aquilo que você gosta, aquilo que você tem ou até aquilo que logo vai estragar e você quer usar logo (risos)

De qualquer modo, aqui foram usados os seguintes ingredientes para o recheião:
– Alho
– Cebola
– Ervilha
– Milho
– Couve
– Abobrinha
– Cenoura
– Beterraba já raladinha
– Tomate
– Limão
– Azeite
– Sal e Temperos (usei orégano, páprica, pimenta, manjericão)

Como fazer a massa da torta salgada vegana:

Separa o liquidificador e coloca: 2 xícaras de água, 1 xícara de óleo, um punhado de sal. Também foi acrescentado um pouquinho de cúrcuma para dar aquele sabor a mais e uma corzinha para a massa (pode usar algum outro tempero para isso, como colorau ou páprica, mas também essa parte é opcional). Bata. Depois, acrescente 3 xícaras de farinha.

Quando a mistura ficar cremosa e homogênea, acrescente o fermento e mexa com uma colher! Não bate com o fermento não, minha mãe que me ensinou hahaha

Para o recheio da torta: Pique todos os ingredientes! Com isso, refogue alho e cebola! Aqui também fritei com um pouquinho de gengibre ralado. Quando já estiverem douradinhos, joga os outros legumes e condimentos no fogo, mas não precisa deixar cozinha muito, pois depois vão para o forno quando estiverem montados na torta!

Refogado

Essa ida à panela é mais para misturar com o refogado de alho e cebola para já pegar um sabor e misturar com os outros temperos que você escolheu. Nessa caso, coloquei sal, pimenta, orégano, exprimi um limão e um pouco de açafrão da terra! Mas fique sempre livre para acrescentar o que tiver em casa! Bora montar a torta! Forno pré-aquecido a uma temperatura de 200 graus. Unte uma forma e coloca a primeira camada da massa! Recomendo colocar mais ou menos metade da quantidade dela. Espalhe aos poucos com uma colher até preencher o chão da vasilha. Em seguida, acrescente o recheio e, depois, a outra camada da massa. Olha, essa camada que cobre o recheio é bom colocar aos poucos, pois fica um pouco mais difícil de deslizar ela pelo recheio.

Então, preenchendo a superfície, coloque o resto da massa. Quando estiver tudo coberto, salpique orégano e gergelim (se quiser e tiver) e coloca tua criatividade ai! Pode colocar umas azeitonas, tomatinhos cortados, pimentão… Enfim, o que você quiser! Chama a criançada para desenhar com os ingredientes…

Por fim, divirta-se, quem disse que torta não é tela para arte?! Leva essa belezura para o forno e deixa entre meia hora a quarenta minutos!

Ademais, leia mais:

Receita de Quinoa com Pimentão Verde e Cogumelo | Medicina da Cozinha
Receita de pasta de pimentão vermelho | Medicina da Cozinha
Aprenda a fazer um Carreteiro Vegetariano | Medicina da Cozinha

2 Comments

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: