Conecte-se conosco

Gastronomia

Aprenda a fazer Torta Salgada Vegana | Medicina da Cozinha

Publicado

em

Torta Salgada Vegana

Super torta salgada vegana! Sim, isso mesmo! Com tudo o que se tem direito! A princípio, o que gosto muito nessa receita, além da praticidade, é a variedade dela! Ela pode ser feita com qualquer legume que está na geladeira e qualquer condimento da dispensa. Pode ser feita com o que tiver em casa ou com aquela o que quiser comprar na feira!

Aliás, o recheio dela é livre! Taca-lhe nela aquilo que tiver vontade! Porém, a dica da tia Lu para ter mais cremosidade e ficar mais molhadinha (caso não use tofu ou algum tipo de molho, ou queijo – vegano ou não) é colocar tomate. Enfim, ele é a chave-mestra pra dar aquela suculência na torta.

Ingredientes:

Bom, vamos para os ingredientes! Sempre lembrando que essa quantidade é para uma super torta, fica a vontade pra fazer meia
receita se necessário, ou de maneira que ache proporcional à quantidade do recheio. Contudo, outra coisa é: se tiver ficando difícil de bater a massa – cada um com seu liquidificador, né, minha gente?  –  acrescenta um pouco mais de água sem problema nenhum!

– Água (2 xícaras)
– Farinha – aqui foi usada a de trigo (3 xícaras)
– Óleo (1 xícara)
– Sal
– Fermento (1 colher de sopa)
Recheio: Aí, é livre, coloca aquilo que você gosta, aquilo que você tem ou até aquilo que logo vai estragar e você quer usar logo (risos)

De qualquer modo, aqui foram usados os seguintes ingredientes para o recheião:
– Alho
– Cebola
– Ervilha
– Milho
– Couve
– Abobrinha
– Cenoura
– Beterraba já raladinha
– Tomate
– Limão
– Azeite
– Sal e Temperos (usei orégano, páprica, pimenta, manjericão)

Como fazer a massa da torta salgada vegana:

Separa o liquidificador e coloca: 2 xícaras de água, 1 xícara de óleo, um punhado de sal. Também foi acrescentado um pouquinho de cúrcuma para dar aquele sabor a mais e uma corzinha para a massa (pode usar algum outro tempero para isso, como colorau ou páprica, mas também essa parte é opcional). Bata. Depois, acrescente 3 xícaras de farinha.

Quando a mistura ficar cremosa e homogênea, acrescente o fermento e mexa com uma colher! Não bate com o fermento não, minha mãe que me ensinou hahaha

Para o recheio da torta: Pique todos os ingredientes! Com isso, refogue alho e cebola! Aqui também fritei com um pouquinho de gengibre ralado. Quando já estiverem douradinhos, joga os outros legumes e condimentos no fogo, mas não precisa deixar cozinha muito, pois depois vão para o forno quando estiverem montados na torta!

Refogado

Essa ida à panela é mais para misturar com o refogado de alho e cebola para já pegar um sabor e misturar com os outros temperos que você escolheu. Nessa caso, coloquei sal, pimenta, orégano, exprimi um limão e um pouco de açafrão da terra! Mas fique sempre livre para acrescentar o que tiver em casa! Bora montar a torta! Forno pré-aquecido a uma temperatura de 200 graus. Unte uma forma e coloca a primeira camada da massa! Recomendo colocar mais ou menos metade da quantidade dela. Espalhe aos poucos com uma colher até preencher o chão da vasilha. Em seguida, acrescente o recheio e, depois, a outra camada da massa. Olha, essa camada que cobre o recheio é bom colocar aos poucos, pois fica um pouco mais difícil de deslizar ela pelo recheio.

Então, preenchendo a superfície, coloque o resto da massa. Quando estiver tudo coberto, salpique orégano e gergelim (se quiser e tiver) e coloca tua criatividade ai! Pode colocar umas azeitonas, tomatinhos cortados, pimentão… Enfim, o que você quiser! Chama a criançada para desenhar com os ingredientes…

Por fim, divirta-se, quem disse que torta não é tela para arte?! Leva essa belezura para o forno e deixa entre meia hora a quarenta minutos!

Ademais, leia mais:

Receita de Quinoa com Pimentão Verde e Cogumelo | Medicina da Cozinha
Receita de pasta de pimentão vermelho | Medicina da Cozinha
Aprenda a fazer um Carreteiro Vegetariano | Medicina da Cozinha

Recebi o nome de Luiza quando nasci. Moro no Rio Grande do Sul, mais conhecida como a terra do churrasco. Com o tempo fui começando a me questionar sobre hábitos em geral, principalmente alimentares. Comecei esse processo de perceber a cultura alinhada com a alimentação quando a Psicologia apareceu em minha vida. Desfrutar do momento de cozinhar, nem que seja pelo menos em algum dia da semana, pode encher nossa vida de graça e vitalidade!

Gastronomia

CCBB recebe o Festival Gastronomia Preta enaltecendo a negritude na culinária

Publicado

em

ccbb rj programação

O Festival Gastronomia Preta, marcado para os dias 25 e 26 de novembro de 2023, é um evento voltado para enaltecer o papel destacado das pessoas negras na culinária. Será realizado no CCBB RJ e na Praça da Pira, apresentando uma série de atividades gratuitas para o público.

Dentro do CCBB, o destaque fica por conta da Cozinha Show Benê Ricardo, onde chefs renomados como Katia Barbosa, Aline Guedes e Paulo Rocha preparam pratos ao vivo para os presentes, convidando a plateia a degustar essas delícias ao termo das projeções. Além disso, o Ciclo de Debates Mussum oferecerá mesas redondas com profissionais negros de diversas áreas, discutindo temas como raça, diversidade e gastronomia, com a presença de nomes como Rochelly Rangel, Edson Leite e Lucas Corazza. O Espaço Omô, liderado pelo movimento Mães Negras do Brasil, sediará jogos de tabuleiro africanos e uma discussão sobre “Alimentação do Futuro”, envolvendo as mães na abordagem sobre o ODS 2 e a realidade da insegurança alimentar no país.

Na Praça da Pira, uma Praça de Alimentação diversificada recebe expositores de alimentos e bebidas que evidenciam a riqueza da gastronomia negra brasileira. Um palco será montado para shows e a cerimônia de entrega do Prêmio Gastronomia Preta, proporcionando entretenimento e emoção ao público.

Prêmio

A concepção do Festival nasceu após o sucesso da primeira edição do Prêmio Gastronomia Preta em 2022. O retorno positivo indicou a necessidade de um evento mais amplo, abrangendo não só a premiação, mas também outras expressões da cultura negra, como música, conversas e encontros , refletindo a diversidade dentro desse setor profissional.

Uma parte crucial do Festival é a formação profissional. O curso “Pretonomia – formação profissional em Alimentos, Bebidas e Hospitalidade”, em parceria com a UFRJ, MPT-RJ e Hilton Copacabana, teve um impacto significativo, capacitando 21 pessoas da região metropolitana do Rio de Janeiro no ramo gastronômico.

O Prêmio Gastronomia Preta celebrará os melhores profissionais da Gastronomia em todo o Brasil, revelando os vencedores em 26 categorias e prestando três homenagens especiais.

A segunda edição do Prêmio Visa destaca a presença feminina na Gastronomia, com o tema “Mulheres Pretas” para 2023. A categoria “Chef” apresenta exclusivamente mulheres como finalistas, em busca de equidade de gênero. O prêmio abrange diversos envolvidos na experiência gastronômica, com cerimônia de estreia agendada para 26 de novembro, no Festival Gastronomia Preta.

A realização do Festival Gastronomia Preta é da ONG SAV Social, do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro e da FGP Eventos Gastronômicos.  

Serviço 

Festival Gastronomia Preta 

25 e 26 de novembro de 2023 

Das 12h às 20h 

Entrada Gratuita. Sujeito a lotação. 

Ingressos: saiba mais em bb.com.br/cultura

Cozinha Show Benê Ricardo, Ciclo de debates Mussum e Espaço Omô
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Contato: (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Palco, feira gastronômica e premiação
Local: Praça da Pira, Orla Conde – Centro – Rio de Janeiro (RJ)

Ademais, leia mais:

Veja documentários sobre a reflexão racial no mês da Consciência Negra

Conheça ‘Vozes à Flor da Pele’ e a jornada inspiradora de uma humanitária brasileira

Uma noite memorável com o espetáculo ‘Meu Corpo Está Aqui’

 

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências