Conecte-se conosco

Gastronomia

Aprenda a fazer escondidinho de casca de banana | Medicina da Cozinha

Publicado

em

Casca de Banana

Já dizia a própria Terra: nada se perde tudo se transforma. O universo não enxerga que o destino da casca de banana seja o plástico que compõe as nossas lixeiras… Além da compostagem e de outros caminhos que essa casca pode ter, receitas com ela são uma bela alternativa para não alimentar mais o sistema que lucra com o descarte, com a fome, com a desigualdade social e destruição terrena. Assim, agora, vai uma das muitas receitas possível. Tudo o que você vai precisar é de um pouco confiança e experimentação. Abrir-se para essa nova possibilidade.

Além disso, vais precisar de:

– Banana (3)
– Umas 4 batatas mais ou menos (ou Mandioquinha, ou ambos)
– Tomate (2)
– Temperos frescos (eu usei salsinha, mas pode usar cebolinha, manjericão, tomilho…)
– Cebola (1)
– Alho (2 dentes)
– Gengibre (opcional) mas super recomendável! Dá um sabooor, hmmm…
– Limão (1/2)
– Extrato de tomate à gosto
– Azeitona (opcional)
– Shoyu
– Azeite
– Sal
– Temperos

Cozinhe a batata (ou mandioquinha) e quando tiverem bem cozida, esmague-as, simplesmente, sem a necessidade de acrescentar nada até que fiquem bem cremosas, em textura de purê. Então, acrescente azeite e sal. Pode tacar sal, porque a batata é difícil de salgar. Misture e reserve.

Caso não tenha já as cascas de bananas separadas, descasque as bananas e desfie a casca com um garfo. As bananas podem ser guardadas e usadas em outras finalidades, evidentemente (bolo, sorvete…). Depois de desfiar as cascas, deixe descansando por 10 minutos em água com limão.

Douradinha…

Enquanto isso, vá cortando os outros ingredientes! Cortei a cebola e os tomates em cubinhos pequenos, e também dois dentes de alho. O gengibre também entra nessa hora se você se interessar! Pode cortar uma rodela fina e depois picá-la em pedacinhos para colocar na mistura. Dá um sabor interessante quando misturado com o alho e a cebola para refogar os ingredientes. Agora, coloque azeite ou óleo na panela e frite o alho com a cebola e o gengibre, se você decidiu usá-lo.

Quando a mistura estiver já bem douradinha, coloque as cascas da banana que estavam de molho! Mas lembre de escoar a água antes. Deixe pegando o calor da panela e acrescente o tomate, shoyu. Misture e deixe os ingredientes lá por um tempinho em fogo médio. Tampe a panela se possível. Mais ou menos uns 10 minutos com a mistura tampada, acrescente o resto dos temperos! Nesse caso, foi o extrato de tomate e salsinha! Você pode espremer mais pouquinho do limão, acrescentar pimenta e outras temperos que sejam do seu gosto. Se gostas de azeitona, também esse momento você pode colocar elas na panela junto!

Agora, está na hora de montar o escondidinho! Uma camada da batata amassada, em uma travessa, e depois dela, acrescentar o recheio da carne de casca de banana, e, por fim, mais uma camada da batata! Para dar uma gratinada, coloque azeite por cima!! Leve para o forno e deixe lá por uns 20 minutos, e pronto!! Está na hora de comer o tão famoso escondidinho, mas não precisa ser escondido não porque uma das graças da cozinha é dividir as refeições!

Ademais, leia mais:

Receita de Quinoa com Pimentão Verde e Cogumelo | Medicina da Cozinha
Receita de pasta de pimentão vermelho | Medicina da Cozinha
Aprenda a fazer um Carreteiro Vegetariano | Medicina da Cozinha

Recebi o nome de Luiza quando nasci. Moro no Rio Grande do Sul, mais conhecida como a terra do churrasco. Com o tempo fui começando a me questionar sobre hábitos em geral, principalmente alimentares. Comecei esse processo de perceber a cultura alinhada com a alimentação quando a Psicologia apareceu em minha vida. Desfrutar do momento de cozinhar, nem que seja pelo menos em algum dia da semana, pode encher nossa vida de graça e vitalidade!

Anúncio
1 Comentário

1 Comentário

  1. Ohana

    26 de agosto de 2020 at 18:12

    Eu amei demaissssss essa receita! Tanto o sabor, quanto a lógica por trás, já que as cascas tem mais valor nutritivo que as proprias frutas. E, pra quem ta ainda se adaptando a alimentação veggie, a textura fica Identica a do frango desfiado. Mas o que eu mais amei foi a introdução desse post hahaha valeuzao Luuu 😍😘

Escreve o que achou!

Cultura

Tijuca recebe evento sobre cultura coreana: Conexão Coreia

Club Municipal recebe o estilo hallyu

Publicado

em

Conexão Coreia na Tijuca

O Rio de Janeiro está prestes a receber o “Conexão Coreia”, evento que promete ser um mergulho profundo na cultura coreana, com uma série de atividades planejadas para proporcionar uma experiência imersiva. O evento acontecerá no Clube Municipal, localizado no bairro da Tijuca, no dia 3 de setembro de 2023, a partir das 13h.

Entre as atrações mais aguardadas estão concursos de canto e dança que permitirão aos talentosos participantes mostrarem suas habilidades artísticas. Os vencedores terão a chance de ganhar prêmios incríveis. Além disso, o evento contará com entrevistas exclusivas com personalidades coreanas e chefs de culinária asiática que compartilharão seus segredos para preparar pratos deliciosos. Os visitantes também terão a oportunidade de experimentar o sabor autêntico da Coreia do Sul através da comida coreana disponível no local.

Uma Jornada Hallyu

Um dos pontos altos do “Conexão Coreia” será a chance de vestir o hanbok, a tradicional roupa coreana, e tirar fotos memoráveis para compartilhar com amigos e familiares. Além disso, estandes de produtos trarão uma ampla variedade de mercadorias relacionadas à cultura coreana, incluindo produtos de beleza, roupas, acessórios e muito mais.

O evento também promete uma série de desafios, onde os participantes poderão testar seus conhecimentos sobre a Coreia do Sul e a cultura Hallyu, com prêmios em jogo para aqueles que mostrarem sua perícia.

Adquira aqui os ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/conexao-coreia-1-edicao/2093800

Por fim, leia mais:

Urban ou Progressive R&B? | Racismo no Grammy
Enfim, Tekashi 6ix9ine e suas polêmicas
Lee Soo Man | Entenda a estratégia do homem por trás do K-POP

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências