Monday, September 21, 2020

Aprenda a fazer escondidinho de casca de banana | Medicina da Cozinha

Já dizia a própria Terra: nada se perde tudo se transforma. O universo não enxerga que o destino da casca de banana seja o plástico que compõe as nossas lixeiras… Além da compostagem e de outros caminhos que essa casca pode ter, receitas com ela são uma bela alternativa para não alimentar mais o sistema que lucra com o descarte, com a fome, com a desigualdade social e destruição terrena. Assim, agora, vai uma das muitas receitas possível. Tudo o que você vai precisar é de um pouco confiança e experimentação. Abrir-se para essa nova possibilidade.

Além disso, vais precisar de:

– Banana (3)
– Umas 4 batatas mais ou menos (ou Mandioquinha, ou ambos)
– Tomate (2)
– Temperos frescos (eu usei salsinha, mas pode usar cebolinha, manjericão, tomilho…)
– Cebola (1)
– Alho (2 dentes)
– Gengibre (opcional) mas super recomendável! Dá um sabooor, hmmm…
– Limão (1/2)
– Extrato de tomate à gosto
– Azeitona (opcional)
– Shoyu
– Azeite
– Sal
– Temperos

Cozinhe a batata (ou mandioquinha) e quando tiverem bem cozida, esmague-as, simplesmente, sem a necessidade de acrescentar nada até que fiquem bem cremosas, em textura de purê. Então, acrescente azeite e sal. Pode tacar sal, porque a batata é difícil de salgar. Misture e reserve.

Caso não tenha já as cascas de bananas separadas, descasque as bananas e desfie a casca com um garfo. As bananas podem ser guardadas e usadas em outras finalidades, evidentemente (bolo, sorvete…). Depois de desfiar as cascas, deixe descansando por 10 minutos em água com limão.

Douradinha…

Enquanto isso, vá cortando os outros ingredientes! Cortei a cebola e os tomates em cubinhos pequenos, e também dois dentes de alho. O gengibre também entra nessa hora se você se interessar! Pode cortar uma rodela fina e depois picá-la em pedacinhos para colocar na mistura. Dá um sabor interessante quando misturado com o alho e a cebola para refogar os ingredientes. Agora, coloque azeite ou óleo na panela e frite o alho com a cebola e o gengibre, se você decidiu usá-lo.

Quando a mistura estiver já bem douradinha, coloque as cascas da banana que estavam de molho! Mas lembre de escoar a água antes. Deixe pegando o calor da panela e acrescente o tomate, shoyu. Misture e deixe os ingredientes lá por um tempinho em fogo médio. Tampe a panela se possível. Mais ou menos uns 10 minutos com a mistura tampada, acrescente o resto dos temperos! Nesse caso, foi o extrato de tomate e salsinha! Você pode espremer mais pouquinho do limão, acrescentar pimenta e outras temperos que sejam do seu gosto. Se gostas de azeitona, também esse momento você pode colocar elas na panela junto!

Agora, está na hora de montar o escondidinho! Uma camada da batata amassada, em uma travessa, e depois dela, acrescentar o recheio da carne de casca de banana, e, por fim, mais uma camada da batata! Para dar uma gratinada, coloque azeite por cima!! Leve para o forno e deixe lá por uns 20 minutos, e pronto!! Está na hora de comer o tão famoso escondidinho, mas não precisa ser escondido não porque uma das graças da cozinha é dividir as refeições!

Ademais, leia mais:

Receita de Quinoa com Pimentão Verde e Cogumelo | Medicina da Cozinha
Receita de pasta de pimentão vermelho | Medicina da Cozinha
Aprenda a fazer um Carreteiro Vegetariano | Medicina da Cozinha

1 Comment

  • Ohana
    Ohana

    Eu amei demaissssss essa receita! Tanto o sabor, quanto a lógica por trás, já que as cascas tem mais valor nutritivo que as proprias frutas. E, pra quem ta ainda se adaptando a alimentação veggie, a textura fica Identica a do frango desfiado. Mas o que eu mais amei foi a introdução desse post hahaha valeuzao Luuu 😍😘

    Responder

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: