Tuesday, October 20, 2020

Conheça uma receita fácil de patê de berinjela

Oi, pessoal! É patê ou pra comer? É beringela ou berinjela? Ah, é fácil, simples e saboroso, isso que sei! Patê de berinjela! Hoje vamos fazer um pouco diferente, vou compartilhar com vocês o meu prato completo do almoço e especificar uma receitinha desse prato colorido! Hoje foi mais um daqueles dias que a gente vai pegando tudo o que tá na geladeira e vai cozinhando, transformando e colocando no prato.

Arroz, feijãozinho branco refogado na alho e na cebola, com folha de loro, beterraba cozidinha, milho cozido também, cebola e abobrinha refogada, saladinha de alface, rúcula e cenoura ralada com alguns grãos e gergelins e, por fim, mas não menos importante, a receita de hoje, um patêzinho de berinjela. Achei que ficou muito interessante tanto pela textura, quanto pelo sabor, podendo ser usado tanto para somar sabor a saladas (principalmente pela presença que o vinagre agrega à pasta) quanto para colocar em um pãozinho e comer direto.

É muito simples essa receita:

As porções dos ingredientes a seguir é para uma berinjela grande
Berinjela (uma)
1 Dente de Alho
1 Colher de sopa de vinagre
Azeite
Pimenta e Sal

Primeiro, cortei a berinjela em cubos e deixei de molho por cerca de 30 minutos. Depois, cozinhei na água fervendo por alguns minutinhos e quando já estavam um pouco mais cozidas, escorri a água e coloquei as berinjelas no liquidificador junto com o alho, a colher de sopa de vinagre, o sal e a pimenta. Bati tudo, e aos poucos fui acrescentando fio de azeite para dar mais textura. A dica é experimentar a mistura e ver o que mais precisa: mais azeite, um toque de limão, algo para compensar outro sabor? Aí, também vai pela parte intuitiva. Caso você não seja muito fã do gosto do vinagre, não precisa colocar, pois ele estará bem presente no sabor. Caso você aprecie esse gosto e queiro acentuar, você pode também colocar algumas azeitonas na mistura, para dar mais encorpada e assentar o sabor.

E voilá, patê de berinjela pronto!

Ademais, veja mais:

Receita de Quinoa com Pimentão Verde e Cogumelo
Aprenda a fazer Almôndega de Abobrinha
Aprenda a fazer Torta Salgada Vegana

Escreve o que achou!