Conecte-se conosco

Cultura

ArtRio 2023 | Confira os destaques do fim de semana

Participam galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea

Publicado

em

ArtRio 2023

A ArtRio 2023 está maior e mais diversificada, com cerca de 75 galerias e instituições de arte, ocupando um espaço 25% maior na Marina da Glória em comparação com o ano anterior. O evento segue até domingo, 17 de setembro, oferecendo uma programação rica em conteúdo artístico e discussões relevantes do setor.

Em seguida, confira alguns dos destaques dos dias 16 e 17 de setembro.

MIRA

Programa dedicado à videoarte. No seu sétimo ano, o programa está a ser curado pela Cinemateca do MAM pela primeira vez. Na seleção da exposição, intitulada “Deslocamentos”, estão obras de artistas visuais e cineastas que exploram as relações e interações entre os campos artísticos do cinema e das artes visuais.

Sábado (16/09) no Pavilhão MAR.

Conversas ArtRio

Realizadas durante a ArtRio no Palco do Instituto Cultural Vale, no pavilhão MAR. O programa convida curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte para participarem de conversas com o público, discutindo tópicos contemporâneos relacionados com a arte, curadoria, colecionismo e muito mais.

16/09 – Sábado

15h – “O artista e as suas múltiplas possibilidades no campo cultural”, com o curador Ademar Britto e os artistas Panmela Castro, Mariela Scafati e Jaime Lauriano.
Ademar Britto, o curador da 12ª edição do programa SOLO, que apresenta projetos originais dedicados a um único artista, conduz uma conversa com Panmela Castro, Mariela Scafati e Jaime Lauriano sobre o papel do artista e as suas múltiplas possibilidades no campo cultural.

16h30 – Conversas: “Artista livre é um pleonasmo”, com os artistas Victor Arruda e Daniel Senise, moderado por Nathalia Lavigne.
Este tema está presente na obra de Victor Arruda, como se vê na frase estampada em uma das suas obras (“Artista livre é um pleonasmo”). Serve como um dos fios condutores para a conversa entre os dois artistas, com mediação da pesquisadora e curadora Nathalia Lavigne.

18h – Projeto Múltiplos Inhotim apresenta Panmela Castro e Arjan Martins.
Na terceira edição do Projeto Múltiplos Inhotim, dois novos artistas com trabalhos em exposição no Instituto participam do projeto, que não só promove a produção artística e a coleção, mas também contribui para a manutenção do Inhotim.

17/09 – Domingo

15h – “A influência do Carnaval na arte contemporânea” com Marina Vergara, Jorge Silveira, Mulambö e mediação de Leonardo Antan.
Proposto pelo projeto No Barracão e o Carnavalize, este painel discutirá a ligação entre o mundo das escolas de samba e as “artes institucionalizadas” através das interseções e influências entre esses campos. Contará com a presença dos artistas e entusiastas do Carnaval Marina Vergara e Jorge Silveira, bem como do artista Mulambö. Moderado por Leonardo Antan, historiador de arte, curador e escritor.

16h30 – “Qual é a responsabilidade da instituição na promoção da arte feita por pessoas Trans”, com Indianarae Siqueira e Vicenta Perrotta, moderado por Mariana Paes.
Em 2023, o Ateliê TRANSmoras e a CasaNem participam do programa Expansão da ArtRio. As presidentes e fundadoras Indianarae Siqueira e Vicenta Perrotta envolvem-se numa discussão abrangente sobre a presença de pessoas trans e o impacto das pessoas LGBTQIAPNB+ na arte contemporânea.

Lançamentos de livros

Em 2023, a PRIO terá um espaço no Pavilhão MAR para lançamentos de livros, encontros com autores, artistas curadores e críticos de arte.

16/09 – Sábado

16h – Lançamento do livro “Hackeando o Poder: Táticas de Guerrilha para Artistas do Sul Global” e conversa com Carollina Lauriano, Isabel Portella e Priscila Rooxo, moderado por Maybel Sulamita.
Para o lançamento do livro organizado pela Rede NAMI e publicado pela editora Cobogó, artistas e curadores juntam-se para discutir a obra, considerada um dos marcos da viragem feminista na arte brasileira no século 21. Após o lançamento, haverá uma sessão de autógrafos com as autoras.

17/09 – Domingo

16h – Lançamento de “Outros Centros – Guia Periférico Carioca das Artes Visuais” e bate-papo com Anna Luisa (Coordenadora do Galpão Bela Maré) e Junior Negão (Diretor e curador do Ghetto Colletiv), moderado por Alexandre Silva.
O projeto “Outros Centros” chega à segunda edição, com o apoio da ArtRio, partilhando um mapeamento atualizado de iniciativas em artes visuais localizadas em áreas populares, favelas e subúrbios do Rio de Janeiro. A discussão reunirá representantes do Galpão Bela Maré e do Ghetto Colletiv, situados na Favela Nova Holanda e no Engenho de Dentro, com mediação de Alexandre Silva.

Serviço:

ARTRIO 2023

  • Data:14 a 17 de setembro (quinta-feira a domingo)
  • Horário:

16 de setembro – das 14h às 21h

17 de setembro – das 14h às 20h

  • Ingressos: Venda no site 
    Inteira R$ 80 / Meia R$ 40
  • Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
  • Estacionamento no local, sujeito a lotação
  • Metrô: Estação Glória

Ademais, leia mais:

Kinoplex abre pré-venda do Festival Ópera na Tela 2023

Crítica | Auto da Compadecida, a Ópera

Dudamel e a Ópera de Paris | Entenda a trajetória do maestro venezuelano

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Cultura

CSI: Vegas estreia com exclusividade na AXN

A série é um spin-off de CSI: Crime Scene Investigation.

Publicado

em

Grissom e Sara em CSI: vegas

Quem hoje é viciado em podcasts e séries de crimes reais decerto foi ávido espectador de séries policiais. Pois uma das primeiras séries dos anos 2000 está de volta. Na verdade. Está com um spin-off. Dia 5 de outubro estreia CSI: Vegas, série derivada do primeiro CSI: Crime Scene Investigation, que também se passava na cidade. A produção acompanha as investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, nos Estados Unidos. O programa popularizou o gênero ao redor do mundo, tornando-se a série mais assistida dos EUA em 2005 e arrebatando seis prêmios Emmy em mais de uma década de história.

Nova trama, velhos personagens

Após sete anos sem novos episódios, a equipe está de volta, com uma ameaça que coloca o laboratório criminal em perigo. Põe, também, em cheque casos solucionados no passado. O novo time de investigadores retorna à cidade do pecado, onde tudo começou, e vai implementar técnicas forenses de ponta para preservar e servir a justiça no local.

Gil Grissom (William Petersen), entomologista forense e encarregado do Laboratório Criminal de Las Vegas nas primeiras nove temporadas do programa original, vai sair de sua aposentadoria iniciada em 2008 e voltar ao laboratório após um grande amigo sofrer um atentado e precisar da sua ajuda. Quem também está de volta é Sara Sidle (Jorja Fox). Ela havia renunciado ao cargo de diretora do Laboratório para se reunir com seu ex-marido Grissom, mas a mesma situação a faz retornar para a equipe em busca de justiça e respostas.

Elenco renovado

Porém, novos profissionais irão se unir à Grissom e Sara. Na verdade, os veteranos irão se juntar à equipe atual. Maxine “Max” Roby (Paula Newsome) é a supervisora do turno noturno do Laboratório e atual comandante dos CSIs. Joshua Folsom (Matt Lauria) é o investigador nível III que lidera os casos de perícia. Completam o time Allie Rajan (Mandeep Dhillon), uma imigrante que parte para Las Vegas para realizar o sonho de se tornar uma CSI nível II, como também Chris Park (Jay Lee), nível I que vai auxiliar o time nos novos desafios.

Quem aí já está doido pra ouvir as primeiras notas de “Who Are You”, da banda britânica The Who, e sentir os pelos arrepiarem? CSI: Vegas, criada por Anthony E. Zuiker, chega ao Brasil com exclusividade no AXN na, quinta-feira, às 22h.

Por fim, leia mais:

Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil

Conheça ‘Toda luz que não podemos ver’, a nova minissérie da Netflix

Direção de Fotografia, o que é e para que serve

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências