Saturday, February 4, 2023

Confira 6 destinos com cachoeiras no Brasil

O verão se caracteriza por elevadas temperaturas e dias mais longos e noites mais curtas. Para muitos viajantes, as águas geladas das cachoeiras são um grande atrativo para refrescar o calor que costuma fazer nos primeiros meses do ano.

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Booking.com*, 9 em cada 10 viajantes brasileiros (91%) escolhem seus destinos com base em belos cenários naturais. Além disso, 88% encontram como motivação para viajar ter um tempo para relaxar. As cachoeiras são ótimas opções para aproveitar as trilhas, se refrescar e descobrir as belezas naturais.

A saber, banho de cachoeira ajuda a renovar as energias, incentiva a circulação, fortalece o sistema imunológico, diminui o estresse e é um tratamento natural para a pele e os cabelos.

Inclusive, um outro estudo recente da plataforma de viagens** mostrou que, em 2023, as viagens levarão o bem-estar da mente, corpo e alma a um novo patamar. Sendo assim, para começar 2023, a Booking.com separou alguns destinos com belas cachoeiras.

Cachoeira do Escorrega, Visconde de Mauá (RJ)

Em Visconde de Mauá, município a cerca de 199 km da cidade do Rio de Janeiro, a Cachoeira do Escorrega fica no Parque Nacional do Itatiaia. Está em cima de uma enorme pedra lisa que, com a força da água, se forma um tobogã natural que permite que os banhistas escorreguem até caírem em uma piscina natural. O acesso ao local é bem fácil, não sendo necessário fazer trilhas: basta sair do estacionamento e subir uma estradinha de terra por poucos metros.

Onde se hospedar: A Pousada Moriá está situada a apenas 150 m da Cachoeira do Escorrega e oferece piscina, academia e sauna. Os chalés apresentam um estilo alpino, com varanda, lareira e banheira de hidromassagem.

Parque Estadual do Ibitipoca, Ibitipoca (MG)

Conceição do Ibitipoca é um vilarejo pequeno no município de Lima Duarte, em Minas Gerais, próximo à cidade de Juiz de Fora. Rico em belezas naturais e com ótima localização para acessar o Parque Estadual de Ibitipoca, o destino está a apenas 3 km dos mais procurados atrativos da região. O parque tem três circuitos diferentes, que contam com atrativos como mirantes, grutas, picos, piscinas naturais e cachoeiras.

Onde se hospedar: O Hotel Alpha Ville Chalés tem piscina ao ar livre e piscina coberta, salão de jogos, parquinho infantil e um restaurante para o hóspede aproveitar a típica culinária mineira, com café da manhã e almoço incluídos no valor das diárias. A acomodação faz parte do Programa Viagens Sustentáveis da Booking.com, com parte da receita investida em projetos comunitários ou de sustentabilidade. Oferece atividades e passeios organizados por guias locais, além de informações sobre ecossistemas, patrimônio e cultura da região.

Cachoeira do Mutum, Presidente Figueiredo (AM)

A cachoeira do Mutum é a perfeita demonstração de que, mesmo longe da praia, é possível se refrescar e conhecer paisagens de tirar o fôlego no verão. A exótica cachoeira possui cor ferrugem e buracos que se tornam sete banheiras naturais em plena Floresta Amazônica, no município de Presidente Figueiredo, a 107 km de Manaus. Algumas “jacuzzis” chegam a sete metros de profundidade e ainda são um mistério de como surgiram na região.

Onde se hospedar: Segundo os hóspedes, as instalações do Local Hostel Figueiredo são aconchegantes e os funcionários muito simpáticos e solícitos. Todos os quartos dispõem de ar-condicionado, com opções de dormitórios privativos ou compartilhados.

Poço Azul, Chapada das Mesas (MA)

No Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Sul do estado do Maranhão, o Poço Azul chama atenção pela coloração azul cristalina. Em dias de sol quente, os raios atingem a cachoeira e deixam mais viva a cor da água, parecendo um verdadeiro cenário de filme. Os visitantes garantem que a cachoeira é ótima para nadar, porque a água fica sempre com uma temperatura ideal para aliviar o calor do verão maranhense. Outra possibilidade para deixar a viagem ainda mais completa é o passeio por tirolesa de 300 metros que passa por cima do Poço Azul, proporcionando ao viajante uma vista exuberante.

Onde se hospedar: Em uma localização privilegiada, no centro histórico de Carolina, a Pousada dos Candeeiros fica na divisa entre o Maranhão e o Tocantins. A hospedagem fica em um casarão histórico na cidade com a decoração composta por itens antigos como vitrolas, telégrafos, ferros a carvão, embora as acomodações contem com confortos modernos, como ar-condicionado, TV e frigobar. Segundo os hóspedes, o diferencial do local é a hospitalidade e a simpatia dos funcionários.

Cachoeira da Tiririca, Murici (AL)

Localizado no santuário ecológico do município de Murici, a cerca de uma hora de carro de Maceió, a cachoeira do Tiririca é considerada uma das mais bonitas da Região Nordeste. O cenário é parte de um santuário ecológico com fauna e flora da Mata Atlântica. A região conta com mais de 200 espécies de aves, muitas delas ameaçadas de extinção, além de outros animais. Ademais, o passeio se torna ainda mais completo com uma queda d’água com mais de 80 metros de altura, ideal para a prática de rapel e de outras atividades de aventura.

Onde se hospedar: O Quilombo Hotel Fazenda é uma ótima opção para a família que deseja conforto em uma hospedagem no meio da natureza. A acomodação possui duas piscinas, toboágua e salão de jogos e oferece muitas opções de passeios por cachoeiras da região, pesca e equitação. Além disso, ainda possui um spa e centro de bem-estar com serviços de massagem.

Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)

Nem só de praias vive o Rio de Janeiro. Localizado no Alto da Boa Vista, perto do bairro da Tijuca, o Parque Nacional da Tijuca (PNT) é um grande santuário ecológico com diversas cascatas e cachoeiras. Entre elas, a Cascatinha Taunay, logo na entrada do parque, e a Cachoeira das Almas, acessível por trilha. Ainda por cima, tem a Cascata Baronesa, e outras, assim como trilhas com vistas esplêndidas como Pico da Tijuca, Cocanha, Bico do Papagaio, e muitas outras.

Onde se hospedar: O ideal é se hospedar na Tijuca, bairro estratégico para acessar várias regiões da cidade maravilhosa. Afinal, há vários hostels e bons airbnb como esse em uma rua tranquila e bem localizada, perto de mercados e da estação Uruguai de metrô.

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 48.413 entrevistados em 31 países e territórios, incluindo o Brasil. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em fevereiro de 2022.

**A pesquisa Previsões de Viagem para 2023 foi encomendada pela Booking.com. No total, 24.179 pessoas em 32 países e territórios participaram da pesquisa. Os participantes responderam a uma pesquisa on-line em agosto de 2022.

Ademais, leia mais:
Bandolim Vegan Cult Bar | Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura
Afinal, confira dicas para andar de bike no Rio de Janeiro
Como são Manaus e Lençóis Maranhenses no Carnaval? Entenda

Escreve o que achou!