O documentário “Assexybilidade,” dirigido por Daniel Gonçalves, estreia nos cinemas brasileiros no dia 19 de setembro e aborda a sexualidade de pessoas com deficiência. Através das histórias de 15 personagens, o filme explora temas como preconceito, autoconhecimento, e os desafios enfrentados em relações amorosas. Giovanni, um dos personagens, compartilha sua experiência de ser alvo de curiosidade, revelando o impacto do capacitismo na vida íntima de pessoas com deficiência.
Daniel Gonçalves, que também viveu situações semelhantes, ressalta a importância do documentário em desafiar a ideia de que pessoas com deficiência são assexuadas. Ele destaca que o sexo para essas pessoas é tão real e presente quanto para qualquer outra, e que suas histórias precisam aparecer para combater os estigmas e promover uma compreensão mais inclusiva da sexualidade.
Aliás, saiba mais sobre vivências PCD no vídeo abaixo:
“Assexybilidade” foi exibido em diversos festivais internacionais, incluindo o OutFest Los Angeles e o Festival do Rio, onde recebeu prêmios de Melhor Direção de Documentário. A produção é uma coprodução entre a TvZero, Globo Filmes, e outras entidades, com apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Além do filme, o projeto gerou uma exposição fotográfica no Rio de Janeiro, destacando imagens e entrevistas que complementam o tema central do documentário.
Por fim, além de “Assexybilidade” estivemos na peça “Meu Corpo está aqui“, que também aborda o tema, saiba mais abaixo:
POR FIM, LEIA MAIS:
Saideira | Um filme que entretém