Na 21ª Bienal do Livro Rio, o Artists Alley ganhou destaque como um espaço que promove a integração entre literatura e arte. Este espaço conta com cerca de 30 estandes de autores independentes, valoriza histórias e narrativas diversas, mantendo o livro como elemento central na formação de leitores. Localizado na rua Z do Pavilhão Verde, o Artists Alley tem se tornado um local de interação entre leitores, ilustradores e quadrinistas, proporcionando uma visão completa dos processos criativos envolvidos na criação de obras.
Como fã de quadrinhos e ilustrações, estive por lá. Falei, por exemplo, com o Valu Vasconcelos, da Valu Animation Studios, que tem um trabalho de anos com personagens cativantes e vendia seus produtos. Estava lá também o cartunista gaúcho Rafael Fritzen, conhecido por suas tirinhas ‘Ângulo de Vista’, participando pela primeira vez na Bienal do Livro Rio como visitante e autor convidado. Jéssica Goés vendia suas belas ilustrações, entre outros.
O ilustrador Tarcísio Ferreira, com traços inspirados no mangá, traz livros infanto-juvenis em cima da cultura brasileira e afro-brasileira. Ele conversou conosco, confira a seguir.
Além do Artists Alley, a Bienal do Livro também destaca a presença de quadrinhos japoneses, com mangás como “One Piece”, “Demon Slayer” e “Jojo’s Bizarre Adventure” sendo os mais procurados pelos jovens leitores, em especial na JBC.
A Turma da Mônica, que completa 60 anos em 2023, também teve um grande sucesso de vendas, com “Cebolinha: 1973” sendo o quadrinho mais vendido da editora.
A Bienal do Livro Rio oferece uma programação diversificada, incluindo sessões dedicadas ao universo dos mangás, quadrinistas independentes e artistas. O evento visa explorar a intersecção entre os livros e diversas formas de entretenimento, como games e streaming, proporcionando aos visitantes uma experiência cultural única.
Para conferir a lista completa de expositores e a programação do evento, visite o Instagram da Bienal: https://www.instagram.com/p/Cwvp-lsJP4F/?img_index=1
Além disso, veja os destaques de quarta-feira (06/09) na Bienal do Livro 2023:
Programação geek – Com sessões pensadas para explorar a transversalidade dos livros, a Bienal do Livro Rio terá, nesta quarta-feira, 6 de setembro, um dia de programação dedicado ao universo dos mangás, à jornada dos quadrinistas e aos artistas do mundo independente.
12h – Estação Plural – O NOVO MANGÁ: SUNNY SUNNY ANN!, DE MIKI YAMAMOTO Leandro Gon, Daniela Mazur e Isabela Alcântara
13h – Estação Plural – DESDOBRANDO CULTURAS: O IMPACTO DOS MANGÁS NO BRASIL Guto Barbosa, Tio Bruce, Tio San e Fred Animes
14h – Estação Plural – POR TRÁS DO TRAÇO: BATE-PAPO COM ARTISTAS DO MUNDO INDEPENDENTE Mariza Scheid, Carlos Ruas, Guilherme Infante e Rafael Fritzen
15h – Palavra-Chave – DO CONCEITO À PUBLICAÇÃO: A JORNADA DOS QUADRINISTAS Mariza Scheid, Felipe Cagno, Rapha Pinheiro e Sidney Gusman, jornalista especializado.
15h – Palavra-Chave – ENALDINHO: A LENDA DA INTERNET Conhecido por criar conteúdos cheios de diversão e aventura, Enaldinho se tornou um dos maiores youtubers do Brasil, com mais de 26 milhões de inscritos.
16h – Estação Plural – MERGULHANDO NO UNIVERSO DOS BOARD GAMES: UM GUIA ALÉM DOS CLÁSSICOS Rafael Studart, Jack Explicador, Thiago Queiroz e Yuri 16h -Infantil – MESA DO AUTOR – GUILHERME KARSTEN, ESCRITOR E ILUSTRADOR
17h – Estação Plural – DO LIVRO A LIVE: DESCOBRINDO LITERATURA NA ERA DOS STREAMERS Olhaogab, Andrea Bistafa, Livre senhas e Victor Almeida
18h – Estação Plural – CONEXÕES VIRTUAIS: COMO A COMUNIDADE GAMER UNE MUNDOS Marychi, Coelho no Japão, Pedro Savino e Mariza Scheid
Por fim, leia mais:
Bienal do Livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 1)
Deve ser um buraco no teto | Camila Paixão falasobre seu primeiro livro
Bienal do livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 2)