Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e termos de uso.
Aceito
Vivente AndanteVivente AndanteVivente Andante
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Font ResizerAa
Vivente AndanteVivente Andante
Font ResizerAa
Buscar
  • Cinema
  • Música
  • Literatura
  • Cultura
  • Turismo
Embratur entrega Plano Brasis aos estados e celebra alta histórica do turismo no Brasil
Turismo

Brasil bate recorde histórico e alcança 9 milhões de turistas estrangeiros antes do fim de 2025

Número supera em 40% o recorde anual anterior e consolida o Brasil novamente no mapa do turismo internacional, segundo dados da Embratur.

Por
Alvaro Tallarico
Última Atualização 19 de dezembro de 2025
4 Min Leitura
Share
Pico da Tijuca (foto: Alvaro Tallarico)
SHARE

A poucos dias do encerramento de 2025, o Brasil atingiu um marco histórico ao registrar 9 milhões de turistas estrangeiros ao longo do ano. O número supera em mais de 40% o recorde anterior, de 6,77 milhões de visitantes internacionais em 2024, e também ultrapassa com folga a projeção oficial do Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027, que estimava 6,9 milhões de chegadas neste ano.

O feito foi celebrado em uma ação simbólica realizada no Turistômetro do Rio de Janeiro, instalado na orla de Copacabana, e reuniu autoridades, representantes do setor e trabalhadores diretamente impactados pelo crescimento do turismo. A cerimônia contou com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além de apresentações de ritmistas da Estação Primeira de Mangueira, marcando o caráter cultural e simbólico do momento.

Segundo Freixo, o resultado do alto fluxo de turistas estrangeiros é fruto de um trabalho consistente de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior, aliado a uma estratégia de promoção internacional focada em mercados prioritários e no fortalecimento do diálogo com o trade turístico.

“Alcançar a marca de 9 milhões de turistas internacionais em 2025 mostra que o Brasil voltou definitivamente ao mapa do turismo mundial. É um número histórico, que gera emprego, renda e desenvolvimento em todas as regiões do país”, afirmou.

rio de janeiro turismo em foto de alvaro tallarico
foto: Alvaro Tallarico

Durante o evento, também foram apresentados dados positivos sobre as projeções para 2026, especialmente no Rio de Janeiro, com aumento na emissão de passagens aéreas para o verão e expansão da malha aérea internacional com destino ao Aeroporto do Galeão. Para João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, a escolha de Copacabana como palco da celebração reforça o papel da cidade como vitrine internacional do turismo brasileiro.

Siga-nos e confira outras dicas em @viventeandante e no nosso canal de whatsapp!

Os Turistômetros do Rio de Janeiro e de Brasília foram inaugurados em novembro, quando o país havia alcançado 8 milhões de visitantes estrangeiros. Na ocasião, a Embratur lançou a campanha nacional “O recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”, destacando histórias reais de trabalhadores do setor e o impacto direto do turismo na geração de emprego e renda.

trilha rj foto de AlvaroTallarico
foto: Alvaro Tallarico

Entre os principais emissores de turistas estrangeiros para o Brasil em 2025, a Argentina lidera com folga, somando 3,1 milhões de visitantes entre janeiro e novembro, crescimento de mais de 82% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Chile, Estados Unidos, Uruguai e Paraguai completam a lista dos cinco maiores emissores. Já entre os principais portões de entrada, São Paulo segue na liderança, seguido por Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, consolidando o protagonismo do Sudeste e do Sul no fluxo internacional.

Leia mais

  • Viva o Rio com o Rock in Rio: Ingresso vira passaporte turístico e ganha hub oficial de benefícios; confira
  • Entre os principais emissores de turistas estrangeiros para o Brasil em 2025, a Argentina lidera com folga, somando 3,1 milhões de visitantes entre janeiro e novembro, crescimento de mais de 82% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Tags:copacabanaeconomia do turismoEmbraturmarcelo freixoPlano Nacional de Turismorecorde turismo 2025rio de janeiroTurismo internacionalturismo no brasilturistas estrangeiros
Compartilhe este artigo
Facebook Copie o Link Print
Alvaro Tallarico's avatar
PorAlvaro Tallarico
Follow:
Jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ.
1 comentário
  • Pingback: Verão no Circo Voador tem piscinão gigante, Mart’nália e shows imperdíveis

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gravatar profile

Vem Conhecer o Vivente!

1.7KSeguidoresMe Siga!

Leia Também no Vivente

Verão no Rio de Janeiro com shows gratuitos. 2020 começa bem.
MúsicaNotíciasTurismo

Verão no Rio de Janeiro tem shows de graça na praia

Alvaro Tallarico
4 Min Leitura
Aurora Boreal, uma descoberta além das cores
NotíciasTurismo

Islândia reabre fronteiras, está aberta a temporada de caça à Aurora Boreal

Redação
2 Min Leitura
CulturaNotícias

“Quero alguém bem-sucedido”: veja as cidades onde o amor virou investimento

Redação
2 Min Leitura
logo
Todos os Direitos Reservados a Vivente Andante.
  • Política de Privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?