Saturday, September 19, 2020

Festival de teatro Breves Cenas tem entrada gratuita

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 3 a 8 de dezembro (terça-feira a domingo), o festival Breves Cenas de Teatro. Inclusive, referência desde a sua edição de estreia, em 2009, o projeto está sendo realizado pela primeira vez fora de Manaus (AM). Depois de passar por Brasília (DF), em outubro, e Fortaleza (CE), em novembro, o festival chega agora à capital fluminense, com entrada franca.

A saber, serão apresentadas 17 cenas curtas, de artistas e grupos do Amazonas, do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, de Pernambuco, de São Paulo e da Colômbia. Com no mínimo 04’59’’ e no máximo 15’01’’, as criações vão do drama à palhaçaria. Ao final das sessões, o público escolhe a sua cena favorita, em cédulas de votação distribuídas na entrada no teatro. Ademais, a mais votada será anunciada no encerramento do festival.

Enfim, essa junção de diferentes propostas estéticas e grupos de diversas partes do Brasil e de países vizinhos vem cativando o público. “É gratificante comemorar casa cheia todos os anos, o que nos dá uma leitura da força das artes cênicas e de como o público gosta, sim, de ir ao teatro em tempos digitais”, destaca Dyego Monnzaho, idealizador do festival. “Levar o projeto para outros estados é uma oportunidade de estimular a formação de novas plateias”, completa.

Recorde de inscrições:

A princípio criado com o objetivo de valorizar e difundir o panorama das produções teatrais no Brasil, o Breves Cenas de Teatro registrou este ano um recorde de inscrições. Aliás, as 46 cenas selecionadas por uma curadoria especializada para apresentações em Brasília, em Fortaleza e no Rio de Janeiro foram escolhidas entre 154 inscritos de vários estados brasileiros e também de outros países.

Afinal, a abertura para a participação de artistas e grupos de todo o território nacional e latino-americano é uma característica do festival amazonense desde a sua primeira edição. Em suma, o projeto reforça, assim, a proposta de fomentar o intercâmbio profissional e artístico dos participantes e ajudar a impulsionar artistas que estão distantes dos principais mecanismos de circulação e turnê.

Serviço:

Festival Breves Cenas de Teatro

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)

Datas: de 3 a 8 de dezembro de 2019 (terça-feira a domingo)

Horário: 19h

Informações: (21) 3980-3815

A saber, a entrada é franca (distribuição de ingressos uma hora antes do início de cada sessão)

Duração: 60 minutos

Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos

Capacidade: 226 lugares (mais 4 para cadeirantes)

Acesso para pessoas com deficiência

Veja mais:

A Mandrágora – de Nicolau Maquiavel | Crítica Teatral
Deslembro – Crítica
Juliana Linhares do Pietá fala sobre arte – e Witzel

Escreve o que achou!