O Akasha Rock Fest é um festival independente de bandas autorais, criado em dezembro de 2018 pela produtora Pity Portugal. O seu intuito é fomentar a cena roqueira do município do Rio de Janeiro, criando mais uma oportunidade para que as bandas independentes possam apresentar seu trabalho.
No dia 09 de junho, a 16ª edição do festival acontece no Calabouço Rock Bar, casa de rock famosa da Zona Norte do Rio de Janeiro. Serão três bandas a se apresentar na noite de domingo: Manni Moritz, Vicejo e Mokambo. O evento tem início às 18 horas.
Conheça as bandas
Manni Moritz
Manni Moritz é cantora e poeta, crossover de estilos musicais, que tem como essência principal a energia do rock ‘n roll e a sutileza do jazz. Como versionista, se destacou em meados de 2017 com o tributo “Manni canta Amy Winehouse”. Com ele, percorreu palcos do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Em 2023, a cantora retomou seu trabalho autoral (iniciado em 2014) com o álbum 1 palco por dia – vol.1. Produzido por Lucas Barreto (que também é o guitarrista das canções), a sonoridade é uma mescla do bom e velho rock n’ roll com gêneros como R&B, blues, folk e MPB. Os vocais cheios de groove e sensibilidade de Manni são permeados pela criatividade harmônica de Lucas, e a “cozinha” nada convencional de Heber Caper e Nicolas Vigo.
Sua banda é composta por Lucas Barreto (guitarra), Heber Caper (bateria) e Nicolas Vigo (baixo).
Mokambo
Formada por Bruno Leiroza (voz, violão, guitarra e gaita), Leo Ventura (guitarra e voz), Budah Marcio (baixo e voz) e Pablo Rodrigo (bateria), a Mokambo é uma banda de pop rock, com influências de blues e folk, formada em 2018, no Rio de Janeiro. Ela traz a ancestralidade negra não só no nome, mas também em suas letras e arranjos. Cantando o amor, a indignação, a saudade e as emoções humanas cotidianas de maneira original e intensa, o grupo possui 12 composições lançadas nas plataformas digitais.
Esse ano, a Mokambo está em estúdio gravando seu primeiro álbum, Vermelho, com canções inéditas e previsão de lançamento para o segundo semestre.
Vicejo
A palavra Vicejo nasce da junção das primeiras sílabas dos nomes dos sobrinhos do vocalista Roani (Vinícius, Cecília e João). A ideia partiu de sua mãe, quando o músico pediu sugestões de nomes para a banda. O grupo se formou em 2019, no Rio de Janeiro, com Roani nos vocais e violão, Lucas na bateria e Victor na guitarra. Em 2022, se tornou um quarteto, com a chegada de André no baixo. Contudo, este ano, se tornou um quinteto, com a entrada definitiva de Rafael Estrada.
A estreia da banda ocorreu em julho de 2022, no La Esquina, na Lapa. A Vicejo une o folk-rock, o britpop e a dance music. A banda classifica seu trabalho como “folk rock dançante”. Isso porque tem como influências bandas como Oasis, Blind Melon, Foo Fighters e Neil Young, dentre outras.
O Akasha Rock Fest
Essa é a 16ª edição do festival. Durante cinco anos de atuação, o evento passou por várias casas. Algumas delas foram os clássicos Calabouço Rock Bar (Vila Isabel), Rock Experience (Lapa), Lapa Iris Pub (Lapa), La Esquina (Lapa) e o antigo Smoke Lounge (Tijuca).
Em suas edições anteriores, já se apresentaram 39 bandas independentes, sendo duas de fora do estado do Rio. Esta edição faz parte do circuito do coletivo RIO+ROCK.
Serviço
AKASHA ROCK FEST
Data: 09 de junho de 2024 (domingo).
Horário: A partir das 18h.
Local: Calabouço Rock Bar.
Endereço: Rua Felipe Camarão, 130, – Vila Isabel.
Ingressos: Antecipados pelo site ZIG por R$20. Na porta, R$25.
Produção: Pity Portugal.
POR FIM, LEIA MAIS:
‘Aumenta que é rock ‘n roll’ traz nostalgia gostosa | Crítica