Conecte-se conosco

Cinema

Supa Modo | Conheça um belo e singelo filme queniano

Publicado

em

Nollywood

Infância, maternidade, dor, felicidade, super-heróis, solidariedade, irmandade, produção cinematográfica, amor e, sobretudo, vida. A princípio, esses são alguns temas que povoam o filme Supa Modo, do diretor queniano, Likarion Wainain, que estreou no 68º Festival de Filme de Berlim, em 2018. Agora pode ser visto na Mostra de Cinemas Africanos.

Joana, conhecida como Jo é uma menina que luta contra o câncer e cria dentro de si um mundo dos super-heróis,. Ela faz isso não somente para diminuir a dor da sua família e amigos, como para que a sua vida, mesmo no final, seja feliz e alegre. Sua irmã, vendo que a felicidade dela depende dessa invenção de mundo de heróis e heroínas, resolve fazer com que o tempo que resta de sua vida seja divertido. Com ajuda de Mike, o cinéfilo local, de sua mãe e dos vizinhos, começam a rodar um filme sobre a heroína interpretada por Jo, Supa Modo, que salvará as crianças do vilarejo de uma gangue que as sequestrará.

“Ela é nossa criança, ainda que não sejamos sua mãe.”

A fala de uma das moradoras, nos leva para outro patamar de entendimento e de cuidado: de todos, naquele lugar, formarem uma única família e, por isso, cuidarem uns dos outros. A partir dessa fala, pode-se perceber que essa irmandade ainda existe em alguns bairros dos subúrbios das cidades pelo mundo. Locais onde um toma conta do outro e expande a solidariedade, ou seja, uma sensação de “aquilombamento”.

O quilombo com o sentido de pertencimento que diminui a dor capaz de transformar a vida.

Aliás, veja o trailer e siga lendo:

Outro tema que surge é como uma doença dura pode ser apresentada e encarada com muita leveza e diversão. Além disso, o filme aborda o sentimento da perda e da chegada de vidas ao mundo. Ao mesmo tempo, em que a mãe de Jo traz vida ao mundo, como parteira do local, a vida da filha está chegando ao fim, um antagonismo que muitos vivem em outros aspectos, durante jornada como seres, nesse planeta. A ironia se instala: a vida pode estar pressa por um fio, o cordão umbilical ou por um sopro que pode deixar de existir a qualquer instante.

Voa

O sonho de Jo, de virar uma heroína, se consolida no em certo momento. Na reunião no vilarejo para assistir o filme.

Supa Modo é singelo, único, e me tocou profundamente.

Dedico a resenha desse filme a meu sobrinho de 9 anos, Nicolas Carvalho dos Santos. Há dois anos, ele luta, como um Supa Modo, contra a Leucemia Linfoide Aguda (quase no final do tratamento hospitalar). Dedico também a todas as crianças que estejam nessa batalha contra um vilão invisível.

Certamente, esses nossos pequenos heróis e heroínas são visíveis e nos deixam muitas lições e a principal delas é de que devemos lutar pela vida com a vida.

Enfim, para ver o filme é só acessar: mostradecinemasafricanos.com

*Sylvia Helena de Carvalho Arcuri é Doutora em Literatura Hispano-americana pela UFRJ e escreve na página Rolé Literário, que está cobrindo a Mostra de Cinemas Africanos em parceria com o Vivente Andante

Afinal, entenda mais sobre cinemas africanos:

Cine África | Em setembro estreia nova temporada do festival de filmes africanos
Além disso, tem Marcelo Monteiro falando de Cosmogonia Africana
Literatura africana | Conheça o projeto da livraria online com obras sobre África

Cinema

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.

Publicado

em

Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.

Cidade Invisível T2 – Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.

O Agente Noturno T1 – Netflix

Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.

Perfect Adition – Prime Video

Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).

Ringo: Glória e Morte T1 – Star+

Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.

Amor nas Alturas T1 – Star+

Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.

Superman e Lois T3 – HBO Max

Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.

Origem T1 – Globoplay

A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.

Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.

Por último, leia mais:

Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio

Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências