Tuesday, October 20, 2020

Aprenda a fazer fertilizante caseiro com resto de alimentos

Fertilizante caseiro! Da cozinha para a terra! No meu caminhar da existência, fui percebendo que para mim era impossível falar de cozinha sem falar de reaproveitamento. A cozinha é um dos locais que mais podem ser gerados resíduos tanto plásticos e metálicos quanto orgânicos. Nisso, há vário movimentos que podemos iniciar para transacionar dentro do nosso tempo e
das nossas possibilidades para uma cozinha mais funcional! Mas como assim funcional?

Funcionalidade como movimento orgânico: colaborar para tornar a cozinha um organismo vivo mesmo, ou seja, o que usamos para nos nutrir, também pode ser usado para nutrir o entorno da nossa casa. Então, uma das possibilidades é usar as sobras dos seguintes alimentos para uma receita prática, fácil, ecológica que vai deixar você e suas plantinhas muito felizes!

Pega lá suas:

– Cascas de Banana (Ricas em Potássio)
– Borra de Café (Rica em Nitrogênio)
– Casca de ovos (Se é vegano e não possui esse alimento em sua casa, tudo bem, não precisa colocar. Mas, se alguém que coabita com você consome e produz é possível usar, pois é rica em cálcio)
– Um pouco de água

Agora, bata tudo em um liquidificador até ficar um líquido mais homogêneo!

Dicas: já cortar a casca em tamanhos menores e triturar (com a mão mesmo) a casca de ovo antes, porque ajuda o processo no liquidificador. Então, ir colocando a água aos poucos, verificando como vai ficando a mistura ao longo do processo no liquidificador, mas é importante que a mistura fique diluída.

Em seguida, ainda coei em uma peneira a mistura, deixando os excessos de café que não se diluíram secando ao sol. Já tenha/desenvolva em sua casa um depositório para esses resíduos orgânicos. Aqui em casa usamos pote de sorvete e deixamos no freezer, mas você também pode fazer pequenos furos na tampa (sim, pequenos mesmo para não permitir entrar bichinhos mas deixar que o processo aeróbico da decomposição aconteça) e em um local com sombra.

Pronto! Ingredientes muito nutritivos que além de produzir menos resíduos orgânicos em sacos de lixo, prolongam a vida e a utilidade desses alimentos e deixam suas plantas muito felizes!

Todavia, ouça o podcast abaixo e veja mais receitas em seguida:

Receita de Quinoa com Pimentão Verde e Cogumelo
Aprenda a fazer Almôndega de Abobrinha
Aprenda a fazer Torta Salgada Vegana

 

Escreve o que achou!