Cultura
‘Conecte-se com o Sagrado’ mostra do artista plástico Ed Ribeiro no Centro Cultural Correios RJ
A mostra traz a cultura dos orixás e convida o espectador a se conectar com a energia primordial da natureza, em obras que parecem ter vida própria.
Publicado
7 meses atrásem
Por
Rodrigo Adami
A Tartaglia Arte assina a curadoria da exposição ‘Conecte-se com o Sagrado’, do artista plástico baiano Ed Ribeiro, conhecido como o ‘Pintor dos Orixás’. A mostra traz cerca de 30 pinturas, 2 esculturas e uma instalação, retratando a importância da cultura dos Orixás e de sua energia primordial de exaltação às forças da natureza. A partir de 18 de março, no Centro Cultural Correios Rio.
A mostra tem o objetivo de conectar o visitante com suas raízes ancestrais e mostrar o trabalho do artista considerado o ‘Mestre Contemporâneo na Arte em Derramamento de Tintas’. Técnica própria que lhe rendeu várias premiações e exposições no Brasil e no exterior.
“Conheci Ed Ribeiro em uma exposição de amigos em comum no Rio de Janeiro. Foi admiração à primeira vista. Ficamos ligados por esse elo espiritual e depois de conhecer seus trabalhos virou um amor profissional. Idealizamos juntos a ideia de uma possível exposição no Rio de Janeiro com a nossa curadoria da Tartaglia Arte. Ed passa seu talento e profunda sensibilidade na sua imensa busca artística, cria imagens de pura força, inovadora e impactante, certamente será uma grande exposição abençoada.”, conta Regina Nobrez, diretora da Tartaglia Arte, ao lado do também diretor e curador Riccardo Tartaglia.

SOBRE O ARTISTA
Ed Ribeiro, natural do interior da Bahia, é reconhecido por sua técnica intitulada ‘Derramamento de tinta’, considerada como uma das grandes inovações do mundo da arte, sendo citado por estudiosos como o terceiro inovador entre os séculos 19 e 21, estando entre grandes nomes. Criador de obras com destaques internacionais, o artista plástico e seu ateliê recebem visitantes baianos, brasileiros e estrangeiros. As peças que estão em seu “santuário” consistem em materiais descartados transformados e renascidos em obras de arte, como árvores queimadas, além da exposição de suas reconhecidas telas e do Jeep de Pedra. Uma de suas obras, considerada pelo público norte-americano como a mais expressiva de Ed Ribeiro, foi A Borboleta. A obra ganhou destaque na Philadelphia International Artexpo, em 2008.
Outro tema presente no trabalho de Ed Ribeiro é a cultura africana, um dos pontos altos das pinturas. Nas telas, o artista visa passar sua essência e espiritualidade e quebrar o preconceito de um mundo alheio à essa cultura. Além de ‘Pintor dos Orixás’, Ed também é escultor. Uma de suas obras de destaque é O Dinossauro, feito em uma colossal raiz de jaqueira com mais de 10 metros, que o artista transformou em um animal pré-histórico tão real que permite ultrapassar um portal do tempo entre o passado e o presente.
Com grande contribuição para a cultura brasileira, Ed já recebeu diversas homenagens. Em 2022, o escritor, jornalista e cineasta Daniel Marx escreveu sua biografia, onde reúne importantes momentos da carreira do artista. Também foi destaque na escola de samba Águia de Ouro, no Carnaval de São Paulo. Ainda esse ano, o artista plástico representará a Bahia, sendo o enredo da Escola de Samba Raio de Sol no Carnaval de 2023, em Belo Horizonte – Minas Gerais. O single ‘Braços abertos, celebrando a vida’, que conta sobre a vida de Ed, tem autoria de seus amigos Carlinhos Brown, Altay Veloso, Lado Raízes e Charles Theone.

SOBRE A TARTAGLIA ARTE
A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal. A paixão avassaladora de Tartaglia pela expressão pictórica com explosões de cor pura e contrastes violentos que tornam a tela viva, deu vida à Escola do Disgregacionismo. Posteriormente fundou as Galerias para exposição permanente de seus trabalhos e de seus alunos, hoje são dirigidas pelo filho Ricardo.
O amor pela arte e uma visão cultural ampla são as peculiaridades deste grande artista, e representam sua herança moral e espiritual. Herança que continua sendo representada por Riccardo Tartaglia, que trabalha com a mesma seriedade e tenacidade na propagação da arte, através de exposições e eventos internacionais. Tudo com a assinatura de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Membro da Academia Brasileira de Belas Artes e Embaixatriz Cultural com Honoris Causa, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina – Honra da Arte de Florianópolis), o que confere um atestado de credibilidade e sensibilidade criativa.
SERVIÇO
Exposição: Conecte-se com o Sagrado
Artista: Ed Ribeiro
Instagram: @pintor_dos_orixas
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia @tartagliaarte
Abertura: 18 de março de 2023 das 13h às 18h
Visitação: 28 de janeiro a 22 de abril de 2023
Local: Centro Cultural Correios RJ
Av. Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
De terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Assessoria de imprensa Tartaglia Arte: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Apoio: Consolato Onorario Italiano – Florianópolis/SC – CIB/SC – Espaço Cultural Correios
Acesso: Barcas, UBER, táxi, ônibus.
O local possui acessibilidade.
Evento gratuito.
Censura livre.
Ademais, veja mais:
Lan Lanh estreia com novo show pelo SESC Pulsar
Um Pequeno Grande Plano | Crítica
Crítica | ‘Guia Romântico Para Lugares Perdidos’ tem poesia e catarse
Estudante de Comunicação Social com foco em Cinema. Além dos filmes, amo quadrinhos e vídeo games, sempre atrás de boas histórias.

Você pode gostar
CCBB comemora 34 anos em outubro com programação diversa
Gamboa recebe apresentação gratuita ‘São Cosme, São Damião e Doum’
Socioagrobiodiversidade | Evento traz Arte, Educação e Cultura
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
Os Signos do Zodíaco | Exposição de Bruno Castaing traz astrologia e mitologia
Maya | Peça-filme homenageia mulheres cineastas
2 Comments
Escreve o que achou!Cancelar resposta
Cultura
Terceira temporada de Lupin: a magia do Cavalheiro e Ladrão
Publicado
1 hora atrásem
4 de outubro de 2023
“Lupin”, a produção francesa da Netflix, tem tudo que os amantes de mistérios e aventuras precisam: um protagonista incrível, Arsène Lupin, interpretado brilhantemente por Omar Sy, misturado com uma narrativa envolvente e cheia de tensão. Ou seja, cada episódio é uma montanha-russa de emoções.
É normal se pegar torcendo por Arsène enquanto ele supera obstáculos aparentemente impossíveis. Lupin está sempre um passo à frente de seus inimigos e surpreende até o mais experiente dos espectadores interessados e ansiosos para descobrir o que acontecerá a seguir. Pessoalmente, o que mais me impressiona em Lupin é a maneira como a série entrelaça as trapalhadas e reviravoltas do protagonista com questões sociais relevantes, como racismo e desigualdade, sem deixar de lado o entretenimento irresistível. Dessa forma, é uma celebração da inteligência, resiliência e astúcia, especialmente quando tudo parece estar contra o nosso herói.
Além disso, não posso deixar de mencionar o elenco maravilhosamente talentoso que dá vida a cada personagem. As atuações permitem conexões profundas com a audiência. Essa série é a combinação perfeita de ação, mistério e drama, que com certeza deixará você viciado e ansioso pela próxima temporada! Então, prepare a pipoca chame os amigos e mergulhe nessa aventura cheia de intrigas e surpresas. A terceira temporada de Lupin estreia no dia 05/10 na Netflix, se você ainda não viu, corre lá na Netflix e comece a assistir as anteriores! Não perca a oportunidade de conhecer um dos ladrões mais charmosos e inteligentes da história da televisão.
Aliás, conheça Arsène Lupin, o personagem que serviu de inspiração para a série Lupin da Netflix
Com a estreia da terceira temporada de Lupin em 5 de outubro, pode ser legal saber mais sobre o protagonista. Inicialmente, Arsène Lupin foi concebido por Maurice Leblanc como uma resposta ao famoso detetive britânico Sherlock Holmes. A literatura conta com mais de vinte obras dedicadas ao ardiloso criminoso francês.
Ousado, sedutor e carismático, Arsène Lupin é considerado o ladrão mais famoso do início do século XX. Responsável por uma série de crimes enigmáticos na França durante a virada do século, esse anti-herói mantém um código de honra peculiar: ele atormenta seus oponentes, zomba da burguesia e auxilia os menos afortunados, lembrando em muito o lendário Robin Hood, mas com um toque francês.
Visto como a resposta irônica da França a Sherlock Holmes, “Arsène Lupin: Cavalheiro e Ladrão” é o primeiro livro de uma série de vinte títulos cativantes que Maurice Leblanc dedicou a Lupin, um dos personagens mais distintos do gênero policial.
“Arsène Lupin: Cavalheiro e Ladrão” serviu como base para inúmeras adaptações no teatro, cinema e televisão. A mais recente delas é a série Lupin da Netflix, agora em sua terceira temporada, onde inspira o personagem do ladrão elegante Assane Diop, interpretado por Omar Sy no papel principal, com Ludivine Sagnier e Clotilde Hesme no elenco.
A última incursão cinematográfica ocorreu em 2004, com Romain Duris, Kristin Scott Thomas, Pascal Greggory e direção de Jean-Paul Salomé. Desde a criação do personagem, Lupin também conquistou adaptações no cinema alemão e argentino, mas uma das mais célebres é o mangá Lupin III, que posteriormente se tornou um anime de grande sucesso.
Quem é, afinal, Arsène Lupin?
Criado em 1905, Lupin é conhecido por roubar apenas dos ricos e burgueses, aqueles que acumulam riquezas de forma duvidosa. As aventuras de Arsène Lupin giram em torno da lógica, do raciocínio e da dedução, elementos cruciais das clássicas histórias policiais.
Tanto no livro quanto na série, a arma mais letal de Lupin é a sua perspicácia. Além disso, o personagem apresenta inúmeras complexidades, especialmente por explorar o ponto de vista de um anarquista que leva uma vida aristocrática e aborda questões filosóficas e políticas relacionadas a essa dualidade.
Nas nove histórias que compõem suas primeiras aventuras, esse anti-herói irresistível atormenta seus oponentes, desafia as convenções estabelecidas, satiriza a burguesia e auxilia os menos privilegiados. Lupin ainda enfrenta um grande detetive inglês, ironicamente chamado Herlock Sholmès, em uma referência a Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes.
Maurice Leblanc, um escritor e jornalista francês, filho de um armador naval, começou sua carreira como repórter policial e publicou seu primeiro livro aos vinte e três anos, um romance psicológico intitulado “Une Femme”. Ele continuou trabalhando na imprensa por duas décadas, acumulando material e gradualmente moldando o personagem que o tornaria um autor consagrado. Em 1907, lançou “Arsène Lupin: Cavalheiro e Ladrão”, a obra que apresentou o icônico personagem com charme, astúcia e ironia.
A Editora Landmark oferece uma edição de luxo bilíngue em português e francês de “Arsène Lupin: Cavalheiro e Ladrão”, que resgata todas as aventuras originais do ladrão astuto e encantador de Maurice Leblanc. O livro está disponível na Amazon, nas principais livrarias do país e no site oficial da Editora Landmark. Para acessar, clique aqui.
Ademais, veja:
O retorno das penosas na Netflix: A Fuga das Galinhas – A Ameaça dos Nuggets
Crítica | ‘One Piece, a série’ surpreende positivamente
O ladrão carismático voltou: Lupin Parte 3 anuncia data de estreia
Cultura


Terceira temporada de Lupin: a magia do Cavalheiro e Ladrão
“Lupin”, a produção francesa da Netflix, tem tudo que os amantes de mistérios e aventuras precisam: um protagonista incrível, Arsène...


Rio Innovation Week 2023 | Veja os destaques da quarta-feira (4)
Neste dia, quarta-feira, 04/10, o Rio Innovation Week 2023 apresenta uma programação repleta de atividades, com 30 conferências simultâneas, a...


CSI: Vegas estreia com exclusividade na AXN
A série é um spin-off de CSI: Crime Scene Investigation.


7º Encontro Cultural Quilombola explora a força das comunidades
O Projeto Quipea (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental), uma exigência no processo de licenciamento da Shell, está organizando o...
Crítica


‘Isto é Amor!’, saiba mais sobre o livro de Sonia Rosa, por Paty Lopes
Nia Produções Literárias nasceu em 2015. Veio de um desejo muito particular de levar literatura infantil com protagonismo negro a...


Conheça ‘Vozes à Flor da Pele’ e a jornada inspiradora de uma humanitária brasileira
Hoje quero falar sobre um livro que recentemente li e que me impactou profundamente. “Vozes à flor da pele”, escrito...


‘O Admirável Sertão de Zé Ramalho’ brilha no Teatro Prudential
“O Admirável Sertão de Zé Ramalho” é um bom musical que oferece uma bela parcela de diversão e, ao mesmo...


Notícias Populares | Série sobre jornal de São Paulo estreia no Canal Brasil
A série Notícias Populares estreia essa sexta-feira, 29 de setembro, no Canal Brasil. Ela mostra o dia a dia da...
Séries


Conheça ‘Toda Luz que Não Podemos Ver’, a nova minissérie da Netflix
Uma minissérie cheia de expectativas positivas está prestes a chegar à Netflix em 2 de novembro, “Toda Luz que Não...


DNA do Crime, conheça a primeira série brasileira de ação policial da Netflix
Teaser mostra o tom da história - e promete


Crítica | One Piece, a série, primeira temporada na Netflix
Fidelidade e diversão


HBO Max anuncia ‘Como Água para Chocolate’, série original baseada no romance de Laura Esquivel
Estrelada por Irene Azuela, Azul Guaita, Ari Brickman e Ana Valeria Becerril, a produção iniciou as filmagens nesta semana, no...
Literatura


Confira a resenha do livro ‘Eu Protesto’, por Paty Lopes
Obra traz olhares significativos


Tonico Pereira discute etarismo e representatividade de idosos
No dia 26 de setembro, terça-feira, o ator Tonico Pereira participará de uma conversa sobre o etarismo e a representação...


Os Cachorros do Parque | por Paty Lopes
“Os Cachorros do Parque”. Cães são para além de bichos de estimação. Impossível esquecê-los, são responsáveis por momentos bons em...


Aonde Mora a Vovó?, por Paty Lopes
Um bom livro infantil
Música


Bernardo Lobo lança álbum produzido por Marcelo Camelo
O cantor e compositor carioca Bernardo Lobo, lança "Bons Ventos", o oitavo de sua discografia.


Catch Side comemora 20 anos no Circo Voador
A banda Catch Side realiza show na quarta-feira, 11 de outubro, véspera de feriado. O grupo de pop rock nacional...


FIMA – Festival Interativo de Música e Arquitetura apresenta concerto gratuito em Niterói
Em sua terceira edição, o FIMA dedica-se a homenagear os teatros históricos do Brasil, promovendo uma fusão entre música e...


Hélder Viana lança o single ‘Você me Ama’ com participação de Flávio Venturini
O cantor, compositor e violonista mineiro Hélder Viana está com trabalho novo. “Você me Ama” é uma canção de amor...
Tendências
- Cinema2 meses atrás
São Miguel Arcanjo, o Anjo Maior | Crítica
- Literatura2 meses atrás
O Mapa da Poesia – Óbidos: Livro viaja pela pitoresca cidade portuguesa
- Cinema2 meses atrás
‘Totally Killer’, mescla de slasher com comédia, chega na Prime Video em outubro
- Literatura2 meses atrás
Bienal do Livro RJ 2023 | Confira as dicas de debates (pt. 1)
- Cinema2 meses atrás
Animação ‘A Fada do Dente’ ganha data de estreia e trailer oficial
- Cultura4 semanas atrás
Confira a programação completa da ArtRio 2023
- Crítica4 semanas atrás
‘Cordel Camará’ é um show de referências, por Paty Lopes
- Crítica1 mês atrás
‘O Homem que Engoliu um Chip’ oferece uma abordagem teatral envolvente
Danilo Soares (@Dansowaru)
4 de março de 2023 at 22:57
Parece interessante!!
Alvaro Tallarico
11 de março de 2023 at 22:02
Sim! Depois que for por lá, vem aqui e diz o que achou?