Aprenda 5 receitas de sopas para fortalecer a imunidade no inverno

Começa oficialmente o inverno e com as temperaturas mais baixas e o tempo mais seco, as chances de algumas doenças respiratórias aumentam. Gripe, asma, bronquite, sinusite e até pneumonia costumam ser mais comuns nessa época do ano. Além disso, ainda estamos em pandemia, sempre com o risco de contaminação do vírus da Covid-19. Dessa forma, mais do que nunca, precisamos cuidar do nosso sistema imunológico. Entre todos os cuidados, a alimentação é, sem dúvida, um dos pilares mais importantes. Aproveitando o friozinho, a médica especialista em Medicina do Estilo de Vida, Dra. Lívia Salomé separou cinco receitas de sopas que, além de aquecer, ajudam na imunidade:

Sopa de legumes light

Ingredientes

4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola
4 dentes de alho
1 colher (sopa) de gengibre picado (se não tiver, pode ser em pó)
2 tomates maduros em cubos sem casca e sem semente
1 cenoura em cubos
1 abobrinha em cubos
Um chuchu em cubos
1 xícara de repolho em tiras
1 xícara de espinafre
Uma xícara de couve em tiras
2 litros e água
Sal a gosto
Farinha de linhaça para polvilhar (opcional)

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho e, quando estiverem dourados, acrescente o tomate, o gengibre e a cenoura, refogando por mais 2 minutos. Adicione os 2 litros de água já fervida, a abobrinha e o chuchu. Cozinhe até os legumes ficarem macios. Depois, coloque o repolho e deixe cozinhar por mais 2 ou 3 minutos. Com o fogo desligado, junte a couve e o espinafre. Tampe a panela e deixe cozinhar no caldo quente por cerca de 10 minutos. Mexa bem, coloque o sal (se precisar) e finalize com farinha de linhaça.

Sopa de inhame com espinafre

Ingredientes

5 inhames médios descascados e picados
1 cebola média
2 dentes de alho
1 xícara de espinafre picado
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada
1 xícara de água
Uma colher (chá) de tomilho e alecrim
1 colher (café) de gengibre picado
Sal a gosto

Modo de preparo

Refogue a cebola, o alho e o gengibre e cozinhe o inhame. Quando estiver bem macio, amasse e acrescente o espinafre, o tomilho, o alecrim e o sal. Quando o espinafre estiver cozido, desligue o fogo, misture a farinha de linhaça e sirva.

Sopa de abóbora com batata-doce

Ingredientes

300g de abóbora em cubos
600g de batata-doce em cubos
1 cebola
2 dentes de alho
2 litros de água
Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo

Cozinhe a batata-doce em água e sal. Escorra e reserve. Enquanto isso, refogue o alho e a cebola no óleo de coco. Coloque a abóbora, refogue mais um pouco e cozinhe até ficar bem macia. Deixe esfriar e bata metade das batatas, a abóbora (com a própria água), a pimenta e sal. Volte para a panela para aquecer e finalizei com o cheiro-verde. A outra metade da batata, corte em cubinhos e sirva junto, regando um pouco de azeite.

Sopa de beterraba vegana

Ingredientes

4 beterrabas médias
2 batatas
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate sem pele e sem semente
1 xícara de leite de amêndoas
pimenta do reino
salsinha e cebolinha a gosto
sal a gosto

Modo de preparo

Cozinhe as beterrabas e batatas com água e sal. Quando estiverem bem macias, espere esfriar. Refogue a cebola, o alho e o tomate com um fio de azeite. Espere o tomate soltar bastante água, desligue o fogo, acrescente a beterraba e a água do cozimento. Bata essa mistura no liquidificador. Quando estiver homogêneo, acrescente as batatas e o leite. Volte para a panela, aqueça e finalize com os temperos.

Sopa de chuchu com tomate

Ingredientes

3 chuchus grandes;
1 cebola;
Um dente de alho;
1 caldo de legumes caseiro;
2 tomates picados em cubos e sem pele e sem semente;
Sal a gosto

Modo de preparo

Cozinhe os chuchus no caldo de legumes caseiro. Acrescente ao caldo a cebola, alho e tomates picados. Se necessário, coloque sal. Quando o chuchu estiver macio, bata tudo no liquidificar e cozinhe por mais 5 minutos. Você pode finalizar com pimenta do reino e salsinha, além de um fio de azeite.

Nutrientes

“Se alimentar bem e consumir pratos ricos em todos os tipos de nutrientes é super importante para manter nosso sistema imunológico fortalecido. Mas é bom lembrar que é preciso ter uma rotina de atividade física e sono adequados para potencializar a ação da alimentação”, explica Dra. Lívia.

Outra dica importante, lém das receitas de sopas, é aproveitar o tempo na cozinha para fazer mais porções e congelar. Além disso, usar pratos com os mesmos ingredientes te ajudam a otimizar o tempo.

“Quanto mais organizamos nosso tempo na cozinha, mais conseguimos nos alimentar bem e variar o cardápio. Em tempos de home office, ainda mais para quem tem filhos, isso acaba ajudando muito no dia a dia e impacta de forma muito positiva na qualidade das refeições”, completa a médica, que tem graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem especialização em Clínica Médica e certificação em Medicina do Estilo de Vida pelo American College of Lifestyle Medicine.

Ademais, veja mais:
Bandolim Vegan Cult Bar | Rio de Janeiro ganha novo restaurante e casa de cultura
Enfim, Veganismo | Busca sobre o termo na internet cresce 47%
Bandolim, novo restaurante da Lapa, lança nuggets veganos

Escreve o que achou!