Friday, November 27, 2020

Black Earth Rising | Minissérie mostra conflitos sociais pós-genocídio em Ruanda

Black Earth Rising é uma série baseada em fatos reais e sua narrativa mostra alguns fatos que ocorreram num período pós-genocídio. Relata a história de alguns sobreviventes de um ataque realizado a cidade de Ruanda na década de 90, e uma quadrilha internacional idealizadora do massacre onde uma média de quase um milhão de pessoas foram mortas como alvo de terroristas.

A princípio, a trama é um suspense carregado de drama e que em seu decorrer traz muitas emoções e mistérios a serem desvendados. Tem como protagonista a competente atriz Michaela Coel que dá vida a personagem de Kate Ashby, sobrevivente do massacre. Kate foi adotada ainda quando criança pela advogada e promotora de justiça Eve Ashby vivida pela atriz Herriet Walter que tinha como finalidade em sua carreira a luta pelos direitos humanos.

Elenco

Kate carrega uma grande sede por vingança e justiça devido ao atentado que acabou dizimando sua família e conterrâneos. Por isso, ao ter a oportunidade de atuar como investigadora criminal do massacre vê a chance de, por meios legais, oferecer ajuda e tentar solucionar o caso. Posteriormente, ela inicia alguns tratamentos terapêuticos para que consega amenizar a dor que carrega. A série ainda traz em seu elenco atores como Hugo Blick como Blake Gaines, o ótimo John Goodman vive Michael Ennis, Noma Dumezweni como Alice Munezero, Lucian Msamati faz David Hunihura.

A obra apresenta uma boa interpretação por parte dos atores. Além disso, tem um roteiro construído com bons diálogos e algumas pausas constantes que convidam o espectador a enxergar certo silêncio vivido pela personagem ora devido às suas angústias, ora pelas necessidades de sua profissão. A série apresenta a história de um escritório de advocacia sendo favorecido por tratar da causa do genocídio. A obra traz alguns temas importantes como políticas sociais e econômicas e no que cada um dos personagens pôde contribuir para o processo de investigações.

Nessa minissérie em 8 episódios se destaca a presença de alguns dilemas e conflitos sociais como briga por poder político – o que não se distancia muito de nossa realidade. Sobretudo, tem golpes, traições, envenenamentos, crimes e homicídios, ou seja, tudo que vemos de forma escrachada em alguns grupos ou organizações políticas.

Afinal, Black Earth Rising traz uma série de novidades e polêmicas étnicas e éticas e se encontra disponível na Netflix.

Enfim, o trailer:

Ademais, leia mais:

Aliás, conheça Negra Jaque | “Rap é mão preta de interferência na sociedade”
O Enredo de Aristóteles | Filme de Camarões traz metalinguagem, analogias e reflexões sobre neocolonialismo
Fronteiras | Cine África traz a diretora Apolline Traoré de Burkina Faso

 

1 Comment

Escreve o que achou!

%d blogueiros gostam disto: