Conecte-se conosco

Cinema

Crítica | ‘Ela e Eu’ é metáfora sensível da mudança incontrolável

Publicado

em

Ela e Eu com Andrea Beltrão 1

É muito bom sonhar que está voando. Quem teve esse sonho sabe disso, e mesmo quem não teve, consegue ter noção da sensação. Ela e Eu é o segundo longa-metragem de ficção de Gustavo Rosa de Moura (Canção da Volta). Andrea Beltrão faz a protagonista Bia e mostra sua desenvoltura tradicional como uma ex-roqueira que desperta após 20 anos em coma. Não à toa, ganhou prêmio de melhor atriz no 54º Festival de Brasília, em 2021.

Em seu primeiro ato o filme constrasta a vida ativa da família com a catatonia de Bia. O homem, Carlos (em ótima atuação de Eduardo Moscovis), é quem faz sexo oral na esposa, cozinha e trabalha.

A forma como o diretor retrata os personagens tem uma sensibilidade palpável e os closes nos olhares de Bia favorecem o trabalho de Andréa Beltrão. Aliás, no geral, os closes são bastante utilizados, mas isso não cansa. É uma escolha acertada para extrair ao máximo a expressão dos atores. O diretor Gustavo Rosa de Moura acerta.

Metáforas

A cena de Carol dando banho na mãe exala a felicidade de um renascimento. Por outro lado, a vida da personagem de Renata (Mariana Lima) fica mais difícil. A atenção que ela tinha como matriarca se perde. As relações ao redor são afetadas, pois as prioridades mudam. Essa metáfora que o filme apresenta, de como tudo pode mudar de uma hora para outra, de que não temos controle sobre nada, é deveras importante.

É possível fazer uma ligação com a pandemia, ou com diversas outras situações, a partir dessa mudança repentina da situação de Bia e a necessidade de adaptação que gera.

Todo o elenco consegue expressar as nuances da reverberação que a nova Bia traz e também reúne Karine Teles, que interpreta Sandra, a cuidadora de Bia, e Jessica Ellen, no papel de Giovanna, namorada de Carol.

Por fim, Ela e Eu é filme brasileiro de qualidade e estreia no dia 21 de julho.

Afinal, veja o trailer:

Ademais, leia mais

O Presidente Improvável | Documentário traz Fernando Henrique Cardoso por ele mesmo

Crítica | ‘1982’ é uma ode à inocência em tempos difíceis

Águas Selvagens | Filme apresenta conceitos interessantes com ótimas atuações

Jornalista Cultural. Um ser vivente nesse mundo cheio de mundos. Um realista esperançoso e divulgador da cultura como elemento de elevação na evolução.

Cinema

Barraco de Família | Saiba mais sobre a nova comédia com Cacau Protásio

Longa conta com um elenco estelar da comédia e da música, incluindo Péricles e Sandra Sá

Publicado

em

filme barraco em familia em foto de Daniel Chiacos

A comédia Barraco de Família, com direção de Maurício Eça e protagonizada por Cacau Protásio e Lellê, acaba de ter seu trailer oficial divulgado. No vídeo, conhecemos a matriarca Cleide que se vira nos 30 para cuidar de sua família na Zona Leste de São Paulo.

A princípio, o filme já tem data de estreia marcada nos cinemas: 11 de maio, semana do Dia das Mães, com distribuição da Synapse Distribution. O longa terá sessões de pré-estreia em abril em diversas cidades do país.

Aliás, confira o trailer de Barraco de Família e siga lendo:

No longa, Kellen (Lellê), uma funkeira famosa, é cancelada por causa de um vídeo polêmico vazado. Ao tentar voltar às suas origens, ela arma o maior barraco e precisará da ajuda de sua mãe, Cleide (Cacau Protásio), para desenrolar sua carreira. Apesar das brigas e confusões, essa família está pronta para se unir e resolver a situação caótica.

Péricles

Barraco de Família conta com um elenco estelar da comédia e da música nacional, incluindo o Péricles, em sua estreia nas telonas. Além disso, tem Sandra Sá, a cantora e atriz Jeniffer Nascimento, Nany People e Maurício de Barros. Completam o elenco o influenciador digital Hugo Gloss, também em seu primeiro longa, Robson Nunes, Eduardo Silva, Yuri Marçal e Lena Roque, que também assina o roteiro ao lado de Emíli

Por último, leia mais:

Muco | Documentário mostra contradição na tradição indiana (viventeandante.com)

Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica (viventeandante.com)

Yoga De Rua | Enfim, conheça o extraordinário na simplicidade (viventeandante.com)

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências