Conecte-se conosco

Crítica

Crítica | ‘Tudo faz sentido, mas é mera coincidência’ é retrato real e surreal do mundo atual

Publicado

em

Os Ciclomátios em tudo faz sentido mas é mera coincidência em foto de Alvaro Tallarico

Celebrando 25 anos de existência em ótima forma, Os Ciclomáticos Cia de Teatro estreiam o espetáculo inédito “Tudo faz sentido, mas é mera coincidência” no Espaço Cultural Sérgio Porto (RJ). Entre filmes, livros, séries e peças, esse espetáculo foi uma das melhores coisas que pude ver no ano de 2022. Ele é arte de tantas formas… Desde o figurino caprichado numa mescla de anos 70 (os pais) com uma estética de anime (os filhos) passando por canto e dança. A perfeição do visagismo salta aos olhos.

O programa fala que a peça traça um paralelo com o conceito da hermenêutica imaginal do filósofo Henry Corbin. Entretanto, as referências vão muito além disso. Pessoalmente, lembrei do livro “A Civilização do Espetáculo”, de Mario Vargas Llosa, pois, assim como essa obra literária, a peça apresenta um estudo dos tempos atuais e de nossa cultura de uma forma pontual. Porém, ao jogar verdades na face do espectador, faz com graça. Ou seja, é impossível não rir e se identificar em algum momento com a dependência da tecnologia que os personagens apresentam.

A dramaturgia inédita de Fabiola Rodrigues e Ribamar Ribeiro é muito boa, usando de ironia e sarcasmo na medida certa ao mostrar uma família cujo deus é a tecnologia e as aparências. Nada mais importa. O espectador sai feliz após a injeção de risadas, mas também reflexivo sobre os rumos da humanidade. Uma sociedade desorientada e refém das redes sociais e suas vertentes.

Família Addams Smartphone

A princípio, a família que protagoniza o espetáculo faz lembrar muito a famosa Família Addams, assustadores e cômicos ao mesmo tempo. Tal impressão aumenta no decorrer da peça, mas ultrapassa, atingindo uma psicopatia disforme e hilariante.

A direção de Ribamar Ribeiro impressiona pela condução da interação (e não interação) entre os personagens, tudo muito bem coreografado. Podemos perceber o cuidado com aqueles que mesmo não estando em primeiro plano participam expressivamente.

O elenco não deixa a dinamicidade cair em momento algum e mostra uma química surreal, quiçá, surrealista. Carla Meirelles, Fabiola Rodrigues, Getulio Nascimento, Julio Cesar Ferreira, Nivea Nascimento e Renato Neves formam um conjunto afiado e afinado (inclusive quando precisam cantar).

crítica Os Ciclomátios em tudo faz sentido mas é mera coincidência
O cachorro em cena (foto: Alvaro Tallarico)

Por outro lado, volta o cão arrependido

O único personagem que parece ter alguma sanidade é exatamente o cachorro vivido com maestria ímpar por Getúlio Nascimento. Aquele que não é humano, é o mais sensível. Ele sofre com a falta de carinho e atenção. Em seguida, percebe seus familiares imersos e perdidos em seus smartphones. Somente ele sente o perigo que correm. A cena em que canta uma ópera é linda e forte. Um cão em profundo pesar pela decadência ao seu redor.

Enfim, a cultura do cancelamento, dos julgamentos instantâneos, o desaparecimento do dom de ouvir o próximo e das conexões genuínas, a prisão tecnológica, tudo isso está presente. Além disso, o personagem do pai é usado com acuidade para debochar de certas posições políticas.

“Tudo faz sentido, mas é mera coincidência” apresenta a tecnologia como religião, um deus onipresente que guia através dos algoritmos e poda nossa espontaneidade, e, acima de tudo, nossa liberdade.

Afinal, os Ciclomáticos Companhia de Teatro fazem a temporada de “Tudo faz sentido, mas é mera coincidência” de 02 a 24 de junho de 2022, às 20h no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá, Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

“TUDO FAZ SENTIDO, MAS É MERA COINCIDÊNCIA

Temporada:

02 a 24 de junho

Horários:

Quartas, Quintas e Sextas – 20h

Local:

Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto

Rua Humaitá, 163 – Humaitá – Rio de Janeiro

Tel.: (21) 2535-3846

Ingressos:

R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia-entrada)

Duração: 70 minutos

Classificação: 12 anos

Gênero: Tragicomédia Contemporânea Tecnológica

Ademais, veja mais:

Líquida | Enfim, conheça o espetáculo com inspiração nas simbologias de Iemanjá

Crítica | Giz 9 de Carine Klimeck

Baquaqua | Peça é a biografia de um negro escravizado no Brasil

Anúncio
Clique para comentar

Escreve o que achou!

Crítica

Os Cachorros do Parque | por Paty Lopes

Publicado

em

"Os Cachorros do Parque". Cães são para além de bichos de estimação. Impossível esquecê-los, são responsáveis por momentos bons em nossas vidas. E ajudam muito…

“Os Cachorros do Parque”. Cães são para além de bichos de estimação. Impossível esquecê-los, são responsáveis por momentos bons em nossas vidas. E ajudam muito…

“Maiores taxas de sobrevivência, menos ataques cardíacos, menos solidão, melhor pressão arterial, melhor bem-estar psicológico, menores taxas de depressão e níveis de estresse, menos consultas médicas, autoestima mais elevada, melhora do sono e mais atividade física” são apenas alguns dos benefícios de se ter um animal.

Então quando levamos o assunto para as crianças, temos aí uma boa oportunidade de uma sociedade mais saudável no futuro.

Sem contar com os sentimentos benignos que somos tomados por esses seres quando chegam em nossas vidas.

O livro apresenta um menino que foi morar fora do país de origem e ao chegar lá, sente falta dos amigos, o que acontece com certa frequência.

E no caminho da escola, a criança encontra um cachorro, o qual apelida de Duque.

Eles passam a fazer cia um para o outro, e a solidão parece fazer as malas.

Interessante é que a história fala do benefício que o cachorro traz para a criança, sendo assim, também alimentamos a ideia neles a não maltratarem animais, e isso é outro ponto que julgo muito positivo do livro.

“Em 2022, houve um aumento de 33% no crime de maus-tratos contra animais em relação a 2021. No total, em 2022, foram recebidas mais de 19 mil denúncias – 11 mil sobre maus-tratos.”

Só por esse motivo a existência do livro ganha pontos para mim. Mal chegou em minhas mãos e já está nessa coluna, na frente de muitos outros.

Maltratar animais é crime! Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei n.º 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em ⅓ a ⅙. (vale lembrar)

Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais do Rio de Janeiro – site ou telefone: 1746 (para denúncias de maltrato a animais)

O livro é bem contado, com excelente pontuação, que auxilia muito na hora de contar uma história.

Eu acho que não vou esquecer o  livro: “Os Cachorros do Parque”, porque é uma história que mexe com as nossas emoções. DIgo mais, ele tem magia!

Eu tenho um cachorro, sei que animais são parceiros, necessários, amam e precisam ser amados, por tanto que nos fazem.

Confesso que embora eu tenha entendido a magia do livro, fiquei com o coração contrito em seu desdobramento…

Por quê? Comprem o livro e não, nunca comprem animais, adotem! https://www.suipa.org.br/

Gilberto Martini nasceu em Niterói, há muitos anos. Tanto tempo já se passou que ele já nem lembra mais quando foi. Formou-se economista na Universidade Federal Fluminense – UFF. Depois, fez pós-graduação em Jornalismo na ESPM – SP. Na universidade, conheceu Sônia e, juntos, tiveram três filhos e (ufa) oito netos. Com eles, filhos e netos, reaprendeu a brincar com a magia da vida. Essa história tem como cenário o Jardim de Luxemburgo, em Paris. Lá, Gilberto conheceu Pablo, Madeleine, Carles e as outras crianças. Também no jardim, conheceu o Dr. Guilhaume e Duque, nosso herói canino, com os quais vivenciou a experiência contada neste livro.

As ilustrações do livro não me tocaram, não chamaram a minha atenção, não me conquistaram tanto. Mas temos uma boa história!

Website: http://www.autografia.com.br/loja/os-cachorros-do-parque/detalhes

Em seguida, leia mais:

VegFest Brasil | Feira vegana movimentou SP no fim de semana VegFest Brasil

Oberom e o ‘Muco’ | Confira uma entrevista exclusiva sobre contradições na Índia

Entenda os benefícios de uma alimentação vegana de qualidade

Continue lendo
Anúncio
Anúncio

Cultura

Crítica

Séries

Literatura

Música

Anúncio

Tendências