Depois de ser Cinza, longa de estreia de Eduardo Wannmacher, terá sua primeira exibição pública na edição online do 28º Providence Latin American Film Festival. A saber, o público brasileiro poderá assistir gratuitamente ao filme durante todo o dia 3 de outubro (sábado) no site plaff.org, mediante registro. Inicialmente, a produção tem previsão de lançamento comercial marcada para 2021.
Drama intimista, Depois de ser Cinza acompanha três mulheres – Isabel (Elisa Volpatto), Suzy (Branca Messina) e Manuela (Silvia Lourenço) – e seus relacionamentos com Raul (João Campos). Então, em três tempos diferentes, a trama se desenvolve entre Croácia e Brasil. Leo Garcia (“Legalidade”) assina o roteiro.
Cinema latino
Com produção de Frederico Mendina, a realização é da produtora Pironauta (de Porto Alegre), em coprodução com a Ausgang. “O filme estreia em um dos mais tradicionais festivais de cinema latino dos EUA”, diz o produtor Frederico Mendina.
“É importante salientar que as fontes de fomento público são fundamentais para que o cinema nacional possa levar nossa cultura para o mundo”, destaca.
O financiamento é do Edital de Concurso “RS Polo Audiovisual – produc?a?o em longa-metragem” Pro?-cultura RS FAC; Ancine – através do Fundo Setorial do Audiovisual; e do VI Prêmio Santander Cultural / Prefeitura de Porto Alegre / APTC-ABDRS para desenvolvimento de projetos de produção de obras visuais cinematográficas de longa-metragem.
Sobre a empresa produtora Pironauta
A Pironauta nasceu para atuar na criação e produção de conteúdo audiovisual, com foco na abrangência e diversidade de conteúdo audiovisual. Nossa missão é contar boas histórias. A produtora atua no cenário brasileiro, mas visa também mercados e cenários internacionais. A forma principal da Pironauta para viabilizar seus projetos tem sido através de parcerias com outros produtores e profissionais da cadeia audiovisual.
Aliás, um dos resultados desta estratégia é o documentário de longa-metragem “Xico Stockinger” – prêmio de melhor fotografia no 4º Festival de Cinema Curta Amazônia e seleções no Portobello Film Festival (Reino Unido), Bogocine (Colômbia), Duhok International Film Festival (Iraque) e Festival de Cinema de Gramado. Além disso, seus próximos lançamentos são o longa de ficção Depois de ser Cinza, com previsão para 2021, e a série documental “O Cinema e as Cidades”, ainda inédita. Por fim, outro título da empresa é “Habitante Irreal”, adaptação do romance homônimo de Paulo Scott, atualmente em desenvolvimento.
Ademais, veja mais:
É Tudo Verdade 2020 apresenta 17ª edição da Conferência Internacional do Documentário
Não Nasci para Deixar Meus Olhos Perderem Tempo | Um fotógrafo e a História do Brasil
Forman vs. Forman | Um cineasta em busca da liberdade
Além disso, confira um curta passado no Peru, “Na Beira”: