Cinema
Forman vs. Forman | Um cineasta em busca da liberdade
Publicado
3 anos atrásem
Por
Luciano Bugarin
Milos Forman passou boa parte da sua vida procurando seu lugar, sua voz e fugindo do autoritarismo, imposições e modelos para buscar sempre sua liberdade, em qualquer sentido que fosse. Aliás, isto pode ser perceptível em seus filmes por meio das histórias e personagens que os povoam. Sempre indo contra o conformismo e o despotismo.
O cineasta perdeu seus pais bem cedo. O pai para a Gestapo e a mãe em um campo de concentração em Auschwitz, Forman viveu com diferentes famílias de parentes tentando sempre se adaptar a uma delas, mas com um sentimento constante de não pertencimento.
Forman vs. Forman é um documentário direto e eficiente sobre a personalidade e carreira do diretor tcheco. Logo no início do filme ele diz que não gosta de se autoanalisar para não cair na armadilha de se tornar autoindulgente e autocentrado. Ele não quer ficar falando sobre si mesmo de forma que possa parecer soberbo. Um de seus filhos mais velhos narra o filme.
Diário biográfico fílmico
Ao contrário de grande parte dos filmes documentários biográficos, Forman vs. Forman dá pouco espaço para pessoas falarem sobre Forman. O filme é totalmente guiado por entrevistas e depoimentos de Forman. Ele conta sua própria jornada e história cinematográfica, que aparece em forma cronológica. Apesar de seguir um formato bem rígido e restrito o filme não apresenta uma visão tão óbvia do diretor. Em verdade, é uma espécie de diário biográfico fílmico.
Forman debate sobre seus interesses. O que o motivou a realizar filmes e seu descontentamento com os filmes idealistas que eram realizados na Checoslováquia sob comando do comunismo. Posteriormente, sua ida para os Estados Unidos, seu exílio. Parece que ele sempre tem interesse em filmes cujos personagens buscam lutar contra mecanismos que cerceiam as pessoas, ou seja, pelo estado, pela religião, por um hospital, a mídia, ou a sociedade em geral.
Inicialmente filmando na Checoslováquia ele relata que sofria pressão ideológica. Filmando nos Estados Unidos sofria pressão comercial. A forma como ele precisa lidar com o fracasso de seu primeiro filme americano é talvez uma das partes mais interessantes do filme e um alento para as pessoas que lidam constantemente com a pressão do sucesso e eficiência, ainda mais nos tempos atuais.
A humanidade de Forman
Forman vs. Forman mostra Milos como um ser humano em suas fraquezas e como superou diversas barreiras, ao invés de mostrá-lo como um gênio inatingível. Seja a barreira do idioma, a distância de sua família, os ocasionais fracassos comerciais de alguns filmes, que alternam com momentos de glória e esplendor como o retorno da democracia para Checoslováquia, os dois Oscars que recebeu e o retorno a Praga depois de muitos anos para filmar uma produção americana (Amadeus).
Ao longo do filme percebemos o quanto ele dá importância a ter liberdade de escolher e decidir o que quer fazer e como fazer. Vemos depoimentos que funcionam como uma espécie de diário de um cineasta. Este definitivamente, é um filme que qualquer aspirante a trabalhar com cinema deve ver.
A trajetória de vida e de carreira de Forman é uma verdadeira aula de cinema. A forma como Forman moldou sua trajetória é uma lição de que não devemos nos conformar com o que nos é imposto. Em certo ponto, ele diz que se sente próximo ao personagem de Salieri (compositor que no filme Amadeus é como um invejoso do talento de Mozart) por ele mesmo ter inveja de outros grandes diretores. Milos sempre busca superar a si mesmo e os obstáculos ao redor.
Momentos preciosos
A princípio, o filme usa em sua maior parte filmagem de arquivo. Aliás, a pesquisa é tão boa que apresenta momentos preciosos da vida de Forman e essenciais para registro de sua carreira. Inclusive, uma entrevista censurada para uma emissora checa durante o regime comunista e um discurso que ele faz em homenagem ao amigo de infância Václav Havel, um dos líderes da revolução de Veludo que trouxe as eleições democráticas a Checoslováquia, tornando-se seu último presidente e o primeiro da República Checa.
Em suma, apesar do filme não ser um primor de inovação em sua forma, com um final meio apressado que ignora praticamente tudo que ele fez no século XXI, é uma boa pedida para quem quer conhecer melhor ou aprofundar-se mais na mente e personalidade desse que foi um dos maiores cineastas da história do cinema mundial.
Afinal, saiba onde ver o filme e veja o trailer:
Ademais, leia mais sobre o É Tudo Verdade:
É Tudo Verdade 2020 apresenta 17ª edição da Conferência Internacional do Documentário
Muito Amor pra Dar | Filme argentino namora com machismo e estereótipos
Aos Olhos de Ernesto | Filme entra em cartaz em cinemas e plataformas digitais
Professor de artes e cineasta independente. Sou cinéfilo, fã de Simpsons, entusiasta de artes que fogem do óbvio e músicas barulhentas.

Você pode gostar
Oscar 2023: Quem vai levar o principal prêmio?
Estação Net Botafogo terá Mostra de filmes ‘Pioneiras do Cinema’
Missão: Alegria em tempos difíceis | Documentário para rir e se emocionar
Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho | Crítica
Maya | Peça-filme homenageia mulheres cineastas
Nunca mais serei a mesma | Sobre violência de gênero em países latinos
4 Comments
Escreve o que achou! Cancelar resposta
Cinema
Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte’ do Star+.
Publicado
2 dias atrásem
24 de março de 2023Por
Rodrigo Adami
Esse fim de semana vem recheado com estreias de séries e novas temporadas. Além disso temos os shows do Lollapalooza Brasil 2023 na Globoplay. Vem conferir os lançamentos e deixa nos comentários o que irão assistir.
Cidade Invisível T2 – Netflix
A segunda temporada de Cidade Invisível está chegando com novas entidades e muito mais mistério. Estrelada por Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Zahy Tentehar, Leticia Spiller, Manu Dieguez e Simone Spoladore, os novos episódios estrearam dia 22 de março.
O Agente Noturno T1 – Netflix
Ao atender uma ligação de emergência, um agente do FBI se vê no centro de uma conspiração letal, envolvendo espionagem na Casa Branca. Do produtor executivo de The Shield e S.W.A.T., O Agente Noturno estreou em 23 de março.
Perfect Adition – Prime Video
Uma paixão viciante que se torna uma vingança perfeita! A vida da treinadora Sienna (Kiana Madeira) estava em perfeita harmonia, até seu namorado Jax (Matthew Noszka), que também era seu aluno, a trair com sua própria irmã, iniciando uma guerra que nem ele esperava. Agora ela decide treinar o único homem capaz de derrotá-lo, seu arqui-inimigo Kayden (Ross Butler).
Ringo: Glória e Morte T1 – Star+
Em busca de uma retomada na carreira do boxe, já em declínio devido uma série de infelizes contratos, Oscar “Ringo” Bonavena, o peso-pesado mais famoso da Argentina chega à Nevada. Ele se envolve com a máfia e tenta conseguir uma luta final com Ali.
Amor nas Alturas T1 – Star+
Uma comédia romântica musica ambientada na cidade de Nova York de 1999. Segue a extraordinária história de um casal comum que ao se apaixonarem encontram um mundo de memórias, obsessões, medos e fantasias dentro de suas cabeças.
Superman e Lois T3 – HBO Max
Após anos enfrentando vilões megalomaníacos, monstros destruidores e invasores alienígenas, o Homem de Aço e a famosa jornalista Lois Lane retornam à idílica cidade de Smallville para criar os filhos adolescentes, Jonathan e Jordan.
Origem T1 – Globoplay
A viagem da família Matthews acaba mal quando saem da rota e acabam em uma cidade interiorana na qual são aprisionados e perseguidos por criaturas que caçam almas após o anoitecer.
Outro destaque da Globoplay nesse fim de semana é a cobertura do festival Lollapalooza Brasil 2023. Neste sábado teremos shows de Jane’s Addiction, Tame Impala, The 1975, Twenty Øne Piløts e muito mais.
Por último, leia mais:
Cada Um no Seu Quadrinho | Circo Voador recebe feira de HQ com entrada gratuita
PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)

Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle

Oggi Pizza Napoletana | Conheça a nova pizzaria da Tijuca

PLEASE BABY PLEASE tem sessões especiais e festa na Estação NET Rio
Cultura


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (24/03)
Os destaques ficam com a segunda temporada de ‘Cidade Invisível’ na Netflix e ‘Ringo: Gloria e Morte' do Star+.


Búzios recebe Festival de SUP | Stand Up Paddle
Público amador e iniciante de Stand Up Paddle pode se inscrever


Ação Social pela Música chega a São Gonçalo e atenderá a comunidade do Jardim Catarina
Concerto de inauguração do Núcleo de Ensino - São Gonçalo com a Camerata Jovem do Rio de Janeiro acontece em...


Mostra Arte das Quebradas | Evento gratuito acontece no sábado
A segunda edição da Mostra Arte das Quebradas 2023 acontece no MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-brasileira
Crítica


Nenhum saber para trás: os perigos das epistemologias únicas, com Cida Bento e Daniel Munduruku | Assista aqui
Veja o filme que aborda ações afirmativas e o racismo na ciência num diálogo contundente


Crítica | ‘Skinamarink: Canção de Ninar’ acessa os medos da infância
Terror experimental canadense mostra que dá para assustar sem mostrar demais


Crítica | ‘John Wick 4: Baba Yaga’ é um épico de ação
A aventura derradeira de John Wick mostra um caminho possível para ele derrotar a Alta Cúpula


‘O Rio do Desejo’ navega com eficiência por sentimentos humanos sombrios | Crítica
Filme estreia em 23 de março nos cinemas brasileiros e segue em carreira internacional
Séries


Estreias do fim de semana nos streamings – Março 2023 (17/03)
Os destaques ficam com 'O Estrangulador de Boston' do Star+ e 'Swarm' do Prime Video


Confira as estreias da Disney em janeiro | ‘Mila no Multiverso’, com Malu Mader, é destaque no streaming
A Disney+ segue com estreias todas as semanas, com conteúdos novos e exclusivos da plataforma para todas as idades. Confira...


Série de TV sobre a história do Brasil na perspectiva Afro-Brasileira estreia dia 29 de novembro
A série de TV “Coleção Antirracista”, será lançada no dia 29/11, terça-feira, a partir das 18h30, no Espaço Itaú de...


Série animada ‘Ana & Froga’ ganha continuação no Brasil
Sabemos que, acima de tudo, literatura infantil traz consigo a liberdade de brincar com formas e conteúdos. Uma das ferramentas...
Literatura


Selo Editorial Pentáculo lança clássico ocultista | Magus – Tratado Completo de Alquimia e Filosofia Oculta
Livro fala da teoria e da prática da Cabala, da Magia Natural e do Hermetismo


Síndrome de Down | Conheça alguns livros que podem ajudar no aprendizado
Conheça quatro coleções que tem como propósito auxiliar no desenvolvimento dos pequenos


Odisseia da água – da geleira ao sertão | Livro tem história que mostra as mudanças climáticas ao público infantojuvenil
A publicação será lançada em 25/03


Albert Einstein, Malala e Nelson Mandela são retratados em livros para crianças
Catapulta Editora lança três novas obras para a coleção “Gente Pequena, Grandes Sonhos”
Música


Bourbon Festival Paraty 2023 | Confira a programação
Com apresentações gratuitas, festival de jazz acontece em abril


Pablo Vares apresenta o show ‘Flamenco’ na Lapa
A apresentação acontece na rua Joaquim Silva, 67, na Lapa, próxima ao Bandolim Vegan Cult Bar


Talentos de Minas | Projeto exibe série com artistas mineiros e gastronomia típica
Apresentada pelo jornalista Heberton Lopes, evento traz artistas e chefs que são referências em seus segmentos


Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
A entrada para o evento é solidária, onde o público é convidado a doar 2 quilos de alimentos não perecíveis
Tendências
- Cinema2 meses atrás
Se liga nos destaques do Telecine em fevereiro | Minions, Michael B. Jordan e mais
- Gastronomia1 semana atrás
Confira receitas vegetarianas e ricas em umami para celebrar o Dia Mundial Sem Carne
- Cultura1 semana atrás
‘Festival Teatro das Oprimidas’ celebra a resistência e multiplicação criativa do teatro feminista
- Música2 meses atrás
Música em Trancoso | Começa a venda de ingressos para o festival
- Música3 semanas atrás
Grupo vocal Ordinarius homenageia Pixinguinha na Sala Cecília Meirelles
- Música1 semana atrás
Roda Gigante Yup Star recebe Rock 80 Festival edição St. Patrick’s
- Cinema1 mês atrás
Rio, Negro | Documentário mostra a influência da população negra no Rio de Janeiro
- Cinema4 semanas atrás
Pré-estreia de ‘Rio, Negro’ revela filme envolvente
Pingback: Os Quatro Paralamas | Um mergulho na tragetória da banda brasileira
Pingback: Sim, É Tudo Verdade - Ultraverso
Pingback: O Rolo Proibido | Documentário traz velhos e novos olhares sobre o Afeganistão
Pingback: Semana especial de Mozart no Met | Ópera grátis