Durante o mês de agosto, o canal Telecine Cult oferece uma programação que inclui uma seleção de filmes premiados no Festival de Gramado, uma homenagem ao Dia do Documentário Brasileiro e um especial de Dia dos Pais.
A princípio, em comemoração ao Dia Nacional do Documentário Brasileiro (7 de agosto), o canal apresenta obras famosas do gênero. ‘My Name Is Now, Elza Soares’, dirigido por Elizabete Martins Campos; o curta-metragem ‘Ilha das Flores’, premiado com o Urso de Prata no Festival de Berlim em 1990; além dos filmes ‘Cabra Marcado Para Morrer’ e ‘Edifício Master’, ambos de Eduardo Coutinho.
No dia 13 de agosto, em homenagem ao Dia dos Pais, o Telecine Cult prepara um especial que aborda a temática da paternidade por meio de clássicos. A programação inclui obras como ‘O Garoto’, no qual Charles Chaplin interpreta um Vagabundo que assume a responsabilidade de cuidar de um bebê abandonado; ‘A Felicidade Não Se Compra’, dirigido por Frank Capra; ‘Ladrões de Bicicleta’, de Vittorio de Sica; e ‘O Poderoso Chefão’, de Francis Ford Coppola.
Além disso, o canal também celebra o tradicional Festival de Cinema de Gramado, que ocorre de 11 a 19 de agosto. Em parceria com o evento, o Telecine apresenta o Especial Festival de Gramado, exibindo filmes vencedores de edições anteriores. Entre os destaques está ‘Benzinho’, de Gustavo Pizzi, que arrebatou quatro prêmios em 2018, incluindo Melhor Filme do Júri da Crítica e Melhor Atriz para Karine Teles. O especial ainda oferece as produções ‘Edifício Master’, ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’ e ‘Pacarrete’, que acumulou oito Kikitos em 2018, incluindo Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Direção para Allan Deberton.
Por fim, leia mais:
‘O perigo de uma história única’, de Chimamanda Ngozi Adichie
Resenha | ‘Ed Gein’, graphic novel da Darkside Books fascina e perturba